Cidades têm nova unidade de pronto-atendimento e ala oncológica.
Ministro da Saúde esteve na região para inauguração.

As cidades de Varginha e Pouso Alegre receberam novos serviços de saúde nesta sexta-feira (8). A nova unidade de pronto-atendimento, em Varginha e a ala oncológica do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, foram inauguradas pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A nova UPA de Varginha é a 23ª de Minas Gerais e vai ajudar a desafogar os atendimentos de urgência de hospitais do SUS nas cidades próximas à cidade. A unidade fica no bairro Padre Vitor e vai funcionar de segunda a domingo, 24 horas por dia. O espaço conta com consultórios médicos, pediátricos, e equipamentos de raio-x. A estrutura também está preparada para a realização de pequenas cirurgias. A obra custou pouco mais de R$ 7 milhões e foi construída com recursos dos governos federal, estadual e municipal.
Com a inauguração da nova UPA, o Sul de Minas passa a contar com três unidades de pronto-atendimento. As outras duas são em Passos e Poços de Caldas. A cidade ainda deve ganhar uma central do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que vai beneficiar mais de 15 cidades da região. Para implantar o serviço, o município recebeu 16 ambulâncias, em 2010, do governo federal. A previsão da Prefeitura de Varginha é que a UPA comece a atender ainda neste mês.
Credenciamento Samuel Libânio
Os pacientes do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, esperam há mais de um ano e meio para receber o tratamento oncológico do Sistema Único de Saúde, sem precisar viajar para outras cidades. Antes, era necessário ir até cidades vizinhas como Varginha e Poços de Caldas. O setor de oncologia do hospital está pronto desde janeiro do ano passado, mas aguardava autorização para iniciar os trabalhos.
Dados da Prefeitura de Pouso Alegre apontam que 277 pacientes fazem tratamento oncológico todos os meses em outras cidades do Sul de Minas e também do Estado de São Paulo. Outros 253 estão com a doença estabilizada, mas ainda precisam de atendimento semestral ou anual.
Depois de credenciado, o hospital espera atender cerca de 350 pacientes com câncer por mês. A capacidade será de até 50 quimioterapias por dia. O hospital vai atender pacientes de 54 cidades vizinhas e será referência para uma população de 500 mil habitantes.
O ministro Alexandre Padilha deverá estar neste sábado (9) em Passos (MG), onde irá visitar a Santa Casa da cidade.


























