Trânsito mata mais de 40 mil brasileiros por ano

Os números de mortes no trânsito brasileiro assustam. De acordo com o Ministério da Saúde, são 40.610 mortes por ano, ou 103 por dia. As internações por acidentes chegam a 339 diariamente. Esses dados foram apresentados na 1ª reunião do Ciclo de Debates Siga Vivo – Pelo fim da violência no trânsito – realizado pelo Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com 57 entidades da sociedade civil e do poder público. O evento ocorreu nessa segunda-feira (21/05), em Betim.  

O presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), disse que essa realidade poderia ser evitada e que o dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) já é insuficiente para atender a tantas demandas. “Cerca de 1/3 dos recursos do SUS vai para o tratamento de pessoas acidentadas no trânsito. Se os desastres fossem evitados, o valor poderia ser investido em outros setores da saúde, melhorando a qualidade do atendimento público.”

O coordenador da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) da Regional Centro-Oeste, Antenor Pinheiro, informou que, de 2009 até maio de 2012, já foram gastos pelos governos R$ 89 bilhões no tratamento médico de acidentados. O valor seria suficiente para comprar 763 mil ambulâncias ou construir 1.781 hospitais de reabilitação. “Não podemos dissociar mobilidade urbana e saúde”, reforçou.

Minas Gerais. No Estado, os números também impressionam. Em 2010, foram registrados 4.578 óbitos em decorrência de desastres automobilísticos. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), entre 2009 e 2010, foram 981 mortes por causa do trânsito. Isso representa 22,6% dos óbitos relacionados à mobilidade urbana mineira.

A deputada Maria Tereza Lara (PT) disse que as motos representam 12% da frota, mas estão envolvidas em 50% dos acidentes. O deputado João Leite (PSDB) afirmou que é necessário conscientizar a população sobre o impacto dos acidentes de trânsito na vida das famílias. A educação, legislação e engenharia de tráfego foram apontadas como algumas das soluções para diminuir os índices alarmantes.

Encontros.
 O Ciclo de Debates Siga Vivo vai percorrer várias regiões de Minas. As próximas reuniões serão em Governador Valadares (05/06), Poços de Caldas (13/06), Montes Claros (15/06), Uberlândia (22/06), Juiz de Fora (25/06), Divinópolis (28/06) e Belo Horizonte (05/07). Mais informações pelo site www.almg.gov.br.

Esta entrada foi publicada em Trânsito. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 Responses to Trânsito mata mais de 40 mil brasileiros por ano

  1. Avatar de Mauricio de Souza Mauricio de Souza disse:

    Números alarmantes. E em nossa cidade podemos sentir de perto esse terror em que esta se transformando o trânsito, onde se impera a lei do mais forte. Em poucos dias tivemos três vítimas fatais, e duas com ferimentos mais leves, em tão curto espaço de tempo. É preciso blitiz para conscientizar os motoristas sejam elas feitas em baladas, praças, eventos, é necessário e urgente algum movimento, pois está impossivel andar de bicicleta e mesmo em passeios sem temer. Em santa Rita temos muitos motoristas habilitados, mas a grande maioria desses “habilitados ” não sabem dirigir.

  2. Avatar de Bruno. ( é sua chance de mudar essa realidade ) Bruno. ( é sua chance de mudar essa realidade ) disse:

    Até na nossa cidade podemos sentir isso.
    Pessoas inocentes estão morrendo em seguida… praticamente um atrás do outro. Isso é maior absurdo que já vi !

    Pessoal, vamos apoiar a campanha “Não foi Acidente”
    É a nossa chance de mudarmos esse massacre, não podemos esperar até que um bêbado nos atropele na calçada e nos mate !
    A nossa vida e a vida de nossos familiares está em jogo.
    Vamos todos assinar a petição para que seja votada uma lei mais rígida lá em brasília.
    http://naofoiacidente.org/site/assine/

    • Avatar de Adriano Adriano disse:

      Estou junto nessa, já assinei no site, vi as reportagens no CQC e no Jornal da Band sobre esse assunto.
      Espero que seja atingido logo o número de assinaturas necessário para tornar o trânsito mais seguro e com leis mais rígidas.
      Porque até nas calçadas estamos sendo assassinados por bêbados que sobem com o carro e atropelam inocentes pelas costas.

      É o absurdo em cima do absurdo.
      Precisamos agir urgente.

  3. Avatar de Paulo Paulo disse:

    Nossa cidade tem 40 mil habitantes, ou seja…
    É uma população inteira de santa rita morta por ano no trânsito !!!

    A única forma de começar a mudar isso é nossa própria ação mostrando que não vamos aceitar mais esse massacre de vidas, porque isso é pior do que guerra.

    Assine e apoie a Campanha NÃO FOI ACIDENTE.
    http://naofoiacidente.org/site/assine/

Deixe um comentário