Detentos de Itajubá fazem terços para a Jornada Mundial da Juventude

Doze mil foram feitos na cidade, e parte deles por artesãos no presídio.

‘Nos sentimos honrados’, diz um dos artesãos sobre o trabalho.

Do G1 Sul de Minas

Alguns detentos do presídio de Itajubá tiveram uma importante missão. Eles fizeram terços que serão usados na Jornada Mundial da Juventude, que começa nesta terça-feira (23) no Rio de Janeiro (RJ). O evento terá a presença do Papa Francisco, que desembarcou nesta segunda-feira (22) no Brasil.

O terço oficial da Jornada Mundial da Juventude tem cinco cores, cada uma representando um continente. Doze mil iguais foram feitos em Itajubá e encaminhados para o Rio de Janeiro, para serem comercializados no evento. Parte foi produzida na oficina de artesanato do presídio. Benedito Carlos dos Santos e os colegas perderam a conta de quantos terços fizeram nas últimas semanas.

Ele diz estar emocionado porque o artefato feito pelas próprias mãos vai fazer parte de um evento mundialmente importante. “Nos sentimos honrados, porque esses terços feitos por nossas mãos vão chegar até o Rio de Janeiro”, diz Santos.

Mas os artesãos não poderão ir até a Jornada Mundial da Juventude, já que cumprem pena em regime fechado. A oficina que eles trabalham funciona dentro do presídio de Itajubá, uma oficina diferente, cercada por grades. Elas separam os nove detentos encarregados pela produção dos artefatos religiosos, que foram contratados através de uma parceria entre o Estado e uma empresa da cidade.

Detentos de Itajubá fazem terços para a Jornada Mundial da Juventude (Foto: Reprodução EPTV)Detentos de Itajubá fazem terços para a Jornada Mundial da Juventude (Foto: Reprodução EPTV)

“Nós damos a oportunidade de ele trabalhar ou estudar dentro da unidade”, explica o diretor geral do presídio, Rodney Dantas Pinto. “Ele ganha 3/4 do salário, que vai pra conta pecúlio, e pra cada três dias trabalhados, ganha um dia na pena.”

Nem todos os 437 detentos do presídio de Itajubá podem participar de alguma das 12 oficinas. Cerca de 150 conquistaram a chance de provar que ali dentro podem buscar uma nova vida. “Estou me sentindo mais confiante de começar uma vida lá fora, uma vida honesta e firme com Deus”, afirma o detento Otávio Edgar Ferreira.

O evento onde os terços serão utilizados é um dos maiores da Igreja Católica. A previsão é que a Jornada Mundial da Juventude reúna mais de dois milhões de jovens, de todo o mundo, no Rio de Janeiro. “É só alegria, saber que o que está sendo feito pelas nossas mãos está chegando até a todas essas pessoas, pra nós é muito gratificante”, finaliza o detento Marcelo da Silva.

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário