Fala cidadão – Protesto de um Santarritense – SEGURANÇA PÚBLICA

“Prezado  Giácomo, 
 
Gostaria de manifestar o meu protesto como Santaritense,  ao descaso e desrespeito com que nossa cidade foi tratada nas festividades da nossa Padroeira em 22 de maio, pela Polícia Militar de Minas Gerais e pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
 
É de conhecimento de todos que somente 03 cidades da região possuem  movimentação atípica nesta data – Santa Rita do Sapucai, Santa Rita de Caldas e Cássia – sendo, portanto, injustificável que as duas corporações militares do Estado não desloquem efetivos extras para elas, visando manter a segurança de suas populações durante os três ou quatro dias em que estas cidades recebem os romeiros.
     
Não é de meu conhecimento que a PMMG ou seu Corpo de Bombeiros tenham deslocados para Santa Rita qualquer reforço de tropa ou viaturas ou que o Corpo de Bombeiros tenha colocado sequer uma Ambulância de Plantão durante os festejos. 
 
Falta de efetivo não é,  pois todos nós sabemos que em Pouso Alegre temos um Batalhão da Polícia Militar, em Itajubá outro Batalhão da PMMG e em Poços de Caldas um terceiro Batalhão da PMMG, além de Orgãos do Corpo de Bombeiros muito bem equipados. 
 
Isto obriga as Prefeituras a contratar empresas privadas de segurança  desarmada,  para um serviço que é obrigação do Governo Estadual – SEGURANÇA PÚBLICA.
 
O dinheiro do nosso IPTU está sendo gasto indevidamente  para tentar cobrir a omissão do Estado de Minas Gerais.
 
Não sei se você concorda mas eu daria um O (zero) à Polícia Militar e outro O (zero) ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. 
 
Há Coronel sobrando nos Gabinetes e Soldados faltando nas ruas das cidades mineiras.”
 
Abraço,
 
Ricardo Rennó

Esta entrada foi publicada em Fala Cidadão. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

17 Responses to Fala cidadão – Protesto de um Santarritense – SEGURANÇA PÚBLICA

  1. Avatar de Arnaldo Arnaldo disse:

    Vamos ser justos, no sábado da festa, quando houve um acidente próximo ao posto Brusamolim, havia pelo menos 20 policiais militares no local, acredito eu que um numero maior que o efetivo normal.

    • Avatar de Anselmo. . . Anselmo. . . disse:

      Porque será que tinha tantos policiais atendendo um só acidente automobilistico, ou estou enganado e foi uma queda de alguma aeronave, quem sabe um trem descarrilhado. Eficiência total

  2. Avatar de Leandro Leandro disse:

    NOSSA 20 QUE LEGAL PARA UMA CIDADE QUE TEM 40,000 HABITANTES ACORDA JOVEM

    • Avatar de Arnaldo Arnaldo disse:

      Primeiro: Leia e interprete. Disse “no local” e não na cidade.
      Segundo: Acredito q efetivo da PM na cidade não passa de 10 policiais, com certeza aumentaram sim, se não é suficiente, eu não disse o contrario.
      Terceiro: Não estou dormindo, pela sua interpretação da minha resposta, vc sim está.

  3. Avatar de Luis Eduardo Luis Eduardo disse:

    O acidente nada mais é do que uma tragédia anunciada. A falta de ação das autoridades (Polícia, Prefeitura e Judiciário) tem levado a excessos de motociclistas e motoristas que se tornou rotina em nossa cidade. Qualquer um que more no centro sabe que não há lei e ordem em nossa cidade.
    A festa só vem a agravar nossa rotina de desmandos.
    Se havia 20 policiais no local com certeza era por curiosidade e não para tomar alguma atitude!

  4. Avatar de Paulo da Silva Paulo da Silva disse:

    SEGURANÇA DA FESTA SANTA RITA 2012

    Quem fez a segurança da Festa de Santa Rita 2012 foi a Guarda Municipal,com onstensividade ,dedicação e respeito com o cidadão,cuidando da incolumidade dos cidadãos durante os dias de Festa .

