PM lança Rede de Comerciantes Protegidos

Polícias Militar, Rodoviária e membros da Associação Comercial de Pouso Alegre, a ACIPA, participaram nesta quinta-feira, 09, da cerimônia de abertura da Rede de Comerciantes Protegidos, um projeto idealizado pelo 20º Batalhão de Polícia Militar.

A Rede de Comerciantes Protegidos é formada por um conjunto de estabelecimentos comerciais organizados para desenvolverem ações sistematizadas e tem como objetivo melhorar as relações entre comerciantes vizinhos, despertar a consciência solidária e incentivar a vigilância informal, para diminuir a possibilidade de crimes contra o patrimônio. A Rede se baseia principalmente em pequenas mudanças de comportamento e no compartilhamento de informações de interesse para a segurança coletiva. Está intimamente ligada à filosofia da Polícia Comunitária.

Sessenta e sete comerciantes de Pouso Alegre já aderiram à idéia e vão ter uma placa identificatória na fachada dos imóveis. Lojistas e funcionários vão aprender a observar o movimento para detectar a presença de pessoas ou veículos em atitude suspeita. Além disso, cada participante atuará como câmera viva. Os sinais de perigo serão passados aos vizinhos através de sons ou códigos combinados para acionar a Polícia Militar pelo 190.

A cerimônia contou com a participação do Comandante da 17ª Região de Polícia Militar, Coronel Wagner Mutti Tavares, do Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, Sérgio Henrique Soares Fernandes, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, Alexandre Magno de Moura, do Comandante da 56ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Régis Paulo e Silva, do Gerente da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, Ricardo Hugo Desenzi, do vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, Sérgio Tadeu Borges, e do Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Emerson João Soares.

Durante o evento foi oficializado o projeto entre a Policia Militar de Minas Gerais e o seguimento comercial de Pouso Alegre, com a assinatura do convênio firmado entre a associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre e o 20º Batalhão de Polícia Militar.

Comerciantes integrantes da “Rede” representaram os demais estabelecimentos inseridos no projeto e receberam das mãos do Capitão Régis Paulo e Silva e do Presidente da ACIPA, Alexandre Magno de Moura, a entrega simbólica da Placa do projeto.

Os interessados em participar da Rede de Comerciantes Protegidos devem procurar a 56ª Companhia da Polícia Militar em Pouso Alegre, na rua João Basílio, 22. Telefone: 3421 9889; ou a ACIPA, na Praça Senador José Bento, 118, Centro. Telefone: 3449 89 20. O credenciamento formal ocorrerá após assinatura do termo de adesão, que gerará o direito à inserção da placa identificadora de participação na rede.

Esta entrada foi publicada em Notícias Policiais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to PM lança Rede de Comerciantes Protegidos

  1. Avatar de Marco Túlio Marco Túlio disse:

    Esta inserção da placa identificadora gerará mais custos aos cidadãos? Quem não participar terá menos seguança?? O Estado deve cumprir seu dever constitucional e proteger a sociedade como um todo, que já paga muito imposto e quer o retorno do mesmo, segurança para todos em comum e não para alguns, que país é este?!

Deixe um comentário