Jovem de classe média alta levava a droga de Poços de Caldas para o RJ.
Suspeito é indiciado por fazer parte de quadrilha de tráfico internacional.

Um estudante de 30 anos foi preso nesta quinta-feira (19) em Nova Iguaçu (RJ), suspeito de integrar uma quadrilha internacional de tráfico de cocaína. Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, ele é acusado de transportar a droga em livros didáticos na rota entre Poços de Caldas e o Rio de Janeiro.
O homem foi preso em casa, no bairro K-11 em Nova Iguaçu e a polícia acredita que ele agia entre a Europa e a Região Sudeste do Brasil.
Ainda de acordo com a polícia, a prisão do jovem, que é de classe média alta, foi realizada por meio de um mandado expedido pela 2ª Vara Criminal de Poços de Caldas, após a realização da operação no dia 19 de janeiro deste ano.
O delegado Hernanni Perez Vaz, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas, conta que os policiais da 67ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro foram acionados para cumprir um mandado, visto que o jovem agia também na baixa fluminense. “Quando realizamos a operação, um dos presos foi encontrado quando embarcava para o Rio de Janeiro e suspeitávamos que ele estava indo encontrar com este outro envolvido, para levar a droga até ele”, conta.
Droga era transportada entre os estados dentro de livros (Foto: Reprodução EPTV)Entenda a operação
A operação recebe o nome de ‘Fábula’ porque os traficantes escondiam cocaína na contracapa de livros. Quando a apreensão foi feita, foram encontrados cinco quilos da droga nos livros. Ainda de acordo com o delegado, o alto teor de pureza da droga indicava que ela não se destinava ao consumidor final e o quilo chegava a ser comercializado entre R$ 7 mil e R$ 10 mil.
Os livros eram comprados em livrarias e papelarias de Poços de Caldas e os envolvidos desmontavam as capas e colocam no verso delas um plástico contendo a droga, em seguida, voltavam a montar o livro, o que, em uma inspeção rotineira ou durante alguma blitz de trânsito, passaria despercebido. Cada livro embalado pelos traficantes poderia transportar até 250 gramas de cocaína.
Na época, as prisões aconteceram em Poços de Caldas e em Pouso Alegre, pois um dos acusados viajava entre os municípios, transportando a droga.
A quadrilha, segundo o inquérito apurado em Poços de Caldas, abastecia traficantes em todo o Sul de Minas, interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 15 pessoas foram indiciadas e presas.


























