FALA CIDADÃO – Andarilhos e moradores de rua fazem da Praça Santa rita banheiro público

“A população santarritense se preocupa com o número de andarilhos e moradores de rua que estão se instalando na cidade. Não é de hoje que essa realidade é vista e vivenciada em Santa Rita do Sapucaí, principalmente em sua região central (Praça Santa Rita, Avenida Beira Rio, Rodoviária entre outros locais).

Qualquer lugar abandonado ou público, serve de local de moradia para essas pessoas, sejam praças, entradas de prédios públicos ou privados, porta de estabelecimentos comerciais, dentre outros locais.

Sem saber a origem ou procedência desses andarilhos os santarritenses estão preocupados com essa situação, pois além do fato dessas pessoas dormirem em qualquer lugar, os mesmos fazem suas necessidades fisiológicas na Praça Santa Rita ao lado do Santuários, em terrenos baldios e outros que facilitem o ato, sem contar com a abordagem de cidadãos que circulam nas ruas, algo que incomoda a maioria das pessoas.

Um fato atual foi flagrado por mim, moradores de rua e andarilhos estavam fazendo suas necessidades fisiológicas ao lado da entrada da Urna de Santa Rita de Cássia, fatos lamentáveis como esse já estão se tornando comum em Santa Rita do Sapucaí..

O que fazer então para inibir essa problemática?

É importante lembramos e partimos do principio que estamos lidando com uma pessoa, outro ser humano e que a Constituição Federal dá o direito de ir e vir para todos os cidadãos brasileiros.

Andarilhos são as pessoas que passam pela cidade e não ficam por aqui.

Moradores de ruas são as pessoas que moram na cidade… nas ruas… e que não aceitam voltar para suas casas.

Quanto ao papel da segurança pública na preservação da ordem , é importante ressaltarmos que a Polícia Militar e a Guarda Municipal não podem coibir estas pessoas de se movimentarem e utilizarem ambientes públicos e pedir não é crime, pois estes também são cidadãos comuns e não se pode interferir no direito de ir e vir. O que não pode é haver dano ao patrimônio, assaltos, roubos, estelionatos, dentre outros atos criminosos.

É preciso que haja denúncia dos crimes por parte da comunidade para que a Polícia Militar ou a Guarda Municipal possa enfim tomar qualquer providência.

Um dos problemas maiores e crônicos enfrentados na maioria dos casos se dá com o encontro dos moradores de ruas e os andarilhos, na maioria das vezes os moradores de ruas podem estar sob posse de bebidas alcoólicas ou outro tipo de droga, sendo um atrativo convidativo para que os andarilhos comecem a se instalar na cidade por certo período.

Gostaríamos de saber de nossa Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem a nos falar sobre esse fato?

Todo o apoio é válido, mas se não houver um acompanhamento sério e uma postura efetiva, esse problema só tende a aumentar no município.”

Lúcio Costa – Cidadão, eleitor e pagador de impostos na cidade de Santa Rita do Sapucaí, conhecida mundialmente como o Vale da Eletrônica.

 

Esta entrada foi publicada em Fala Cidadão. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

14 Responses to FALA CIDADÃO – Andarilhos e moradores de rua fazem da Praça Santa rita banheiro público

  1. Avatar de Rodrigo Elias Rodrigo Elias disse:

    Deixar banheiros quimicos em locais estratégicos na cidade seria interessante, pois eu mesmo ja senti vontade de ir ao banheiro e tive que bater de porta em porta no comércio para conseguir, e a maioria só deixa de a gente gastar no local.
    Não é só em Santa Rita, mas em varias cidades, não há lugar para o publico usar como banheiro disponível.

  2. gostaria q na escola municipal dr Jose ribeiro de carvalho ta precisando de lampadas na salas de aula e os alunos não enxergam agente reclama e neguem faz nada para ajudar obrigada

    • Avatar de Anselmo Anselmo disse:

      Dona bruna, quem não esta ENXERGANDO o foco do assunto é vc.
      O assunto aqui abordado é outro percebeu?

  3. Avatar de carol carol disse:

    Akela escada q fizeram do lado da urna serviu de via duto p eles,eu sei q sao seres humano mas nao somos obrigados conviver c tamanha falta respeito,eles fazem sexo em plena luz do dia,fazem suas necessidades ali do lado da urna,esses dias d madrugada passou um rapaizinho q devia ta vindo do d.a e um dos q fícam em baixo do via duto da igreja foi agarrando e tentando levar o menino p baixo,nao sei se era p roubar ou p estuprar,sei q foi uma grítaiada, alguem precisa tomar providencia, nao aguentamos mais. .

