Após liberação da Justiça, Santa Rita do Sapucaí tem 1º casamento homoafetivo

Casal  realizou união civil após 11 anos juntas.

Decisão que saiu no início do mês beneficia casais que moram na cidade.

Juntas há 11 anos, um casal de lésbicas de Santa Rita do Sapucaí realizou um sonho antigo neste sábado (28) ao se casar em um clube da cidade. Este foi o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo desde a liberação da Justiça. Cerca de 150 convidados compareceram na cerimônia.

Desde o ano passado, a união estável entre pessoas do mesmo sexo é aceita em todo Brasil,mas para realizar o casamento civil é preciso entrar na Justiça. Porém, com a liberação do juiz José Henrique Mallmann, qualquer casal homossexual que comprovar residência em Santa Rita do Sapucaí tem esse direito sem precisar entrar na Justiça.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o órgão desconhece decisão parecida em todo o estado. O TJMG informou ainda que foram registrados apenas dois casamentos homossexuais em MG – um deles foi no final do ano passado, em Passos, onde duas mulheres conseguiram na Justiça o direito à união homoafetiva. O outro caso foi em Manhuaçú, na Zona da Mata.

Na época, Mallmann disse que a decisão tomada em Santa Rita do Sapucaí pode contribuir para que o casamento entre duas pessoas de um mesmo sexo seja autorizado pela Justiça em outras cidades do país. “Nós temos hoje um novo modelo de família que foge um pouco do convencional e isso é uma realidade. Essa decisão apenas legaliza uma situação que já vemos há muito tempo”, afirma o juiz.

ASSISTA O CASAMENTO – CLIQUE AQUI

 
Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

81 Responses to Após liberação da Justiça, Santa Rita do Sapucaí tem 1º casamento homoafetivo

  1. Avatar de Leila Leila disse:

    Parabéns, felicidades sempre, que a união seja abençoado. Fiquei feliz por vocês.

  2. Parabéns!

    Isto mostra que a sociedade está evoluindo e esquecendo dogmas religiosos ultrapassados.

    • Avatar de Lúcio Costa Lúcio Costa disse:

      Bom dia Colega..que dogmas você se refere ultrapassados? Não entendi sua resposta, pois temos muitas religiões, seitas, correntes e todos tem sua doutrina, seu modo de ser, agir, comportar-se por exemplo..mas Deus é um só!!!!!!!!!!!! Agora, nada contra as duas mulheres que conheço muito bem….mas, se é certo ou errado não cabe a mim julgar!! O que me preocupo e muito é o seguinte: Até hoje, minha fé Católica, diz que um casal é composto de um homem e uma mulher, para viverem e procriarem-se…até aí tudo bem!! Não venha me dizer que tudo a partir de agora é o correto…não dá para engolir…leva tempo, anos, décadas…para vermos se esta é também uma forma boa de viver!! Não somos nós pobres mortais que vamos começar a achar que até hoje..o que acreditamos, fazemos está errado, não é mesmo??? Uniões assim existe, mesmo que as escondidas..desde que mundo nasceu!!! Sinceramente, dou os parabéns ao par…mas confesso..que não entendo como as coisas chegaram a esse ponto, pois tenho filhos menores e já estou comdificuldades de tentar explicar a eles sobre o assunto!!!

      • Avatar de Roberta Roberta disse:

        Na boa, tb tenho filhos pequenos, entendo sua dificuldade, mas melhor explicar q esse tipo de união existe, q a gente tem q respeitar e não deixar por isso mesmo, falar q “está errado”, como vc mesmo disse, não cabe a nós julgarmos, temos q respeitar e não tentar esconder ou “malhar”.
        Se elas se dão o respeito e respeitam os outros a sua volta, não entendo o pq de não aceitar.

      • Avatar de Paulo José dos Santos Paulo José dos Santos disse:

        Lucio Costa, a fé católica já disse que era correto queimar bruxas na fogueira. A fé católica apoiava que ser humanos fossem escravizados por causa da cor da pele. A mesma fé católica dizia que se você nasceu filho de um rei, será rei porque foi da vontade de Deus e se você nasceu plebeu será tratado com diferença porque foi da vontade de Deus. E por fim, a fé católica deu início as cruzadas que massacraram cidades inteiras, estupraram e roubaram em nome de Deus, porque segundo os cruzados e o próprio vaticano, era da vontade de Deus. Fique com sua fé católica e julgando e condenando pessoas que não está fazendo mal algum.

      • Sua instituição religiosa não cansa de intrometer na vida dos outros? Já não basta ir a Africa e dizer que camisinha é errado? Serem contra o uso de células tronco? Tentar controlar a vida das pessoas que não concordam com seus dogmas?

        A questão é, se você não concorda com essa lei, simples, sai do país, vá viver no Vaticano… Agora, uma coisa é certa, você é obrigado a respeitar-las.

        Você vai dizer pra sua filha que é errado? Ok, partindo do pré-suposto que deus criou as pessoas, então a opção sexual dela foi gerada por ele mesmo…

        Não concorda? Simples… não faça! Agora, dizer a seus filhos que do ponto de vista religioso isso é errado, tudo bem, ignorância de cada um… mas pelo menos ensine-os a respeitar!

        Não sei se você sabe, mas a religião, apesar do Brasil ser um país laico, infelizmente tenta se meter na vida dos outros e é isso que me faz odiar dogmas e instituições religiosas e felizmente, não temos obrigação nenhuma de aceitar os seus dogmas, então, se você é contra, guarde pra você ou apresente algum argumento racional que valha a pena ler, porque baboseiras escritas num livro ultrapassado, de nada servem.

        Ps: não sei se você vai se ofender, mas a minha ideia não é criticar a sua pessoa e sim a sua religião ou todas elas, que pra mim são todas farinhas do mesmo saco.

      • Avatar de Gisele Gisele disse:

        lucio vc fala e depois da os parabéns.olha desencostas delas porque elas não prescisam da sua opinião.

      • Avatar de Gisele Gisele disse:

        va não trabalha não ?aposto que fica o dia inteiro no computador pra poder escrever esses textos ridiculos que vc escreve . ninguem pediu sua opinião.olha aposto que vc é uma biba e ate hoje não arrumou um macho bom que apague esse seu fogo.tambem nem meu filho quem vai querer uma biba fofoqueira sai do armário .e para de botar religião nesses assuntos .

