Ao todo, diretoras de seis escolas da cidade foram demitidas do cargo.
Suspeita é de irregularidades no uso do dinheiro da caixa escolar.

Diretoras de seis escolas estaduais de Nepomuceno (MG) foram exoneradas na última semana pelo Governo do Estado por suspeita de irregularidade na administração do dinheiro da caixa escolar. Uma das envolvidas, a diretora Silvane das Dores alega que não foi informada sobre o motivo da exoneração.
“Em momento algum me procuraram e eu fui informada por telefone. Eu trabalho há 12 anos e se tiver alguma irregularidade todo mundo da superintendência está errado também. Me sinto humilhada”, diz Silvane.
Nepomuceno tem seis escolas estaduais, três na cidade e três na zona rural. Segundo a nota divulgada pela Secretaria de Estado de Educação, a exoneração foi necessária para assegurar a condução do processo de apuração, sendo que, durante o processo, todos os envolvidos serão ouvidos. A Superintendência Regional de Ensino de Varginha (MG) já nomeou servidores que vão ocupar, provisoriamente, o cargo de direção das seis escolas em Nepomuceno.
Vários alunos não frequentaram as aulas nesta terça-feira (19) como forma de protesto. Alguns deles informaram que não vão estudar enquanto as diretoras não forem recolocadas no cargo novamente.
As seis diretoras exoneradas são professoras concursadas pelo estado. Por isso, mesmo perdendo o cargo na diretoria, que é considerado cargo de confiança, elas continuam trabalhando normalmente nas respectivas escolas como professoras. Nenhum representante da Superintendência Regional de Ensino foi encontrado para comentar o caso sob a alegação de que o órgão apenas cumpre uma determinação do governo do estado.
O diretor regional do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, Abdon Guimarães, não concorda com a atitude. “Procurei a superintendência para questionar os fatos que não foram apurados e me informaram que eles vão dar uma posição na próxima quinta-feira”, explica.
Caixas escolares
As caixas escolares são recursos geridos pelos diretores das escolas e normalmente utilizados para agilizar processos de contratações, como pequenas intervenções ou obras no prédio das escolas. O responsável pela administração da caixa escolar é o diretor e é dele a responsabilidade pela prestação de contas de como o dinheiro é gasto.

























