Doce foi confecionado durante festa junina em Piranguinho
Tamanho do doce é homologado no livro dos recordes.
Com 17 metros e 800 quilos, o pé de moleque gigante de Piranguinho bateu o próprio recorde neste ano. O doce foi confeccionado e servido durante o fim de semana na cidade. Foram usados 200 quilos de amendoim e 100 quilos de rapadura para fazer o doce servido gratuitamente na praça durante a festa junina neste sábado (16).
Piranguinho é uma das cidades mais jovens do Sul de Minas, com apenas 49 anos, mas já é famosa e conhecida como a capital nacional do pé de moleque. O tamanho do doce é homologado no livro dos recordes, além de ser patrimônio imaterial de Minas Gerais, reconhecido pelo seu processo artesanal de produção por meio da lei 18.057/2009. O município tem hoje 12 produtores e 17 barracas, que vendem até cinco mil unidades por dia.
Festa do maior pé de moleque do mundo movimenta Piranguinho. (Foto: Reprodução EPTV)Neste ano a prefeitura montou uma grande estrutura na praça para que o doce fosse feito no local. Produtores e voluntários foram os responsáveis pelo resultado, que encantou os mais de 10 mil visitantes que passaram pelo município. Pela primeira vez, a cabeleireira Neide Aparecida experimenta o doce. “É a primeira vez que venho, mas está valendo a pena esperar”, conta.
O analista de sistemas Hackel Lemos também comenta. “Já tiramos foto, agora vamos comer o pé de moleque”, diz.
Maior pé de moleque
Embora a festa de Piranguinho afirme ter o maior pé de moleque do mundo, há outras referências no Brasil de outros doces gigantes. Em Caruaru (PE), por exemplo, foi servido na última sexta-feira (15) um pé de moleque de 15 metros de comprimento, que pesava duas toneladas. Para efeito de comparação, o de Piranguinho pesa um pouco menos, 800 quilos, mas é dois metros maior. O recorde do doce de Piranguinho foi confirmado em 2010, pelo Guiness Book.


