  3. Avatar de paulo paulo disse:

    Parabéns a dupla. felicidades.
    Pena que como estão seguindo os rituais permitidos pela justiça e aceito por toda a sociedade, porque então não constar seus nomes? vou parabenizar quem?

    Paulo

  4. Avatar de Moises Moises disse:

    Nunca vi essas caras em santa rita. Acho que o vale ta ficando igual o Gugu com o pcc.

    • Avatar de Giácomo Costanti Giácomo Costanti disse:

      Prova o que você está dizendo?

      • Avatar de Moises Moises disse:

        Foi vc quem deu a noticia. Prove vc que e verdade que nao e mais que sua obrigacao. Ja que vc colocou no ar. Qual o nome das pessoas? Se tem foto que mal tem colocar o nome?

      • Avatar de Giácomo Costanti Giácomo Costanti disse:

        Quem conhece meu trabalho confia!! Se elas não querem o nome revelado não serei eu que irei revelar, ainda mais para um leitor com email mouses65!!! Não teria porque eu mentir sobre esse assunto que já foi notícias na Globo, Alterosa entre outras!! Procure se informar melhor sobre meus atos e minhas atitudes!

      • Avatar de Andrea Andrea disse:

        São daqui sim, conheco elas,são muito gente boa!!!Parabenss

      • Avatar de Cássia Cássia disse:

        Caro amigo Giácomo, não se preocupe em responder ao sr. Moises, pois já lhe disse meu nome e o nome de minha esposa. Tenho em vc uma grande amizade e o respeito por seu profissionalismo. Abraços!

    • Avatar de Fabiana Fabiana disse:

      Nunca viu pq deve ser cego!!!!!

    • Avatar de Cássia Cássia disse:

      Boa tarde Moises, não deveria mas vou ti responder, pois se vc acha que é mentira, meu nome é CÁSSIA TEIXEIRA FONSECA e da minha esposa DANIELE MONTEIRO RITA FONSECA. Realmente não sou de Santa Rita, mas resido e trabalho na cidada há 6 anos, e sinto como se fosse da terra. Agora espero que vc fique satisfeito.

    • Avatar de Gisele Gisele disse:

      mais vc não precisa ver cara de ninguem se vc quer ver cara olha na sua .obs(quem tem cara é vaca ser humano tem rosto).

  5. Avatar de José José disse:

    Isso é uma poca vergonha! Deus é amor mais tbm é justiça! Vcs vão ver o fim dessas pessoas, eu não posso julgar mais Deus sim!!!

  6. Avatar de ROSI ROSI disse:

    Pra mim é o fim dos tempos,me diz como duas pessoas do mesmo sexo ira gerar uma familia,é para isso q nascemos para formamos uma familia

    • Avatar de ricardo vitor ricardo vitor disse:

      Isso ñ eo fins dos tempos e a realidade querida,na qual todos devem respeitar ….nos somos todos iguais na diferenças ……..e outra nos nascemos para ser feliz …..

    • Adotando… Afinal, me espanta como o Brasil é um pais de ampla maioria (+ de 80%) da população cristã e ainda sim existem milhares de crianças em orfanatos…

      Família não vêm de gerar um filho, mais sim de amor. E não é preciso ter o mesmo sangue pra amar.

    • Avatar de Bruna Bruna disse:

      Impossibilidade de procriação? Que argumento mais esdrúxulo!

      Já tem gente demais no mundo, abandonada, descuidada, sem condições de viver com dignidade. Pra quê essa “obrigação” de botar mais gente na terra?
      Vamos nos concentrar em criar essas crianças que já existem e estão jogadas em abrigos e nas ruas sem ter um lar.

      De acordo com essa determinação quem decide ou não pode ter filhos é um inútil, um desperdício, um pecador. Nem todo mundo nasceu para ter filhos.

      Aposto que você mesma conhece pelo menos meia duzia de gente que nem merecia ser pai/mãe, e tem filhos inconsequentemente, sem condição social/psicológica de criar uma criança.

      Acho que seria uma dádiva a humanidade se mais pessoas acolhessem essas crianças negligenciadas. Antes dois pais / duas mães do que nenhum.

    • Avatar de Cássia Cássia disse:

      Rosi, não preciso gerar para ter uma familia, quantas crianças existem sem pais ou com pais que não respeitam e honram seus filhos. Vivo e viverei muitos anos com minha esposa, mas nem por isso, mereço menos respeito que vc.

    • Avatar de Gisele Gisele disse:

      olha e elas geram uma familia lindas as filhas delas são lindas .

    • Avatar de Gisele Gisele disse:

      ninguém nasce somente para gerar familia .nacemos para sermos felizes e elas são isso que importa .a opinião de vcs que são contra não vai mudar em nada .Porque ela sja estão casadas mesmos .e olha a festa tava mara .

  7. Avatar de ricardo vitor ricardo vitor disse:

    José ,Tenho certeza , que Deus quer todos alegres…..e elas estão……
    Parabéns a elas que Deus ilumine elas…..

  8. Avatar de Lúcio Costa Lúcio Costa disse:

    Olha Paulo José dos Santos, não estou julgando e condenando ninguém..acho que você não compreendeu o que eu quis dizer!! Com relação a minha religião, teve erros..teve sim!! e tem até hoje!! Quem sabe a sua não tem..me diz qual é a sua???!! Estou apenas expressando minha opinião…só Deus tem o direito de nos julgar!!! Com relação ao par..não tenho nada contra nem a favor..simplesmente não concordo!! Estamos num País democrático e tenho o direito de dar minha opinião, bem como você também!!!

    • Avatar de ricardo vitor ricardo vitor disse:

      Mas senhor Lúcio ,essa e a realidade na qual todos devem respeitar….

      • Avatar de Lúcio Costa Lúcio Costa disse:

        Com certeza colega Ricardo!! Tem razão..respeito sim, pois as conheço muito bem..mas cada ser humano tem suas razões, opiniões e crenças e aí..estamos diante de uma situação que minha cabeça ainda não processou e nem sei se irá mudar!! Se é uma realidade irreversível, precisamos nos adaptar e ver como fica seus desdobramentos, pois até o presente momento, família para mim..é macho e fêmea!!! Se é certo ou errado não cabe mim julgar, da mesma forma que não concordo, gostaria que respeitasse minha opinião!! Simplesmente minha opinião!!

