MEMÓRIAS DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Vamos a memória de Francisco Moreira da Costa Neto:

Um pouco da história da Escola Elementar e Técnica de Agricultura, nas recordações de Francisco.

O Cel Francisco Moreira da Costa doou ao Estado de Minas, cinquenta alqueires de terra, que ele comprou de um sr. conhecido como José Pedrinho, construindo as benfeitorias que hoje são a Escola Valéria Junqueira, terras onde ficam hoje a Linear, a Cooperativa, e outras indústrias, para que fosse criada ali uma Escola Técnica de Agricultura ( que era a vocação natural de nossa região). O governador era o udenista Milton Campos.Mudou-se o governo..Juscelino, novo governador, da oposição ao Cel, não deu continuidade ao projeto. Em seguida, entrou Bias Fortes, outro oposicionista ao Cel Chico Moreira e continuou tudo parado.

Aí candidato ao governo (que veio a ganhar) Magalhães Pinto escreve esse manifesto aos santarritenses. O Cel Francisco Moreira já havia falecido e começou a funcionar lá, onde deveria ser a Escola, uma FEBEM…mais tarde outros governos estaduais venderam a maior parte da gleba para a Cooperativa, Linear, outras empresas.

A Escola Normal também foi reformada, sim…..as outras promessas, Francisco não tem certeza do que aconteceu….mas alguém na ETE pode dizer se houve ajuda por parte do governo Magalhães Pinto…é legal levantar esses documentos.

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Memórias de Santa Rita do Sapucaí. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 Responses to MEMÓRIAS DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ

  1. Avatar de Luiz Roberto Carvalho Luiz Roberto Carvalho disse:

    Coronel Francisco Moreira da Costa foi uma das pessoas mais importantes da historia de Santa Rita. Homem honesto, a exemplo de muitos outros daquela época, tinha visão de futuro. Muitas de nossas instituiçoes que hoje estão funcionando tiveram fundamental participação do Coronel. A propria ETE, que foi fundada por sua filha Sinhá, não existiria se não fosse a vasta herança deixada por ele.

  2. Avatar de Andre Moreira Andre Moreira disse:

    Gostaria de saber se tem algum museu ou algum local para buscar informações sobre eles, pois meu avô é da região e o sobrenome é Moreira de Abreu.

  3. Avatar de Carlos Henrique Pereira da Silva Carlos Henrique Pereira da Silva disse:

    Nossa eu morei na FEBEM de 1983 a 1988, hoje agradeço por ter existido a FEBEM, lá eu estudei e me formei, era rigorosa a estadia que fiquei NA Escola FEBEM Francisco Moreira. fico triste por não existir fotos da FEBEM na epoca.

  4. Avatar de GERALDO GERALDO disse:

    Fui interno nesta Febem de 05 anos 11 anos, gostaria de fotos , documentos antigos que relembram o lugar.Estudei na Escola Delfim Moreira, hoje moro em.Bh, gostaria de lembranças. Desde já agradeço

Deixe um comentário