  4. Avatar de Ricardo Ricardo disse:

    A Prefeitura Municipal deveria sim, criar uma lei orgânica a qual o responsável agiria da seguinte forma, ter um fiscal para trafegar nas proximidades dos trevos e área central da cidade, para cadastrar todo pessoal andarilhos que adentraram e adentram em nossa cidade todos os dias, não é preconceito ou desprezo, mas para mostrar a eles que se quiserem permanecer aqui como cidadão, eles tem que trabalhar como funcionário contratado pela Prefeitura ou outra instituição em convênio com a Prefeitura ou continuem sua viagem… trabalho este como montar uma grande fábrica municipal de bloquetes, um grande ponto de reciclagem de todo nosso lixo, aplicando cursos de pedreiro e outros para que eles se proficionalizem e muitas outras ideias diversas, só assim poderemos ajudar estes excluidos da sociedade como são tratados e também os ex detentos que são humanos como nós e merecem todo nosso respeito e de ter novamente o título de cidadão Santaritense ( os que merecem e querem se leventar novamente ), muitos dos andarilhos não gostam de trabalhar e ficam dormindo e praticando outros atos de baixo da rampa de cadeirante da Igreja Matriz ou pela praça, pedindo no semáfaro atrapalhando o trânsito, deitando nos bancos da praça durante o dia e dormindo bêbados, deixando os bancos imundos, não gostam de tomar um banho e ter higiene, o mau cheiro é demais, um banhinho não faz mau a ninguém, dali a pouco quem vai usar os bancos são vocês e seus filhos, não desfazendo de niguém, pois não somos melhor que eles, mas asseio é muito importante para todos, não sabemos o que podemos adquirir em nosso organismo depois de usar os bancos, às vezes, eles são orientados a procurarem o albergue para tomar um banho e jantar, mas eles não querem, preferem ficar ali incomodando as pessoas. Sim, com esse cadastro os andarilhos como são chamados, passarão a ser cidadão, isso é bem melhor, não? terão uniformes adequados e um salário, assim poderão tem uma vida digna e até mesmo adquirir uma família. Que Deus abençõe a todos nós…

  5. Avatar de Otimista Otimista disse:

    Ok Vale Independente…como sempre um veículo que veio para ficar, pois já faz parte de nosso cotidiano, e ainda tem gente que acha que nao vale nada…que é partidário e mais isso, masi aquilo….todas as vezes que um cidadao entra em contato com este veículo, o mesmo faz o possível e o impossível para atender!! Parabéns mais uma vez!!!!!!

  6. Avatar de Marcela Marcela disse:

    Também acho que precisam ter regras.. eles são seres humanos como nós, merecem sim serem respeitados, mas para isso eles também tem que respeitar. Ninguém é obrigado a ver outra pessoa fazer sua necessidade fisiológica em local publico, do lado da Igreja ainda.. acho uma falta de respeito com todos… Gostei da ideia do banheiro químico e do guarda, seria muito útil para eles.. mas só isso não basta.. é preciso local para banho.. E também, condições para que eles saiam dessa vida.. Cá entre nós, ninguém no mundo pode gostar de ser um morador de rua ou andarilho, excluído da sociedade.. onde as pessoas olham e sentem medo, deve ser horrível terem medo de você! Ai está.. Prefeitura, Secretaria Municipal… e mais importante: CANDIDATOS de 2012 a nossa prefeitura, o que vocês tem a propor em relação a isso?? Espero que tomem logo uma atitude antes que aconteça algo pior com a vida de um deles, ou de qualquer outro cidadão…

  7. Avatar de rustico rustico disse:

    A pena de morte tem que existir tbem p/a quem não quer trabalhar por motivo de preguiça ai sim viveriamos em um mundo melhor…….

  8. Avatar de John Fiore John Fiore disse:

    O chato é quando você atarefado, com pressa, com hora marcada para suas atividades, é abordados por estes andarilhos e moradores de ruas, e tem gente que nem é um nem outro, virou vício a pedição de algo. É tal fulano parente que ficou doente, é receita médica para comprar remédio, isto é o que eles dizem. Tá um absurdo a cidade está sendo corroida por estas pessoas. Cadê a os responsáveis. Eles tem o direito de ir e vir, mas nós também temos, essas abordagens são com a maoir cara de pau e de coitadinhos.

    • Avatar de carol carol disse:

      Akele viaduto nao eh rampa p cadeirante,eh mais facil subir o morro da igreja do q akela rampa..eh mto alto e tem curvas mto fechada,

  9. Avatar de Paula Paula disse:

    Morei numa das cidades da Baixada Fluminense – Rio de janeiro. Que alocavam todos num coletivo os levavam para a cidade do Rio. Mas isso antes do TAR do crack. Isso anos atrás.
    Levados há centros de acolhimentos. Tem tudo (eles dizem) psicólogos, nutricionistas, etc…

    Em cidades que EXISTEM repressão, essa corja acabam se espalhando para outras cidades.
    Já em SRS se sentem livres para seus golpes, visando a droga.

    DROGA gente!!! É ai o ponto.

    REPRIMIR a droga.

  10. Avatar de PAULO PAULO disse:

    Isto acontece aqui porque é muito facil ser bandido e vagabundo em SANTA RITA, VANDIAGEM E EMBREAGUEZ EM LOGRADOURO PÚBLICO é infração sim, estes andarilhos e moradores de rua tem que ser encomodados porque eles só ficam onde se sentem avontade!!!

  11. Avatar de José José disse:

    Anselmo é o nome do cara!!!

  12. Avatar de richard richard disse:

    2 babacas, anselmo e jose se esses dois zé ruela não tem oque fazer quem sabe na próxima vcs não assumem um cargo e parem de criticar…. pq não coloquem o nome verdadeiro

Deixe um comentário