      • Avatar de ricardo vitor ricardo vitor disse:

        Sim senhor Lúcio……intendo …mas quando vc se expõe …em algo que geram um a proporção …de opiniões …..vc deve digerir de maneira mais positiva possível…..
        Devemos tomar cuidado do jeito que falamos nossa opinião …..
        Por exemplo vc expressando nos como macho e fêmeas …..aí que mentalidade e essa ….
        Mais em fim a resposta só o tempo dirá, EA CERTEZA SÓ QUANDO FIZERMOS NOSSOS ACERTOS DE CONTAS COM DEUS ????
        ISSO TBEM Serve PARA “CUIDADO COM MANEIRA QUE EXPRESSAMOS AS COISAS”
        “””BONITO E QUANDO AMOR SUPERA QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO”””

    • E sua opinião não vem do seu dogma religioso ? o.o

  9. Avatar de Paulo José dos Santos Paulo José dos Santos disse:

    Lucio Costa, não preciso ter religião para acreditar em Deus. Eu não tenho nenhuma religião e também nenhum preconceito. O problema de algumas pessoas é colocarem a religião acima de Deus e o que é pior, usar o nome de Deus para suas atitudes e seus preconceitos.

    • Paulo, vi seu comentário lá em cima e gostei da forma que você colocou.
      Agora, prefiro pessoas de fé assim, do que essas que vão a igreja, dizem quem julga é deus, como num post ali em cima, e julgam as pessoas assim que botam os pés fora da igreja…

      Uma coisa que eu não concordo com pessoas de fé, é essa tal certeza de que deus existe… que me desculpa, não há evidências nenhuma. Eu mesmo sendo ateu, não posso afirmar que não existe deus, mas também as pessoas não podem afirmar que existe sem provas.

      Uma coisa que eu não entendo e nunca vou entender, é como o estado permite que essas instituições religiosas lucrativas sendo ,não diretamente, homofóbicas, não estejam fechadas.

      Liberdade sim, mas não quando sobrepõem as pessoas.

      • Avatar de Lúcio Costa Lúcio Costa disse:

        Com relação a Deus existir ou não cada um que fique com sua opinião!! Não vou discutir com relação a isto!!!

      • Avatar de M Maria M Maria disse:

        Como o Estado permite essas instituições??Meu caro estamos num país onde somos livres pra escolher nossa religião. Não sei porque tanta polêmica, e porque colocar religião no meio . esse tipo de união já existe a muuuito tempo, o que é novo é a legalidade CIVIL, o juíz sabiamente autorizou , pois “casais” que estão querendo casar , estão pensando apenas em herança, pensão etc, um contrato como outro qualquer. Casamento pra mim é no religioso homem e mulher! juíz nenhum pode obrigar um padre ou pastor, a celebrar um “casamento” com pessoas do mesmo sexo.Eu respeito , mas achar que é natural , isso não!!Mesmo que o juíz tivesse negado , não fazia a menor diferença pras duas que já vivem juntas a muito tempo, o que elas conseguiram foi a garantia de que na falta de uma , a outra estará amparada por lei . Outra coisa Marcio voce quer provas que Deus existe?????quando voce tiver no maior desespero, que achar que não tem saída, na angustia , na dor!! chama por DEUS quem sabe ele te dê a prova de que ele existi!!!!!

    • Avatar de Lúcio Costa Lúcio Costa disse:

      Bom dia Paulo..não tenho nenhum preconceito e respeito qualquer tipo de raça, crença..etc. E não costumo jogar a responsabilidade em Deus, como se ele é que não quisesse alguma coisa, pois somos pobres mortais e não temos nada..nada mesmo!! Minha religião assim com muitas outras, tem defeitos e muitos, pois somos santos e pecadores…e Deus é um só!!!

  10. Avatar de Helena Helena disse:

    Gênesis, 1
    1. No princípio, Deus criou os céus e a terra.
    2. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
    3. Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita.
    4. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
    5. Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.
    6. Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras”.
    7. Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima.
    8. E assim se fez. Deus chamou ao firmamento CÉUS. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia.
    9. Deus disse: “Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido.” E assim se fez.
    10. Deus chamou ao elemento árido TERRA, e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que isso era bom.
    11. Deus disse: “Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente.” E assim foi feito.
    12. A terra produziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom.
    13. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia.
    14. Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos,
    15. e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra”. E assim se fez.
    16. Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas.
    17. Deus colocou-os no firmamento dos céus para que iluminassem a terra,
    18. presidissem ao dia e à noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom.
    19. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia.
    20. Deus disse: “Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus.”
    21. Deus criou os monstros marinhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.
    22. E Deus os abençoou: “Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra.”
    23. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quinto dia.
    24. Deus disse: “Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie.” E assim se fez.
    25. Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra. E Deus viu que isso era bom.
    26. Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra.”
    27. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.
    28. Deus os abençoou: “Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”
    29. Deus disse: “Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento.
    30. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento.” E assim se fez.
    31. Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia.

    Caros senhores, não é uma questao de discriminação. Como poderemos manter a espécie, sendo que há a necessidade da união de 01 homem e 01 mulher, como diz o Senhor. Deus criou desta forma, ou será que as religiões estão enganadas.
    Quanto a ser feliz, temos várias formas de sermos felizes. Mas, não alterando os planos de Deus.
    Não estou criticando, apenas demonstrando que não somos nós meros mortais que podemos alterar o curso da criação.

    • “Não permito à mulher que ensine, nem que tenha domínio sobre o homem, mas esteja em silêncio” 1 Timotéo 2:12

      Você quer mesmo usar estes argumentos? o.o

      • Avatar de Lúcio Costa Lúcio Costa disse:

        Boa tarde Se você disse que é ateu, nao deveria nem questionar a Sra.Helena…escreveu o que reza a Bíblia!!!! Outra coisa, temos que interpretar o que está escrito no Santo Livro, certo! Interpretar da melhor forma possível e adaptar para nossa realidade e nao acharmos que somos dono do mundo e iniciarmos mudanca sem analisarmos as consequências!!

      • Avatar de Helena Helena disse:

        Desculpe-me utilizar este argumento, me esqueci que Deus está ultrapassado. Que Ele deveria se modernizar e atualizar.

