Pouso Alegre volta a bater recorde na geração de empregos

Pouso Alegre engrenou mais uma boa sequência de indicadores nas estatísticas de geração de emprego do Ministério do Trabalho. No acumulado dos últimos 12 meses, até abril, a cidade registrou um saldo positivo de 3.395 contratações (relação entre demissões e admissões). O resultado coloca o município como oitavo do estado em contratações no período e lhe confere a liderança no Sul de Minas. De janeiro de 2009 a abril de 2012, a cidade soma um saldo positivo de 8.919 novos postos de trabalho. Para efeito de comparação com algumas das maiores cidades da região, a cidade de Varginha criou, no ...

Pouso Alegre engrenou mais uma boa sequência de indicadores nas estatísticas de geração de emprego do Ministério do Trabalho. No acumulado dos últimos 12 meses, até abril, a cidade registrou um saldo positivo de 3.395 contratações (relação entre demissões e admissões). O resultado coloca o município como oitavo do estado em contratações no período e lhe confere a liderança no Sul de Minas.

De janeiro de 2009 a abril de 2012, a cidade soma um saldo positivo de 8.919 novos postos de trabalho. Para efeito de comparação com algumas das maiores cidades da região, a cidade de Varginha criou, no mesmo período, 3.503 postos. Poços de Caldas teve um desempenho um pouco melhor. Registrou 6.522 novas vagas, ainda assim inferior ao número alcançado d por Pouso Alegre. “Nos últimos dois anos o mercado de trabalho local tem apresentado um aquecimento contínuo. Ficamos bastante satisfeito com o resultado deste indicador, porque ele representa mais renda e qualidade de vida para a população. Através dele, atingimos nosso objetivo principal, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico Renato Torres.

No primeiro quadrimestre de 2012, a geração de empregos em Pouso Alegre avançou 61,84%, na comparação com o mesmo período do ano passado. “No início de 2011, já detínhamos um quadro animador. Com uma alta considerável na criação de postos de trabalho. Ainda assim, comprovando as projeções mais otimistas e apesar da crise mundial que já começa a afetar a economia brasileira, Pouso Alegre começou 2012 com o pé direito, inserindo ainda mais pessoas no mercado de trabalho”, analisa Renato.

Dois fatores devem se combinar para alavancar ainda mais os indicadores econômicos do município no segundo semestre. De acordo com o ministro da Fazenda Guido Mantega, os pacotes de incentivo à indústria e ao consumo começam a surtir efeito a partir de agora. As ações do governo Dilma devem assegurar a expansão do desempenho dos setores de Comércio e Serviços na cidade, movimentados pela ampliação da população economicamente ativa, com mais pessoas recendo salário, e pelo aumento da renda dos pouso-alegrenses. Além disso, os dois grandes empreendimentos anunciados para Pouso Alegre começam a contratar até o fim do ano. No SerraSul Shopping, a expectativa é de pelo menos mil empregos diretos. A empresa chinesa XCMG deve gerar outros mil postos de trabalho diretos e outros 4 mil indiretos, quando o empreendimento estiver operando em sua capacidade máxima.

Dinamismo econômico

O aquecimento da economia de Pouso Alegre pode ser sentido em todos os setores, mas alguns deles vêm se destacando há algum. Para Renato Torres, o atual dinamismo local é resultado da intensa atividade de três setores, comércio, serviços e indústria. O secretário ainda lembra que a cidade transformou-se em um canteiro de obras, devido à ação do governo, o que também reflete na geração de empregos, que, por sua vez, ajuda a movimentar a economia. “A tendência é que a geração de empregos continue crescendo nos próximos anos”, avalia o secretário.

O secretário conta que esta tendência de crescimento na taxa de geração de empregos é sentida especialmente na movimentação das principais empresas instaladas no município. A ampliação do corpo de trabalho da indústria pouso-alegrense é consequência da expansão física do setor, que vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2010, pouco depois da economia brasileira ter superado de vez a crise financeira global originada no final de 2008.

