A Polícia Militar de Meio Ambiente de Aiuruoca atendeu a uma denúncia via telefone sobre a caça e transporte irregular de pássaros da fauna silvestre brasileira. Segundo o denunciante o autor capturava os pássaros na cidade de Serranos/MG e os levava a cidade do Rio de Janeiro/RJ. O denunciante disse que no momento que estava fazendo a denúncia o autor estava em um veículo caminhonete vermelha, placas de Serranos, com os pássaros.
A guarnição iniciou rastreamento com o intuito de localizar o veículo. O mesmo foi localizado e abordado na BR 267, próximo ao trevo de Aiuruoca, estando com dois ocupantes. Foi encontrado no interior do veículo 01 pássaro da fauna silvestre, conhecido como Trinca Ferro, 02 gaiolas e 01 estilingue. O proprietário apresentou licença constando o transporte de 02 pássaros, porém não condizia com o que estava sendo transportado, caracterizando transporte ilegal de espécimes.
De acordo com a Lei Federal nº 9605/98, em seu Art 29, § 1º, Inciso III, é crime ambiental o transporte de pássaro da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental. Diante do fato o autor foi preso em flagrante delito, tendo sido lido seus direitos constitucionais.
Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª Cia PM Ind MAT
Paz no Trânsito, Natureza Viva
Equipe: Cb PM CARLOS e Sd PM TIMÓTEO


