      • Lúcio, primeiramente já fui católico não por opção, mais por ter sido treinado pra ser, assim como todas as crianças são.
        Segundo, ela usou um argumento, eu utilizei outro do mesmo livrinho dela…

        Agora, me diz, como se adapta isso nos dias de hoje? Eim ?

        Helena, ele não é ultrapassado nem desatualizado, afinal, ninguém pode provar que existe… Se provarem, eu me converto na hora… ;)

        Se vocês não gostam que falem do seu livrinho, do seu deus, porque coloca ele no meio de assunto que ele não tem nada haver ? o.o

    • Avatar de Cássia Cássia disse:

      Helena, para manter a especie, não precisa ler tudo isso que vc escreveu, e não é necessariamente precisa ser um homem e uma mulher, a ciência está SUPER evoluida, mas antes de tudo, lembrem-se das crianças que precisar de um lar, precisam de amor e muito carinho. Tenho duas filhas e tenho certeza, que perante DEUS, sou igual à vc e qualquer outra pessoa. Minha opção sexual, não interfere em nada em minha vida PESSOAL ou PROFISSIONAL. Sou respeitada em todos os lugares que frequente, pois aprendi com minha mãe, que era muito religiosa, Á RESPEITAR O MEU PROXIMO, por isso respeito vc, mas NÃO concordo com sua colocação.

    • Avatar de Gisele Gisele disse:

      é pra vc comentar não pra escrever a biblia no vale .ok mada o giacomo fazer um lugarzinho pra esse povo religioso ai vcs comentam la .mais não coloco as palavras de DEUS nos seus comentarios .

  11. Avatar de ROSI ROSI disse:

    Concordo contigo Lúcio Costa.

  12. Avatar de Andrea Andrea disse:

    Parabens as duas, merecem ser felizes!!!!

  13. Avatar de Otimista Otimista disse:

    Ao colega Ricardo Vitor, concordo com você no tocante as minhas opinioes, expressoes…sou assim mesmo!!! Mas uma coisa nós concordamos juntos, que temos de tomar cuidado com nosso planeta, nossas vidas, pois se nós continuarmos com mudancas ( em qualquer nível ) sem pensar muito…as consequências serao muito grandes para nós ainda, para nossos filhos, netos, bisnetos, e por aí vai!!!

    • Avatar de Gisele Gisele disse:

      otimista.o mundo já acontence mudanças desde quando deus colocou o seres humanos no mundo .a gente sempre tem que tomar cuidado olha otanto de maginal que anda solto por AI.

  14. Avatar de fabrizio sergio ribeiro fabrizio sergio ribeiro disse:

    sou espirita seguidor de chico xavier parabens voces nao estao pecando pecado e roubar mentir inveja nos tratamos todo mundo igual parabens ao casal

  15. Avatar de clara clara disse:

    se cada um cuidasse da propria vida o mundo seria melhor,só quem pode julgar é Deus.

  16. Avatar de Paulo. Paulo. disse:

    É Sr Marcio a sociedade está evoluindo,como disse. E se não tiver regras religiosas a tendência é o ser humano viver como animais, Hoje pra fazer sexo nem precisa mais casar. Logo logo a sociedade vai ter de respeitar Pai fazendo sexo com filhas e Mãe fazendo sexo com filhos, Irmão com irmã e se é vontade deles e evolução vms aceitar? e vc pelo visto se casaria com um homem. Parabéns, logo logo vou te cumprimentar pois esta está com forte tendência para tal. Não vou me espantar o importante é vc ser feliz. E a sua maneira. Não É?

    • Regra religiosa de nada vale… O que conta são as leis civis…
      Se não fosse as leis, viveríamos em anarquia… prova disso é só ver quando a polícia entra em greve…

      O que tem a ver incesto com relação homo-afetiva? Eim?

      Eu não sou gay não e se fosse não teria vergonha de ser… teria vergonha de ser religioso e preconceituoso… Afinal, vocês escondem atrás de um livrinho pra sustentar seu preconceito…

      :)

  17. Avatar de Paula Paula disse:

    Bôra fazer uma parada GAY em SRS. Pra calar a boca desses preconceituosos velados.
    Especificamente o “tar” de LC.
    Bloco do Urso. Taí um NICHO de negócio. Se vocês promoverem??? VAI BOMBAR!!!

    MEUS PARABÉNS MENINAS!!! … Nas botas, chama nóis.

    “Véi Di Boa. Sem preconceitos”

  18. Avatar de Helena Helena disse:

    A Sagrada Escritura existe e não pode ser questionada. Santa ignorância quando alguém se diz ateu, você por ventura sabe o que é o ateísmo, Sr. Márcio H. Machado? Ateísmo é uma crença, que defende a não existência de Deus. Mas se você e sua crença é tão forte, por favor faça que o sol apareça e aqueça esta terra tão necessitada de calor. Faça a chuva cair e molhar as plantações de onde sai seu alimento. Faça com que tenhámos inteligência se não for pelo dom da sabedoria que vem do Espírito Santo. Aliás busque os dons do Espírito Santo antes de mencionar qualquer bobagem sobre Deus, pois em Sua graça eu creio e louvo.
    Tenho certeza que muitas pessoas gostariam de te responder, o problema é a forma ofensiva que os assuntos são tratados.
    Desejo toda a felicidade as pessoas que se uniram, no entanto não tenho que aceitar, mas as coloco nas mãos de Deus que derrame muitas bênçãos sobre suas vidas.
    Quanto a você Márcio, tenho pena, pois luta para não acreditar no que é evidente, mas respeito, afinal tenhos livre arbítrio, você sabe o que é isto? É a liberdade para agirmos da forma que queremos, isto não significa que não teremos que assumir as consequências de nossos atos.
    Para mim, já deu. Que Deus em sua imensa misericórdia tome conta deste mundão, que as pessoas entendam que temos que lutar para melhorá-lo em todos os sentidos, pois ele foi criado por um Deus amoroso, que ao prepará-lo pensou e criou tudo com o que tem de melhor para receber este tão ser humano, que ainda que ser deus.

    Um excelente dia a todos.

