Fique de olho no dinheiro da campanha eleitoral

O financiamento das campanhas eleitorais também deve ser um tema para o qual o eleitor precisa estar muito atento. Os partidos ou seus candidatos são os responsáveis pelas despesas da campanha eleitoral, assim como somos responsáveis pelas contas e despesas de nossa casa. Os candidatos e partidos devem informar à Justiça Eleitoral sobre o valor máximo a ser gasto por candidatura. Segundo a lei, gastar recursos além dos valores declarados resulta em pagamento de multa cinco a dez vezes superior à quantia declarada.

Os partidos precisam constituir comitês financeiros, até 10 dias úteis após a convenção, para arrecadar e gerir recursos. O candidato é o único responsável pela veracidade das informações financeiras e contábeis de sua campanha e deve abrir conta bancária para registrar o movimento financeiro dos gastos. Portanto, o candidato não pode alegar que desconhece a origem e como é gasto o dinheiro de sua campanha; ou seja, fingir-se de santo, que desconhecia as falcatruas.

Em campanhas anteriores foram muitas as denúncias envolvendo grupos empresariais importantes no financiamento irregular de campanhas. Em algumas pré-campanhas, os candidatos forma listas de adesão, endossadas por todo o tipo de patrocinadores e alguns governos fazem o que chamam de “caixa 2 de campanha”, com recursos públicos, utilizados para ajudar os candidatos da situação.

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Informativo da Prefeitura Municipal. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário