Está acontecendo em Santa Rita do Sapucaí, a 3ª Reunião do grupo de Trabalho para o Nivelamento das Guardas Municipais de Minas Gerais.
Após a composição da mesa pelas autoridades presentes, foi executado o Hino Nacional.
O Secretário Municipal José Norberto Dias representou o Prefeito Municipal que não pode estar presente devido a outros compromissos de interesses da população.
Participam da reunião as Guardas Municipais de Betim, Poços de Caldas, Mariana, Itajubá, Pouso Alegre, Três Pontas, Nova Lima, Lagoa Santa, Itajubá e Itatiaiçu.
O presidente da Câmara Municipal Rogério Ribeiro Baldoni fez uso da palavra, onde destacou que a Casa das Leis apóia totalmente a Guarda Municipal de Santa Rita, por ser uma instituição que presta relevantes trabalhos em prol de nossa população. E que a Câmara Municipal trabalhará sem medir esforços para a aprovação do tão esperado Estatuto da Guarda Municipal, saudou também o vereador José Márcio Cunha que também estava presente no evento.
O comandante da GM de Santa Rita, Marcos Roberto Ramos, durante o discurso dele fez um resumo sobre os pontos de reivindicação das guardas entre eles “a busca da inserção das GM’s no Reds -de registro de ocorrência digital da secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais-, a participação na fiscalização do trânsito”.
Os participantes discutem ainda a PL 1332 que atribui o papel de “polícia municipal” à GM.
Marcos Roberto defendeu criação de secretarias municipais de segurança pública acrescentando que apenas 1,7 % dos municípios mineiros possuem a pasta e o estado tem o maior número de cidades da região Sudeste sem GM instalada. “Infelizmente é uma realidade, as cidades ainda não conhecem o que é o trabalho da GM, o que faz e por que é fardada. A GM faz policiamento comunitário, somos servidores públicos para servir a população”, argumentou ao citar a responsabilidade de prefeitos “que também fazem parte da segurança pública”.
A procuradora do município, Thaís Cristina Pereira de Mesquita Oliveira, endossou a promessa do Secretário Municipal José Norberto Dias, dizendo que o estatuto da GM de Santa Rita será criado composto em “conjunto” esperando que ele “saía do papel e vá para a ação”.
O delegado de Polícia Civil, Mário Roberto Rodrigues Martins, também falou sobre integração para combater problemas de segurança público ressaltando que a “Guarda Municipal” está inserida neste contexto.
Está presente também o Comandante Maurício Domingos de Oliveira, o Naval, da Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, um dos grandes apoiadores e conselheiro da Guarda Municipal de Santa Rita.
Presente também a Coordenadora do ESPASSO CONSEG, Drª Sandra Mara Albuquerque Bossio.
Na parte da tarde ocorrerão debates sobre a padronização do estatuto e planos de carreira, utilização de armas e identidade de viaturas e uniformes.





























Que bacana, tomara que as autoridades de nossa cidade possam apoiar mais a Guarda Municipal , sem duvida eles exercem papéis importantes na segurança de nosso municipio. Atuam como bombeiros e policiais , além de zelar pelo patrimonio público. Eles podem muito bem cuidar do transito e deixar a PM livre para atuar contra o crime. Aprovo tambem que eles possam usar armas de fogo impondo assim mais respeito no trabalho. A Prefeitura não pode esquecer de equipar mais a Guarda tambem com viaturas e motos novas e tambem aumentar o efetivo atraves de concursos para que eles possam agir com mais frequencia e rigor. Parabens. Esperamos as mudanças agora prefeito e veradores.