    • Ateísmo é crença ? Ok, só me fala onde é minha igreja e o que eu tenho que fazer, porque não temos um livro de conduta que pode ser interpretado da forma que melhor nos cabe… kkkkkkkkkkk complicado viu… Como você me respeita dizendo que eu to errado ? :)

    • Avatar de Paulo Paulo disse:

      Helena, de qual escritura sagrada que você está falando? Biblia, Torá, Alcorão ou Bhagavad Gita?

  19. Avatar de Benê Ribeiro Benê Ribeiro disse:

    Eu prometi pra mim mesmo, que não iria mais comentar estes assuntos; mas sendo um cidadão santarritense, fico muito triste de estar acontecendo isto aí, nesta pequenina cidade onde nasci. Portanto, hoje eu não me arrependo de ter deixado a terrinha , porque quando saí daí, ainda não tinha chegado esta pouca vergonha por aí. Lamentável mesmoooooo,,,,, que pena,,,,
    Benê – Campinas

    • Avatar de Gisele Gisele disse:

      ai Benê vc ta falando só pra dizer que mudou de cidade .nossa santa iguinorancia .sai do armario Bene e solta as porpurinas que existe dentro de vc .

  20. Avatar de tonz@o tonz@o disse:

    parabens…
    ontem mesmo eu as vi perto da rodoviaria, e estavam muito felizes.
    e isso que e o importante, a felicidade.
    agora gente, vamo parar de discutir religiao aqui, nao e esse o tema afinal, religiao nao se descute.
    um ottimo dia a todos.
    falowww

  21. Avatar de marcos marcos disse:

    isso é uma pouca vergonha tomara que ñ vire moda. bando de pecadores

    • Avatar de Cássia Cássia disse:

      Quem é vc para julgar, sendo que Jesus teve ao lado de uma prostitua, chama Maria Madalena, vc se lembra disso? Ou vc não sabe nem o que diz a biblia? Pecadores são esses padres pedofilos, não gosto de julgar ninguém, mas não suporto ser chamada de pecadora, principalmente por pessoas que não me conhecem e não conhecem minha vida.

    • Avatar de Gisele Gisele disse:

      vergonha é vc comentar ai ninguem pediu sua opinião.

  22. Avatar de Lú disse:

    Felicidades a vcs sempre amigas.. vcs merecem toda a felicidade do mundo!!!

  23. Avatar de Leticia Leticia disse:

    Parabéns ao casal! Faço votos de felicidades, amor e paz nessa caminhada pela vida!

    …realmente precisa ser muito mulher ou muito homem pra poder enfrentar tantos “julgamentos”, sorte que o amor se faz forte. É impressionante que quando se ama e se é amado, é espontâneo querer espalhar esse sentimento que torna as pessoas melhores, se deseja que as pessoas do nosso convívio provem dessa felicidade, e elas sempre acabam se rendendo! Pois então, não importa quantas pedras joguem no caminho, todas elas podem ser guardadas para um dia construir um castelo! Que assim continue sendo para duas mulheres!

    “Consideramos justa toda forma de AMOR…”
    “… É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito…”

  24. Avatar de marcos marcos disse:

    estao distorcendo a palavra de Deus ainda querem estar certo .tenha paciencia. Mais senvergonha é quem apoia essa apodridão.

  25. Avatar de Cássia Cássia disse:

    Caros leitores,
    Quero apenas deixar aqui o meu agradecimentos à todos que nós parabenizaram pelo casamento. As pessoas que nos criticaram, peço apenas que nos respeitem, pois somos seres humanos como todos, e cumpridoras de nossos devedores, pagamos impostos como todos e temos direitos como todos.
    Não estou pedindo que aceitem nosso casamento, afinal nenhum de vcs pagaram as despesas do cartório e da festa, e muito menos foram convidados. Não quero criar nenhuma polêmica, pois não estou pedindo a aprovação de vcs para o que fizemos, estamos felizes e muito felizes, e nossas familias aprovaram e aceitaram nossa união, isso é o que precisamos.
    E digo à todos, NÃO CUSPAM PARA CIMA, POIS DE REPENTE PODE CAIR EM CIMA. Todos nós temos telhados de vidros.
    Abs,

  26. Avatar de fabrizio sergio ribeiro fabrizio sergio ribeiro disse:

    para alegria do povo jefinho de novo

  27. Avatar de Gisele Gisele disse:

    Daniela e Cássia .A maior missão de alguém especial é que vem ao mundo e vir para fazer alguém muito feliz .é chegar nesse mundo tão sofrido e dizer em altos gritos eu sou feliz e enfrentar todos os obstáculos que possamos encotrar .vcs não tem maldade mentiras .vcs são pessoas verdadeiras felizes .vcs tem a missão de fazer com que as pessoas aos seu lado se encante com vcs .parabéns e que todos seu obstaculos sejam quebrados,todas as alegrias sejam conquistadas .bjs

  28. Avatar de marcos marcos disse:

    É melhor acostumar é o fim do mundo.é realmente ridiculo esse fato que deus os perdoe.

  29. Avatar de Aranha Aranha disse:

    Muitos falando em Deus, mas o que elas fizeram não foi na “Esfera Religiosa”, foi na “Esfera Civil” garantindo os “direitos” sobre os bens materiais e assuntos relacionados a estes…
    Buscaram o reconhecimento nas “leis humanas”…
    Então, vamos em frente.

    • Isto é fato! Ainda bem que o período de imposição da igreja acabou, ou hoje muitos só de comentar aqui estariam condenados a morte!

      Lei religiosa de nada vale, só pra quem acredita nela, e ainda sim muitos usam da forma que melhor lhe convém…

      Agora, bonito é esse povo que vem comentar e diz que deus é quem julga, então o que diabos eles tão fazendo aqui ? o.O

  30. Avatar de Paty Paty disse:

    MARCIO H MACHADO

    Se vc não é gay, deve ser por preguiça.
    Sai do armário “amada”.
    Agora é tudo nosso.
    Lutando com unhas e dentes pela nossa causa e não se assume?
    Ah páraaaaa…
    Para presidente da associção dos gays, lésbicas e simpatizantes: Márcio H Machado
    Se joga pintosa!

    • É sério isso?
      Não sou e não teria problema de assumir caso fosse… E também não sou simpatizante… só acho que cada um tem direito de fazer o que bem quer da vida desde que não interfira ou prejudique a vida de outros.

