Antes de vir para a cidade Renata Rezende atuava na Corregedoria da Polícia Civil, em BH

A Delegacia de Proteção a Mulher da 2ª Delegacia Regional de Alfenas está sob novo comando. E pela primeira vez na cidade uma mulher vai dirigir os trabalhos de combate e punição aos crimes cometidos contra a ala feminina da sociedade.
A delegada Renata Fernanda Gonçalves Rezende foi apresentada, logo após a coletiva de imprensa pelo fim do inquérito da fraude para facilitar o acesso a carteiras de motorista. Antes dela outros delegados se revezavam no atendimento da demanda do setor.
Vinda de Belo Horizonte, onde atuava na Corregedoria da Polícia Civil, Renata Rezende chega demonstrando disposição com a tarefa. “Estou feliz por chegar em Alfenas. A sociedade pode contar com o meu trabalho para coibir a violência doméstica e outros tipos de violência contra a mulher”, disse ela que também foi delegada na cidade de Timóteo, no Vale do Aço do Estado.
Para ela é a falta de informação que leva muitas mulheres a não denunciar seus agressores. “As vezes elas se sentem constrangidas, mas é porque não sabem dos seus direitos. A Lei Maria da Penha dá o amparo a mulher, pó exemplo, de que o agressor seja afastado do convívio dela. Além disso a lesão corporal não depende da vontade da mulher”, explicou a delegada, se referindo ao novo entendimento da Lei 11.340, de que a denúncia não depende mais do interesse de quem é vítima.
E segundo o delegado regional Carlos Camargo, a presença de Renata Rezende no quadro da Polícia Civil local é resultado de uma antiga reivindicação. “A gente pretendia já há algum tempo ter uma delegada, a figura da mulher, a frente da Delegacia da Mulher. Conseguimos após algum tempo enfrentando um número reduzido de delegados em Minas Gerais”, argumentou ele, acrescentando que a partir de agora as mulheres se sentirão mais a vontade para procurar a delegacia e relatar as questões de violência de que são vítimas.
Denúncias e crimes contra crianças e idosos também serão investigados na Delegacia de Proteção a Mulher.


























