Espera por leitos de UTI pode levar dias em hospitais do Sul de Minas

Vítimas de acidentes de trânsito aguardam vagas há três dias. 

Número de leitos é insuficiente para atender a demanda.

Drama e angústia. Estas são as palavras que definem a espera por leitos de UTI no Sul de Minas, que pode durar dias.

Uma família de Bertioga (SP) espera, há três dias, pela transferência de Dhonata Honório da Silva, 20 anos, que foi atropelado em Cambuí. Segundo os médicos, ele teve vários traumatismos, está com hemorragia abdominal e precisa ser transferido, mas não há vagas nos hospitais da região.

Na porta do hospital em que o jovem está, a espera dos familiares é angustiante. “É horrível essa demora, essa espera. Ele pode morrer e ninguém faz nada”, dispara o primo do jovem, Davi da Silva de Araújo.

O Hospital de Cambuí tem capacidade para receber 70 pacientes. Assim como no caso de Dhonata, quando o estado é grave, o próprio hospital faz o pedido de transferência pelo sistema que administra as vagas disponíveis, o SUS Fácil, no entanto, ninguém da administração foi encontrado para falar sobre o assunto.

De acordo com o SUS Fácil, o pedido de transferência foi feito a pelo menos 20 hospitais da região e também em Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). 

“Tinha aparecido uma vaga em Belo Horizonte, mas sumiu. Já tentamos em Santos (SP), Guarujá (SP), São Paulo (SP) e Bertioga (SP) e até agora, nenhuma resposta”, lamenta.

O SUS Fácil informa que ainda procura uma vaga para o paciente.

Outro caso

Já em Santa Rita do Sapucaí, uma família precisou acionar a Justiça para conseguir uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Há dois dias, Maria de Lourdes da Silva, 44 anos, sofreu um acidente de carro. O veículo em que ela estava foi atingido por um caminhão. Uma pessoa morreu e ela foi internada em estado grave no Hospital de Santa Rita do Sapucaí, que também não tem UTI.

Neste sábado (22), a família conseguiu que a paciente fosse levada para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG), mas para isso tiveram que acionar a Justiça. Segundo o irmão da vítima, Marcos Roberto da Silva, eles buscaram ajuda. “Fomos até um advogado, que acionou a polícia e a justiça, aí conseguimos a vaga, mas ao chegarmos aqui no outro hospital, o médico nos disse que não tem UTI, não tem aparelhos para colocá-la, não tem nada”, desabafa.

Ainda de acordo com ele, ela está em estado grave. “Os médicos dizem que se ela não entrar na UTI agora, ela tem meia hora de vida, no máximo um dia de vida”, completa.

O coordenador do SUS Fácil no Sul de Minas, Cláudio de Lima Alves disse que autorizou a transferência da paciente mesmo sem o Hospital Samuel Libânio ter a vaga. A paciente agora aguarda um leito desocupar para ser atendida.

Esta entrada foi publicada em Justiça, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 Responses to Espera por leitos de UTI pode levar dias em hospitais do Sul de Minas

  1. Avatar de paulo paulo disse:

    O hospital novo de Santa Rita está de enfeite?
    são vários andares parados, uma excelente estrutura esperando anos e anos vazia?

    Se o novo hospital funcionasse, essas pessoas da região e principalmente da nossa cidade que estão morrendo de graça poderiam ser salvas.

  2. Avatar de Lúcio Costa Lúcio Costa disse:

    Esse problema está na região mais rica do País SUDESTE, imagine no norte e nordeste??
    Nosso País é muito grande o 5° maior do planeta…atender a todos é missão impossível, mas se estivéssemos uma classe política decente, honesta, não corrupta, salvos alguns….com certeza esse quadro estava bem melhor!! Em nossa cidade em breve será inaugurado um baita hospital, pergunto: Como vai ser o atendimento? A todos, incluindo SUS e/ou somente particular, se alguém puder responder!!

    • Avatar de Dani Costanti Hélder Camargo (Pouso Alegre, Varginha e Região) disse:

      Esse assunto é perigoso. Essa semana após a publicação de uma matéria sobre esse hospital, a redação recebeu uma ligação meio ameaçadora e bem sem educação. Acho que alguém não quer transparência.

      • Avatar de Otimista Otimista disse:

        Uai! Estranho!! Que eu saiba este hospital que será muitíssimo bem equipado, e pela notícia que tenho que faria parceria com todos seguimentos da cidade e região sudeste!!
        Vamos ver após ser inaugurado como vai ser!! Pois vai ter até heliponto!!!

      • Avatar de Dani Costanti Hélder Camargo (Pouso Alegre, Varginha e Região) disse:

        Pois é amigo foi noticiada uma reunião de assembléia neste mês aqui no Vale e a redação recebeu uma ligação muito mal educada que se RETIRASSE a notícia imediatamente porque a mesma não teria sido autorizada a ser postada e em um muito ameaçador.

  3. Avatar de Maurício de Souza Maurício de Souza disse:

    Que coisa triste para nós ver a situação como somos tratados no momento em que mais precisamos de um hospital. É lamentável e triste ter algum parente necessitando de um tratamento intensivo e não ter vagas, e muito poir ter de sair de nossa cidade e depender de outra, pois a nossa cidade não está equipada para atender seus cidadãos. Enquanto nada acontece com a gente, nossos familiares ou alguém a que amamos, não nos incomodamos, mas até quando ficaremos imparciais achando que nós também não estamos sujeitos a um dia precisar de tal atendimento em que seja necessaria a uti ?
    Eu pergunto aos candidatos a prefeito: O que vocês farão quanto a isso ? E ao deputado estadual sr Dalmo Ribeiro e ao SR deputado federal Olavo Bilac, Por que não ajudaram na nossa saúde durante esses 4 anos ?
    Senhores deputados nós não queremos ver vocês em nossa cidade para fazer “caminhada ” de apoio político a candidato A OU B, nós queremos é ações na area da saúde. Um direito simples
    mas …

    • Avatar de Otimista Otimista disse:

      Disse tudo e mais um pouco!! Falar bonito é bom, mas fazer é melhor ainda!! O que esses deputados precisam realmente fazer é promover o bem de todos!! Não importa quem será o próximo prefeito e vice, mas o que espero mesmo é ações concretas, cobrar o governo federal para fazer o que tem que ser feito, pois para emprestar dinheiro para políticos, empreiteiras e outros países eles tem…mas, para melhorar a saúde, pagar bem os médicos e enfermeiros por exemplo…inventam um monte de coisas!! Acho com todo respeito aos deputados Bilac e Dalmo, que precisam olhar melhor ainda por nossa cidade!! Pergunto só uma coisa por exemplo: Funcionando o novo hospital, parece que irão vir para cá 70 municípios pelo menos, qual será o trajeto deles, pela ponte central? que já está com o trânsito caótico? Já poderiam providenciar uma nova ponte para esse hospital, pois nossa cidade merece e muito, vocês não acham?????? Pois dinheiro para isso tem!! É só ter boa vontade não é mesmo!!!!

  4. Avatar de Elizabete da Conceiçao Cunha lopes Elizabete da Conceiçao Cunha lopes disse:

    estou precisando com urgencia de um leito na uti,p uma senhora de 84anos

Deixe um comentário