      E se quer saber porque fico aqui postando? Simplesmente porque odeio fanatismo religioso e esses pseudos moralistas que dizem que só deus julga e fica aqui discutindo… hipocrisia :)

      Agora, Paty, eu não posso defender/apoiar a causa? Ou vocês não gostam de héteros no seu quintal?

  31. Avatar de EDWIGES A.S RIBEIRO EDWIGES A.S RIBEIRO disse:

    PARABENS AS DUAS PELO ENLACE EU E MEU ESPOSO AGOSTINHO DESEJAMOS TODA FELICIDADE DO MUNDO.SÃO EXCELENTE VIZINHAS PESSOAS MARAVILHOSAS EDUCADADAS E SIMPATICAS, O PRECONCEITO É A PIOR DAS DOENÇAS.SE NOSSOS FILHOS TEVERAM UMA BASE SÓLIDADA NA EDUCAÇÃO QUE RECEBERAM DE SEUS PAIS ,NADA VAI INFLUENCIA- LOS MUITO PELO CONTRARIO VÃO SABER RESPEITAR AS PREFERENCIAS DAS PESSOAS,INDEPENDENTEMENTE DO SEXO.

  32. Avatar de Paulo Cesar Paulo Cesar disse:

    Diversidade sexual e Igreja, um diálogo possível. Entrevista especial com Luís Corrêa Lima

    Ao analisar a forma como a Igreja aborda temas como a diversidade sexual, o padre jesuíta Luís Corrêa Lima disse, na entrevista que concedeu por e-mail à IHU On-Line, que “nós só podemos saber o que a Palavra de Deus significa para nós hoje, e que implicações ela tem, com um suficiente conhecimento da realidade atual, que inclui a visibilização da população LGBT”. Ele relembra uma carta do Vaticano aos bispos, do ano de 1986, mencionando que “nenhum ser humano é mero homossexual ou heterossexual. Ele é, acima de tudo, criatura de Deus e destinatário de Sua graça, que o torna filho Seu e herdeiro da vida eterna”.

    O pesquisador destaca, ainda, uma declaração do Papa Bento XVI, dizendo que “o cristianismo não é um conjunto de proibições, mas uma opção positiva”. Segundo ele, o Papa acrescentou “que é muito importante evidenciarmos isso novamente, porque essa consciência hoje quase desapareceu completamente. É muito bom que um Papa tenha reconhecido isto. Há no cristianismo uma tradição multissecular de insistência na proibição, no pecado, na culpa, na condenação e no medo”.

    Corrêa Lima frisa que não cabe “encaminhar os gays a terapias de reversão ou a ‘orações de cura’, que frequentemente são formas escamoteadas de exorcismo. No diálogo ecumênico e inter-religioso da Igreja, recomenda-se conhecer o outro como ele quer ser conhecido, e estimá-lo como ele quer ser estimado. O conhecimento e a estima recíprocos são também o melhor caminho para o diálogo entre a Igreja e o mundo gay”.

    E completa: “O grande desafio da diversidade sexual é fazer-se compreender pela sociedade, não como uma ameaça, mas como uma pluralidade existente na condição humana que enriquece o mundo. No fundo, as pessoas querem ser elas mesmas, reconhecidas e aceitas pelos outros”.

    Formado em Administração, Filosofia e Teologia, Luís Corrêa Lima também é mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio, onde é professor desde 2004, e doutor em História pela Universidade de Brasília – UnB. É autor de Teologia de Mercado – uma visão da economia mundial no tempo em que os economistas eram teólogos (Bauru: EDUSC, 2001).

    Confira a entrevista.

    IHU On-Line – Qual é a importância de a Igreja abordar temas como a diversidade sexual, nos dias de hoje?

    Luís Corrêa Lima – A diversidade sexual é um dado da realidade. No passado, gays, lésbicas e bissexuais viviam no anonimato ou à margem da sociedade. Escondiam-se em uniões heterossexuais e, quando muito, formavam guetos. Hoje, tornam-se visíveis, fazem imensas paradas, junto com travestis e transexuais, exigem respeito e reconhecimento, e reivindicam direitos.

    Para a Igreja, a lei de toda a evangelização é pregar a Palavra de Deus de maneira adaptada à realidade dos povos, como lembra o Concílio Vaticano II (Gaudium et Spes, nº 44). Deve haver um intercâmbio vivo e permanente entre a Igreja e as diversas culturas dos diferentes povos. Para viabilizar este intercâmbio – sobretudo hoje, em que tudo muda tão rapidamente, e os modos de pensar variam tanto – ela necessita da ajuda dos que conhecem bem a realidade atual, sejam eles crentes ou não. O laicato, a hierarquia e os teólogos, prossegue o Concílio, precisam saber ouvir e interpretar as várias linguagens ou sinais do nosso tempo, para avaliá-las adequadamente à luz da Palavra de Deus, de modo que a Revelação divina seja melhor compreendida e apresentada de um modo conveniente.

    A correta evangelização, portanto, é uma estrada de duas mãos, do intercâmbio entre a Igreja e as culturas contemporâneas. Nós só podemos saber o que a Palavra de Deus significa para nós hoje, e que implicações ela tem, com um suficiente conhecimento da realidade atual, que inclui a visibilização da população LGBT.

    IHU On-Line – Que elementos de discussão a diversidade sexual propõe para setores da sociedade como a família, a igreja e a escola? Quais são os desafios no que se refere à cidadania?

    Luís Corrêa Lima – Por muitos séculos, o homoerotismo foi visto no Ocidente como um pecado nefando (que não deve nem ser nomeado) e como um crime gravíssimo que atrai o castigo divino para a sociedade. Igreja e Estado estiveram unidos. Tribunais eclesiásticos julgavam os acusados de “sodomia”, e os culpados eram entregues ao poder civil para serem punidos. Em casos extremos, a punição chegava à pena de morte.

    O homoerotismo foi descriminalizado, e a condição homossexual foi despatologizada. Desde o final do século XX, esta condição não é mais considerada doença. Atualmente o Conselho Federal de Psicologia proíbe as terapias de reversão. Ou seja, algumas pessoas são homossexuais e o serão por toda vida. Elas estão em toda parte. Quem não é gay, tem parentes próximos ou distantes que são, bem como vizinhos ou colegas de trabalho que também são, manifesta ou veladamente. Eles compõem a sociedade, visibilizam-se cada vez mais e não aceitam mais serem tratados como doentes ou criaturas abomináveis. Querem ser cidadãos plenos, com os mesmos direitos e deveres dos demais.