Pibão

Com os recentes investimentos anunciado por multinacionais como a XCMG e centros de consumo como o SerraSul Shoping, projetado para ser o maior do interior de Minas, Pouso Alegre caminha para dobrar seu Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas durante um ano no município, acrescendo a ele mais R$ 3,2 bilhões até o final de 2013. É como se, em dois anos, Pouso Alegre acrescentasse às suas riquezas mais do que tudo o que foi produzido pela cidade de Varginha em 2009. Um crescimento de 122%.

Com evolução crescente do emprego, capacitação profissional ganha relevância

Em um cenário tão singular, como o que atravessa o mercado de trabalho em Pouso Alegre, a formação e capacitação profissional crescem em importância e passam a ser o ‘X’ da questão para os especialistas. “Criadas as condições necessárias para que as empresas se instalem com segurança e certeza de sucesso em Pouso Alegre, não podemos nos descuidar agora de qualificar nossa mão-de-obra, seja para suprir a necessidade da indústria, seja para garantir que os pouso-alegrenses tirem o melhor proveito das novas oportunidades que estão surgindo”, avalia o prefeito Agnaldo Perugini.

Na trilha desse caminho, a Prefeitura recriou o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), investe em parcerias com o Sistema ‘S’, adere a programas do governo federal como o Pronatec e o Projovem e trouxe par Pouso Alegre o Instituto Federal Tecnológico do Sul de Minas. Esses centros de ensino têm foco na educação profissional técnica e especializada e oferecem formação gratuita.
Em 2011, com a inauguração do Centro Vocacional Tecnológico, o governo de Agnaldo Perugini já traçara um audacioso plano de formação de mão de obra com vistas à tecnologia e à formação de técnicos industriários. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Renato Torres, o município possui bases sólidas para fomentar o mercado de trabalho com profissionais talentosos. “Já temos parceiras bastante eficientes com o sistema S, inauguramos recentemente o Centro Vocacional Tecnológico e estamos, cada vez mais, aprofundando nossas relações com o Instituto Federal tecnológico que, acreditamos, será um dos grandes seleiros de novos talentos da região”. O plano de desenvolvimento de mão-de-obra da Prefeitura prevê um aprofundamento dessas parcerias.

O prefeito Agnaldo Perugini lembra que a formação de profissionais qualificados é também uma forma de oferecer melhores oportunidades para a população. “Estamos investindo em instituições que têm a capacidade de formar profissionais preparados, mas que, além disso, oferecem oportunidades que podem mudar a vida de pessoas carentes, dando a elas a formação necessária para ocupar o emprego que seus pais não tiveram condição de ocupar”.

Excelentes exemplos da adoção de políticas de inserção social pela Administração podem ser vistos no Centro Vocacional Tecnológico de Pouso Alegre – CVT e no Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULdeMinas, com obras já iniciadas e inauguração prevista para novembro de 2012.

Ambos se complementam em termos de oferta de cursos e se apresentam como qualificadores de mão de obra para jovens e adultos sem condições de arcarem com seus estudos, além de atenderem à crescente demanda de mão de obra qualificada.

IF Sul de Minas

Sérgio Pedini, reitor do IF Sul de Minas, ressalta a importância do apoio dado pela Prefeitura para a vinda do instituto para o município. “Desde a implantação do Instituto, a Prefeitura tem sido parceira, seja na recepção dos primeiros servidores, seja na nossa aproximação com as demandas de qualificação profissional da cidade.” Além de mediar o contato que terminou com a doação do terreno onde está sendo construído o campus do IF em Pouso Alegre e ter doado, ela própria, uma parte da área, a Prefeitura tem ajudado na organização das audiências públicas que tem a função de definir juntos com os moradores os cursos que serão oferecidos no IF.

O reitor avalia que a escassez de mão-de-obra não pode ser um impedimento para o crescimento da cidade. “Nós estamos integrados nessa tarefa e já vimos oferecendo desde o ano passado vários cursos de qualificação profissional, através da equipe de nosso Campus provisório. O Governo Federal, por sua vez, vem apoiando todas as iniciativas nessa direção, através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego”.

CVT

Coordenado pela Fundação Promenor, por meio de um convênio firmado com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o centro tem capacidade para atender aproximadamente 3.000 alunos por ano em três frentes principais de ensino: inclusão digital, laboratório vocacional e apoio ao empreendedor. Todos os cursos têm duração de dois meses.

Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário