Santa Rita do Sapucaí (MG) abriga incubadoras, centro universitário e empresas de tecnologia
Um importante polo de tecnologia e empreendedorismo no país surge numa cidade com apenas 37,7 mil habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Santa Rita do Sapucaí – no sul de Minas Gerais, próxima da divisa com São Paulo – já é conhecida como “Vale da Eletrônica” e destaca-se na produção eletroeletrônica e na área de informática.
A cidade oferece infraestrutura e oportunidades para os que desejam abrir uma empresa na área de tecnologia. São duas incubadoras de negócios em funcionamento, uma ligada à prefeitura e outra ao Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) e mais uma em implantação, que será gerida pela FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.
O empresário Marcos Vilela, 60, diretor geral da Leucotron, empresa da área de telecomunicações, afirma que quando começou o negócio, há 29 anos, era difícil encontrar fornecedores na região. A empresa era dependente das grandes cidades. Com a evolução do polo eletroeletrônico, a carência foi suprida e as vantagens são notáveis. “Hoje, por conta das instituições de ensino que temos, é muito mais fácil encontrar profissionais qualificados.”
Longe dos problemas comuns às grandes metrópoles, Vilela diz que a qualidade de vida é melhor no interior. A facilidade para se deslocar dentro da cidade e a possibilidade de almoçar diariamente com a família são os principais benefícios destacados pelo empresário. “Estar próximo da família é algo que o pessoal daqui valoriza bastante.”
Incubadora municipal de empresas de Santa Rita do Sapucaí (MG)
Os dados sobre negócios no município já impressionam. De acordo com o Sindvel (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica), Santa Rita do Sapucaí abriga cerca de 150 empresas no setor. Juntas, elas produzem, aproximadamente, 13 mil produtos diferentes, geram 12 mil empregos e faturaram R$ 1,7 bilhão em 2011.
Segundo o secretário de ciência, tecnologia, indústria e comércio da cidade, Pedro Sérgio Monti, as três instituições de ensino – Inatel, FAI e ETE (Escola Técnica de Eletrônica) – atraem jovens, inclusive de outras regiões, para a cidade. “Quem vem estudar aqui, logo quer abrir sua empresa. As pessoas são ‘contaminadas pelo espirito empreendedor’ desenvolvido nas instituições”, diz.
Empresas têm facilidades para se instalar
A prefeitura local concede uma série de benefícios para as empresas se instalarem no município. São quatro linhas de incentivo: serviços de infraestrutura para a construção da sede própria (remoção de entulho, terraplanagem etc.); doação de terreno; redução de impostos municipais (IPTU e ISS) e desconto de até 70% no aluguel de galpões industriais. Nos dois últimos casos, o benefício é por tempo determinado.
Além disso, a cidade conta com um condomínio empresarial de 12,5 mil m2 em um terreno público. Hoje, são 16 empresas instaladas no local. “Todo este esforço tem a finalidade de atrair novas empresas e fazer com que as incubadas permaneçam na cidade”, declara o secretário.
Município precisa de mais investimentos, diz consultor
No entanto, para o consultor de negócios Sidney Severini Júnior, a cidade poderia ser ainda mais reconhecida no cenário nacional se houvesse uma política pública maior para atração de empresas de médio porte no município.
Segundo o consultor, os governos municipal e estadual precisam unir forças com a iniciativa privada para conseguir mais recursos. “Acredito que deveria haver uma política pública para expandir o perímetro urbano e atrair mais jovens empreendedores, mais empresas de médio porte e aumentar a sinergia da cidade”, afirma.
Santuário de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Rita do Sapucaí (MG)
A prefeitura de Santa Rita do Sapucaí detém a posse de um terreno de 630 mil m2 de área útil, próximo à Rodovia Fernão Dias. A ideia é transformar o espaço em uma nova área industrial. Porém, de acordo com o secretário Pedro Sérgio Monti, o orçamento do município não permite que obras de arruamento, iluminação e infraestrutura sejam feitas no curto prazo com recursos próprios.
Festas populares são famosas
Nem só de tecnologia vive Santa Rita do Sapucaí. A cidade tem um dos carnavais de rua mais famosos do sul de Minas Gerais. São sete escolas de samba e dois blocos tradicionais: o Ride Palhaço e os Democráticos. O público varia entre 15 mil e 20 mil pessoas, segundo a secretária de esporte, cultura, lazer e turismo, Rosângela Maria Vilela da Costa.
No mês de maio, anualmente, é celebrada a Festa de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. As ruas são tomadas por barracas ambulantes e o público participante é equivalente ao do Carnaval. “Por mais que tenhamos tecnologia, ainda somos uma cidade pequena do interior”, diz a secretária.
FONTE: UOL


























Isso só pode ser brincadeira! kkkk o pessoal que fez a pesquisa já andou por aqui? Ruas precárias, festas sem nenhum atrativo, sem infra estrutura em alguns bairros, essa pesquisa da UOL não pode ser considerada é comprada!
Como citado nesta reportagem a Prefeitura detém a posse de um área próximo a Rod. BR 459, adquirida em perfeitas condições e que hoje é um abandono total. Quem deveria ser responsabilizado pela destruição de um patrimônio público? Ao meu ver o Executivo deveria responder por este vandalismo. Porque não há uma punição para estes acontecimentos?
Acho que independente de qual forma foi feita essa matéria , acredito que é grande importancia para atrair novas Empresas e mais negocios para as já existentes .
Estar em uma pagina de acesso onde milhões de pessoas buscam informações e encontra lá que minha cidade é um POLO TÉCNOLOGICO em evidencia me orgulha demais .
Amo minha cidade e se falam bem dela …isso me deixa feliz .
Parabéns aos que como eu tambem querem que essa cidade seja melhor para todos, independente de Politica, religião ..raça ou sexo
Se cada um fazer um pouquinho ao invés de tanto criticar …faremos uma cidade melhor para voce para mim , para TODOS.
Obrigado.
” Longe dos problemas comuns às grandes metrópoles…”
Tráfico de drogas imenso, traficantes em toda parte… que chegou ao ponto de precisar até de uma operação da PF .
Motorista bêbado atropelando e matando inocentes em cima da CALÇADA.
Para uma cidade de APENAS 37 mil habitantes temos mais LIXO do que cidades muito maiores.
Gostei muito da matéria…apesar de tudo nossa cidade tem um potencial muito grande..só precisa é o poder executivo tirar o traseiro da poltrona e correr atrás!!! Se nao tiver como, pede a conta logo!! E esse meu recado vale para o próximo prefeito também!!!
Problemas toda cidade tem, cabe a cada um fazer a sua parte dentro do possivel. Amo essa cidade e não troco por nenhuma outra!
de qual cidade estão falando ,eu moro aqui em santa rita a 30 anos adoro essa cidade mas nunca vi desse jeito como estão descrevendo na reportagem……
essa cidade da reportagem e uma maravilha…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pena que a cidade está completamente abandonada… suja esburacada,,,, enfim … não sei ainda como pode ser chamado de vale da eletrônica…
A cidade está parada no tempo.
Vamos ver se como o novo prefeito a cidade melhora..pq aqui está parecendo mais uma roça….
kkkk,blocos tradicionais Ride e Demo? kkkkkkk,faz me gargalhar o que diz a secretária de esporte, cultura, lazer e turismo,será que ela passa o carnaval aqui? Qdo mesmo que esses blocos desfilaram? a reportagem esta equivocada,deveria ter o tiuto:” Pequena Santa Rita do Sapucaí DESAPONTA como polo tecnológico,o que era considerado como vale da eletronica,hoje em dia virou vale do buraco e roubalheira politica”
Esqueceram de citar que no carnaval quem traz 90 % dos turistas é o Bloco do Urso. abraços
Pôxa vida, polo tecnológico, uma prefeitura que não prestou nem para jogar cascalho na estrada que sai para o bairro vintém, ruas esburacadas, vereadores que não fiscalizam nada…..é brincadeira……….
O detalhe é que com a arrecadação que as empresas têm em Santa Rita eles dão apenas 7% de aumento aos seus funcionários(dissídio)??Isso é um absurdo!!!!
Bem lembrado Everton , quem traz turistas pro carnaval aqui é o Bloco do Urso, que por sinal Santa Rita está entre os 10 melhores carnavais de Minas por causa dos turistas que vem para o Bloco do Urso , e é claro pelo próprio Bloco do Urso que uma festa TOP da região . e a nossa querida secretária de educação nem citou isso , dá pra ver como a prefeitura tá bem de funcionários , Ride e Demo são tradicionais sim , mais não trazem nem 5 % de turistas. Acho uma falta de consideração com quem realmente faz pra cidade.
http://www.facebook.com/MGSRS
Brasil onde Grafite e skatista sao coisas de bandido e a corrupiçao e Arte .