    IHU On-Line – O que a fé cristã, na sua opinião, tem a dizer sobre a diversidade sexual?

    Luís Corrêa Lima – O mais importante é algo que foi dito numa carta do Vaticano aos bispos, em 1986: nenhum ser humano é mero homossexual ou heterossexual. Ele é, acima de tudo, criatura de Deus e destinatário de Sua graça, que o torna filho Seu e herdeiro da vida eterna. E acrescenta que toda violência física ou verbal contra é deplorável, merecendo a condenação dos pastores da Igreja onde quer que se verifiquem. A oposição doutrinária que possa haver às práticas homoeróticas não elimina esta dignidade fundamental do ser humano. Deus criou a todos. O Cristo veio para todos e oferece o seu jugo leve e o seu fardo suave. Cabe a nós, com fidelidade criativa, conhecermos e darmos a conhecer estes dons divinos.

    IHU On-Line – Como a Igreja, a partir da fé e das ciências, pode dialogar com a diversidade sexual?

    Luís Corrêa Lima – Certa vez o Papa Bento XVI afirmou que o cristianismo não é um conjunto de proibições, mas uma opção positiva. E acrescentou que é muito importante evidenciarmos isso novamente, porque essa consciência hoje quase desapareceu completamente. É muito bom que um Papa tenha reconhecido isto. Há no cristianismo uma tradição multissecular de insistência na proibição, no pecado, na culpa, na condenação e no medo. O historiador Jean Delumeau fala de uma “pastoral do medo”, que com veemência culpabiliza e a ameaça de condenação para obter a conversão. Isto não se deu somente no passado distante. Também no presente, alguns interpretam a doutrina da maneira mais restritiva e condenatória possíveis, com obsessão pelo pecado, sobretudo ligado a sexo.

    Sem a obsessão pelo pecado, o caminho do diálogo se abre. É preciso também respeitar a autonomia das ciências e da sociedade, como determina o Concílio. Não cabe hoje encaminhar os gays a terapias de reversão ou a “orações de cura”, que frequentemente são formas escamoteadas de exorcismo. No diálogo ecumênico e inter-religioso da Igreja, recomenda-se conhecer o outro como ele quer ser conhecido, e estimá-lo como ele quer ser estimado. O conhecimento e a estima recíprocos são também o melhor caminho para o diálogo entre a Igreja e o mundo gay.

    IHU On-Line – A Igreja, no Brasil, tem, por meio de publicações, cursos, seminários, proposto o diálogo sobre a diversidade sexual. O que isso significa? Há aí um interesse legítimo dos diversos membros da Igreja, ou esta é uma necessidade da Igreja de se inserir em um novo contexto contemporâneo, em que gays e lésbicas ganham mais espaço? Como interpreta a posição da Igreja nesse contexto?

    Luís Corrêa Lima – Constata-se que há no Brasil várias publicações, e de qualidade, sobre diversidade sexual feitas por religiosos ou por editoras católicas. Também há cursos e mesas redondas. Pode-se notar que o interesse é crescente, afinal o contexto da sociedade é inevitável. Em vários ambientes católicos, sejam paróquias, escolas ou centros de pastoral, pode-se tratar do assunto com liberdade. De um modo geral, as eventuais resistências não são barreiras intransponíveis.

    IHU On-Line – Os homossexuais já conquistaram o direito de manterem uma união estável no Brasil. Como avalia a luta pela cidadania religiosa no Brasil?

    Luís Corrêa Lima – Na verdade, há decisões judiciais que favorecem os conviventes homoafetivos, bem como normas de instituições públicas e privadas no mesmo sentido. Casais homossexuais podem obter em cartório um documento declaratório de convivência homoafetiva. Recentemente o Imposto de Renda e os planos de saúde contemplam estes casais com os mesmos direitos dos casais heterossexuais em união estável. Sobre a cidadania religiosa, nos ambientes religiosos católicos, de um modo geral, muitos gays estão presentes mas não manifestam a sua condição para evitar discriminação. É algo semelhante à escola e ao mundo do trabalho.

    IHU On-Line – O que podemos entender por diversidade sexual? Quais os principais desafios da diversidade sexual?

    Luís Corrêa Lima – A visibilização dos homossexuais, e a sua organização como movimento social, já usou diversas siglas: Gay (termo anterior a homossexual, que evoca alegria e autoestima), MHB (Movimento Homossexual Brasileiro), HSH (Homens que fazem sexo com homens – sigla ainda utilizada em saúde pública), GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes – sigla adotada pelo mercado) e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), a mais recente. Há tendências de se acrescentar o ‘I’, de intersexual, para os hermafroditas. O termo diversidade sexual é uma maneira de englobar esta crescente pluralidade, embora com imprecisão.

    O grande desafio da diversidade sexual é fazer-se compreender pela sociedade, não como uma ameaça, mas como uma pluralidade existente na condição humana que enriquece o mundo. No fundo, as pessoas querem ser elas mesmas, reconhecidas e aceitas pelos outros.

    IHU On-Line – Como o senhor avalia o posicionamento da Igreja em relação à diversidade sexual na sociedade contemporânea?

    Luís Corrêa Lima – A Igreja, antes de tudo, está alicerçada na milenar tradição judaico-cristã, ao mesmo tempo em que está presente em diversas partes do mundo, interagindo com a cultura ocidental moderna e com culturas não ocidentais. No judaísmo antigo, acreditava-se que o homem e a mulher foram criados um para o outro, para se unirem e procriarem. O homoerotismo era considerado uma abominação. Israel devia se distinguir das outras nações de várias maneiras, inclusive pela proibição do homoerotismo. A Igreja herdou esta visão antropológica com sua interdição.

    Alguns conteúdos doutrinais mudam ao longo dos séculos, como é o caso da legitimidade da escravidão e da proibição do empréstimo a juros. Isto mostra que eles não comprometem o núcleo da fé. Outros conteúdos também podem mudar, mas não há como prever. De qualquer maneira, a consciência individual tem um peso decisivo em questões complexas como esta. Este papel não deve ser omitido ou subestimado. O Concílio reconheceu o direito de a pessoa agir segundo a norma reta da sua consciência, e o dever de não agir contra ela. Nela está o “sacrário da pessoa”, onde Deus está presente e se manifesta. A fidelidade à consciência une os cristãos e os outros homens no dever de buscar a verdade, e de nela resolver os problemas morais que surgem na vida individual e social (Gaudium et Spes, nº 16). Nenhuma palavra externa substitui o juízo e a reflexão da própria consciência.

