Projeto FORTALECENDO O CIVISMO E A CIDADANIA

Em Alfenas um projeto idealizado pelo Tiro de Guerra, composto de várias atividades sócio que procuram contribuir para o aprendizado das crianças, uma vez que desperta o sentimento de amor a pátria, além de sensibilizá-los para a importância dos valores cívicos e morais e do seu papel como cidadão na sociedade brasileira, buscando fortalecer sentimento de respeito ao Hino Nacional e a Bandeira como dever cívico e cultural, e a consciência da necessidade de cuidado do meio ambiente.

Neste encontro as crianças conheceram um pouco sobre as atividades do Tiro de Guerra, participam de um momento cívico com apresentação da Bandeira do Brasil e são orientadas sobre a importância de amar a Pátria, cuidar do meio ambiente e sobre as oportunidades para ingressar nas Forças Armadas.

As crianças também conhecem os projetos desenvolvidos no TG, entre eles o Projeto “RECICLE E VIVA”, oportunidade que são orientadas como aproveitar garrafas Pets para confeccionar brinquedos, vassouras, pufs.

Diante da inversão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade atual e da ausência do espírito de equipe, notamos a necessidade de encontrar meios que fortaleçam o patriotismo e o respeito. Como ponto de partida para o desenvolvimento desta “consciência cívica”, valorizamos a presença ativa do jovem, como ferramenta principal de transmissão da informação, no processo de crescimento e amadurecimento das crianças.

Para os instrutores do TG, é uma oportunidade muito especial, pois a integração com a comunidade é muito importante para a formação dos atiradores. “O atirador gosta de participar. Nos causa muita satisfação contribuir com o desenvolvimento do sentimento cívico e patriótico nas nossas crianças, chamar atenção para a importância do convívio saudável, destacar bons exemplos. Estaremos sempre disposto a ajudar com alegria e entusiasmo”.

“Outra questão muito importante é a oportunidade que o nosso jovem atirador tem, diante da possibilidade, de interagir com as crianças. Percebemos que há um ganho de ambos os lados: as crianças são muito carentes de atenção e carinho, os nossos jovens necessitam fortalecer o sentimento do voluntariado e a autoconfiança, sentindo-se importante diante do bem e do carinho que as crianças transmitem” Tenente SILVA.

Em 2012, atiradores já realizaram esta atividade com estudantes dos  CEMEI BEIJA FLOR, Escola PROFESSOR VIANA, EMEI BEM QUERER, CEMEI IPÊ AMARELO, EMEI DIRCE MOURA LEITE, CEMEI ARARINHA AZUL, EMIE BRILHO DO SABER e crianças atendidas no contra-turno escolar pelo Centro Vocacional Tecnológico.

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário