Polícia Militar realiza Iº Seminário de Policiamento Turístico

Em Monte Verde a 17ª Região de Polícia Militar promoveu nessa quinta-feira (16), no salão do Hotel Cabeça de Boi, em Monte Verde, o I Seminário de Policiamento Turístico, com o objetivo de despertar nos policiais que atuam nos principais centros turísticos da região, a importância da segurança preventiva orientada ao turismo.
Participaram o comandante da 17ª RPM, Cel Wagner Mutti Tavares e demais comandantes das Unidades que compõem a área de atuação da região. A abertura do seminário, foi feita pelo diretor presidente do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, Gustavo Arrais. Ele apontou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico do país. “O turismo atinge mais de 52 setores da economia, direta e indiretamente.” Gustavo também destacou a importância da segurança para os próximos anos.

Ainda de acordo com o diretor, a Copa do Mundo de 2016 vai trazer muitos turistas para os municípios da região, como São Lourenço, Caxambu, Bueno Brandão e Gonçalves. “Está comprovado que o turista não fica na sede da Copa. Ele procura locais no interior. Por causa da proximidade com São Paulo, o Circuito Serras Verdes vai sofrer um tsunami”.

POLICIAMENTO 

Já o comandante da 17ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Cássio Eduardo Soares Fernandes, palestrou sobre a doutrina de emprego de Policiamento Turístico no Estado de Minas. Ele destacou o pioneirismo dos policiais da 17ª RPM, ao falar da diretriz do policiamento voltado ao turismo. “Essa diretriz, que está em fase de aprovação pelo Comando Geral da PMMG, é oriunda de outra, feita aqui na 17ª Região.”

A filosofia de polícia comunitária aplicada ao policiamento turístico foi o tema da palestra do chefe da seção de apoio à Polícia Comunitária da Diretoria de Apoio Operacional, Major Alexandre Magno. O oficial ressaltou a qualidade no atendimento dos policiais ao turista e motivou o público “Vamos caminhar juntos em prol da segurança pública, utilizando a filosofia de Polícia Comunitária. A partir dela, ou com ela, é possível promover o turismo na região.”

DIREITOS HUMANOS 

A abordagem ao turista pela ótica dos Direitos Humanos foi o tema da palestra do chefe da seção de apoio aos Direitos Humanos, Capitão Cleverson Natal de Oliveira. O policial chamou os militares para a responsabilidade da função. “Antes de tudo somos seres humanos, cidadãos brasileiros, homens e mulheres integrantes da sociedade. Mas nós entramos na polícia e entramos aqui pra servir e proteger. Somos profissionais, a sociedade espera isso de nós. Toda vez que um policial se deixa levar pela emoção, ele viola os direitos humanos de alguém.”

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Para descontrair, a Tenente Molise ministrou palestra sobre noções básicas de língua estrangeira no trato com o turista internacional. “Minha intenção não é de que vocês saiam daqui falando inglês ou espanhol, mas que sejam despertados para a importância de aprender língua estrangeira.” disse a palestrante.

A consultora do Sebrae em Belo Horizonte, Lúcia Torres encerrou o evento com o tema A importância da hospitalidade e da qualidade da informação em um destino turístico. Ela começou a conversa ao som da música Emoções, de Roberto Carlos e também divertiu os participantes com brincadeiras. “O turista vem em busca dessa emoção, ele quer contar e ouvir histórias. Por isso, a Polícia  Militar precisa estar integrada com o sistema turístico”, destacou.

Esta entrada foi publicada em Notícias Policiais, Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to Polícia Militar realiza Iº Seminário de Policiamento Turístico

  1. Avatar de TCel Tempesta ( da reserva da PMDF) Sou autor da monografia QUE TRATA DAS COMPETÊNCIAS DO POLICIAL MILITAR PARA ATUAR NA COPA DO MUNDO TCel Tempesta ( da reserva da PMDF) Sou autor da monografia QUE TRATA DAS COMPETÊNCIAS DO POLICIAL MILITAR PARA ATUAR NA COPA DO MUNDO disse:

    Parabéns pelo trabalho responsável realizado na área de policiamento turístico, CASO necessitem de apoio e orientação para a formação dos policiais militares que vão integrar este seleto grupo ….tive o privilégio de comandar o primeiro grupamento turístico de Brasília, hoje estou trabalhando em um livro que relata a motivação e qualidades que este profissional da polícia militar, deve possuir para participar da copa do mundo de 2014.

    A disposição para a troca de informações….. TCel Alessandro Tempesta PMDF
    alessandro5@hotmail.com

Deixe um comentário