    É mais facil cobrar do estado,mas a Prefeitura fez sua parte,com o trabalho da Guarda Municipal.

    È brincadeira em nenhum momento este cidadão citou o nome da Guarda Municipal que é uma força de Segurança Publica do município.

    Depois quer cobrar segurança!!!

    Fala serio !!!

    Guarda Municipal já é realidade !!!

    Não depende do estado para atuar ,tem a sua atuação dentro da lei cuida da VIDA DO CIDADÃO !!!
    Tem autonomia na area de SEGURANÇA PUBLICAe não responde para o Estado.

    VAMOS CUIDAR DESTA GUARDA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO SAPUCAI !!!

    QUE FOI CRIADA PELO RONALDO DE CARVALHO PARA A INCOLUMIDADE DAS PESSOAS E PATRIMÔNIO!!!

    OBRIGADO.

  5. Avatar de Jonas Jonas disse:

    realmente e uma pergunta muito difícil, mais justiça seja feita todas as noites tinha pelo menos 08 a 10 guardas municipais ,pois sempre vi 03 viaturas e todas as noites tinha seu superior a frente, parabéns a guarda municipal nessa festa.

    • Avatar de Paulo da Silva Paulo da Silva disse:

      Sim havia superiores á frente,com 03 Viaturas e uma moto,trabalhando com onstensividade,apoiando as barracas beneficentes,como a barraca do Câncer onde os guardas evitaram agressão contra os organizadores,somente com a sua presença.

      PARABENS Á TODOS INTEGRANTES DA GUARDA MUNICIPAL QUE FAZEM 05 ANOS EM SETEMBRO.

      E AINDA NÃO RECEBERAM O TITULO DE CIDADÃOS DA CÂMARA MUNICIPAL …

      POR QUE SERÁ !!!

      • Avatar de Paulo da Silva Paulo da Silva disse:

        Não podemos esquecer que a Guarda Municipal foi criada pelo Ronaldo de Carvalho,que conhece os trabalhos de uma Guarda.
        Hoje com o pouco que tem,Viaturas usadas por outras secretárias,ainda responde o clamor dos santarritenses .

        Senhor Prefeito lhe pergunto:

        POR QUE NÃO COMPROU JUNTAMENTE COM CAMINHÕES,CARROS DE PASSEIO PARA O DEPARTAMENTO DE OBRAS E NÃO COMPROU CIQUER UMA MOTO NOVA OU CARRO PARA A GUARDA ???

        Todos nós sabemos que a Guarda Municipal cuida de seus veiculos e só utilizam em prol ao cidadão.

  6. Avatar de mel mel disse:

    Parabéns a guarda municipal, mas a questão é …. e se pega fogo em alguma barraca ? teria que ter corpo de bombeiro e no caso do atropelamento teria que ter uma ambulância por perto e não a GM! o Sr. Ricardo tem toda razão de cobrar sim mais segurança da PM,corpo de bombeiro etc…, por que a prefeitura contrata segurança que são totalmente despreparados para uma festa tão grandiosa como a festa de santa Rita.

    • Avatar de Paulo da Silva Paulo da Silva disse:

      GUARDA MUNICIPAL EM SANTA RITA DO SAPUCAI
      TRABALHA:

      01) Segurança Publica Municipal e na incolumidade de pessoas tb.

      02) Combate á princípios de incêndios onde possui extintores na sede e possui um tanque de conbate á incêndio que ainda não foi ativado.

      03) é Defesa Civil atuante em qualquer sinistro.

      04) Presta assistência ao cidadão.

      05)é Mediador de Conflitos.

      06) Apoia as Igrejas católicas e Evangélicas.

      07) Apoia o Conselho Tutelar.

      Entre outros trabalhos relevantes para a cidade.

      É TUDO QUE O CIDADÃO PRECISA

      E TEM POLÍTICOS E CIDADÃOS QUE NÃO RECONHECEM OS TRABALHOS, QUE NÃO QUEREM VER A GUARDA CRESCER E ATUAR EM PROL AO CIDADÃO !!!
      MAS O RONALDO COMEÇOU DANDO O PONTA PÉ INICIAL ONDE O GIÁCOMO PARTICIPOU .

      E OS OUTROS PREFEITOS

      TEM QUE CONTINUAR ESTE TRABALHO QUE BENEFICIA O CIDADÃO QUE MAIS PRECISA !!!

      JÁ PENSARAM NISSO !!!

  7. Avatar de Alexandre mendonca Alexandre mendonca disse:

    parabéns a guarda municipal, não só pelo trabalho realizado na festa e sim por todo o ano!

  8. Avatar de PAULO PAULO disse:

    GUARDA MUNICIPAL, UM ORGÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA que atende os preceitos dos CIDADÃOS, porque é o unico que está proxímo DO POVO! VOÇÊ quer mais segurança? conheça os serviços DA GUARDA MUNICIPAL e apoie.

    • Avatar de Gustavo Gustavo disse:

      Realmente a Guarda Municipal têm realizado um serviço muito bom em Santa Rita, mas e quanto a “blitz” que ela fez na Festa de Sana Rita ao lado da pracinha da Katrin, onde vários GM’s impediram que moradores da Nova Cidade entrassem no circular para ouvir ameaças e verem alguns daqueles moradores serem agredidos por GM despreparado, que aliás, a população sabe quem são esses GM’s que em todos os casos que tem de agressão é sempre os mesmos que estão envolvidos. Filmei a ação da Guarda Municipal nesta noite da semana da Festa de Santa Rita em estou pensando seriamente em postá-la no youtube para que a todos possam ver como têm profissional despreparado que suja o nome de instituições como a Guarda Municipal.

      • Avatar de Mauricio de Souza Mauricio de Souza disse:

        Pois é a guarda municipal é boa para a cidade sim, quanto a isso eu não descuto. Mas
        aprovar que a guarda municipal ande armada..? isso é inconstitucional. Em plena a época em que todos clamam pelo desarmamento, vai-se distribuir mais armas…? Tomara que todos os cidadãos manifestem contra essa proposta.

  9. Avatar de Gm Ortega Gm Ortega disse:

    É verdade isso só me deixa mais orgulhoso,pegamos bandidos na Unha.

  10. Avatar de Gm Ortega Gm Ortega disse:

    Agora falando sério,o Guarda Municipal Ortega Não pretende ficar muito tempo sendo Guarda,vou procurar outra profissão para exercer certamente na mesma área,mas gostaria que esta Guarda continuasse os trabalhos,fosse mais valorizada e equipada para que pudessem continuar fazendo o que de melhor fazem proteger o cidadão,e quem sabe um dia sejam armados.Algumas vezes disse para os colegas de trabalho que deveríamos seguir o exemplo da cidade de Louveira e também entrar na Justiça para ter o direito de trabalharmos armados já que aquela cidade contendo cerca de 22.000 habitantes conseguiram tal direito demostrando a inconstitucionalidade na lei do desarmamento.Já que também prendemos em situação de flagrante delito,possuímos todas as exigências que são estipuladas pela lei,bastando apenas ser criada uma Ouvidoria.Conforme preceitua o Art. 44, Parágrafo Único do Dec. n.º 5.123/04, “… da existência de Ouvidoria, como órgão permanente, autônomo e independente, com competência para fiscalizar, investigar, auditorar e propor políticas de qualificação das atividades desenvolvidas pelos integrantes das Guardas Municipais”.Por tratar-se de um controle externo, o mesmo deverá ser independente, podendo ser representado por membros do Ministério Público e dos Conselhos Comunitários de Segurança, dentre outros.Do mesmo modo, pautado no Dec. n.º 5.123/04, em seu Art. 44, “… as Guardas Municipais dos municípios que tenham criado Corregedoria própria e autônoma, para apuração de infrações disciplinares atribuídas aos servidores integrantes do Quadro da Guarda Municipal”.

Deixe um comentário