    IHU On-Line – Entre os evangélicos também há discordância em relação à homossexualidade. Entretanto, qual sua opinião sobre a Igreja Cristã Contemporânea, coordenada pelo casal de pastores homossexuais Fábio Inácio de Souza e Marcos Gladstone?

    Luís Corrêa Lima – Entre os evangélicos, a oposição à homossexualidade em geral é mais intensa, com práticas frequentes de exorcismo para expulsar o demônio que supostamente toma conta da pessoa. Os que continuam a cometer atos homossexuais são muitas vezes expulsos de suas igrejas, ou sofrem um assédio moral devastador que os faz sair. Como o mundo protestante é fragmentado em diversas denominações, gays evangélicos fundaram igrejas inclusivas para acolherem crentes repelidos por suas igrejas de origem.

    As igrejas inclusivas nasceram nos Estados Unidos, na ampla constelação do movimento gay. A Igreja Cristã Contemporânea é um rebento brasileiro com notável difusão no Rio de Janeiro. Os pastores Fábio e Marcos protagonizaram o primeiro casamento público entre dois pastores gays, com grande repercussão na mídia, muita simpatia da militância LGBT e forte execração dos evangélicos tradicionais.

    IHU On-Line – Quais são, no seu entendimento, as razões que dificultam o consentimento das religiões aos homossexuais?

    Luís Corrêa Lima – As grandes religiões monoteístas – judaísmo, cristianismo e islamismo – enraízam-se em tradições milenares consignadas em textos sagrados antigos, situados em horizontes socioculturais bem diferentes do nosso. Estas religiões se vincularam a uma suposta heterossexualidade universal, expressa no imperativo “crescei-vos e multiplicai-vos’” do livro de Gênesis. Por outro lado, há religiões de matrizes africanas que aceitam os gays. Na verdade, a heterossexualidade não é universal, nem na espécie humana, nem entre os animais. No mundo animal, já se conhecem atualmente mais de 450 espécies com indivíduos homossexuais.

    Certa vez um rabino disse que a tradição não é um bastão de uma corrida de revezamento. O bastão é sempre mesmo, passando de mão em mão. A imagem correta da tradição é uma casa em que vivem sucessivas gerações. Cada uma delas pode dar o seu toque peculiar e até fazer reformas internas. Mas a casa é sempre reconhecível por quem passa na rua. Assim é a tradição: um legado vivo, constantemente enriquecido para ser fiel a si mesmo. O teólogo Yvez Congar afirmou que a única maneira de se dizer a mesma em um contexto que mudou, é dizê-la de modo diferente. A mensagem cristã precisa se reinventar sempre se quiser ser Boa Nova.

    IHU On-Line – As uniões homoafetivas representam uma ameaça à tradição?

    Luís Corrêa Lima – Não, pelo contrário. A união entre o homem e a mulher conserva seu valor e função social, e permanece como sinal bíblico do amor entre o Senhor e o seu povo eleito, e do amor entre Cristo e a Igreja. As uniões homoafetivas não ameaçam as uniões heterossexuais, pois estes não são gays enrustidos prestes a debandarem diante da possibilidade de união homossexual. E nem os gays têm obrigação de se “curarem” e de se casarem com pessoas de outro sexo. Até porque, para o direito eclesiástico, este casamento é nulo. Uniões gays e uniões heterossexuais são de naturezas distintas e não concorrem entre si.

    Um documento do Vaticano de 2003, sobre o reconhecimento civil da união entre pessoas do mesmo sexo, fez severa oposição à equiparação ou equivalência desta forma de união àquela entre homem e mulher. No entanto, ele afirma que, mesmo assim, podem-se reconhecer direitos decorrentes da convivência homossexual. Este é um passo muito importante. Se não houver nenhum reconhecimento social ou proteção legal às uniões gays, o preconceito homofóbico difuso na sociedade vai pressionar os gays a contraírem uniões heterossexuais. O que já acontece há séculos continuará acontecendo. É lastimável, pois isto traz enorme sofrimento a muitas pessoas.

    IHU On-Line – O que deve fazer parte de uma reflexão moral sobre o amor homossexual?

    Luís Corrêa Lima – Antes de tudo, a vocação fundamental do ser humano é amar e ser amado. O amor é a plenitude da lei e da vida em Cristo. E o próprio Cristo ensina que a lei foi feita para o homem, e não o homem para a lei. Para a reflexão moral, convém escutar a Palavra de Deus e buscar uma teologia que supere a leitura ao pé da letra; e que leve em conta a Tradição, o ensinamento da Igreja, os sinais dos tempos e os saberes seculares.

    A moral não deve se limitar ao ideal, mas deve estar atenta ao possível, à situação em que cada um se encontra e aos passos que pode dar. O papa tratou recentemente do uso da camisinha, e afirmou que em algumas circunstâncias ele representa o primeiro passo para uma humanização da sexualidade. É preciso buscar sempre os caminhos de humanização.

    IHU On-Line – Deseja acrescentar algo?

    Luís Corrêa Lima – Sim. Jesus afirmou que há eunucos de nascença, eunucos feitos pelos homens e eunucos que assim se fizeram pelo Reino dos Céus (Mt 19,12). Esta frase, um tanto estranha, tem um sentido literal e um sentido não literal. No caso de eunucos feitos pelos homens, trata-se de castração. No caso de eunucos pelo Reino dos Céus, trata-se do próprio Jesus e dos que renunciaram ao casamento para se dedicarem inteiramente à obra de Deus. Não há propriamente castração. E quem são os “eunucos de nascença”? Para os primeiros leitores do Evangelho, talvez fossem pessoas com um defeito físico que impossibilita o casamento. Mas para nós, hoje, é indispensável considerar aqueles que por natureza, em razão de sua libido, não se destinam ao casamento tradicional. São os gays. Eles têm seu lugar no plano divino. E também devem tê-lo na sociedade e na Igreja.

Deixe um comentário