Conta de água pode ficar 40% mais barata a partir de agosto.
Decisão foi tomada pela Justiça porque serviço não é oferecido na cidade.

A partir de agosto deste ano, os moradores de Carmo do Rio Claro poderão receber a conta de água 40% mais barata. É que a taxa de esgoto foi suspensa pelo juiz José Fernando Carvalho Pinto através de uma liminar concedida no dia 20 deste mês. O município havia entrado com uma ação pedindo a suspensão da cobrança sob a alegação de que não existe tratamento de esgoto na cidade.
O percentual é cobrado dos 20 mil consumidores de Carmo do Rio Claro desde 2009, já que no fim de 2008 o município firmou um contrato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A estação de tratamento de esgoto da cidade começou a ser construída há três anos, mas as obras estão paradas.
De acordo com o gerente regional da Copasa em Alfenas, Ricardo César Bruno, a companhia ainda não foi notificada da liminar e a empresa deve recorrer assim que receber a comunicação. Segundo ele, a obra está paralisada para adequações no contrato. A Copasa também afirma que a taxa cobrada é referente à coleta, transporte e manutenção da rede de esgoto e não referente ao tratamento dos dejetos.
O juiz disse que a alegação da Copasa será analisada durante o processo. De acordo com a decisão dele, caso a determinação não seja cumprida, a empresa poderá pagar multa diária equivalente a R$ 2 mil.


























Sr. Giácomo Constanti
Gostaria de saber porque isso não acontece aqui em Santa Rita. Lembrando que a um bom tempo vem sendo cobrado essa Taxa de tratamento de esgoto sendo que nunca tivemos esse tipo de tratamento. Será que a COPASA vai ressarcir o dinheiro já descontado injustamente de nossas contas de AGUA?
Gostaria que se possível vc como um bom protetor de nossos direitos olhasse isso com carinho.
Um grande abraço ..
Caro Flávio, no caso específico de Carmo do Rio Claro, a ação partiu da Prefeitura em defesa dos moradores, o que CREIO que se formos esperar isso de nossa prefeitura iremos morrer esperando!!
Acho que se algum consumidor entrar com uma ação no Ministério Público ou no Fórum, pode se conseguir isso também…Pois caso mostrado na cidade de Carmo do Rio Claro abriu precedente para outras decisões judiciais!
Ok. Pela resposta .. Vamos ver se alguem vai nos ajudar …