Câmara aprova projeto que libera candidaturas de políticos com contas de eleitorais rejeitadas

A Câmara aprovou no início da noite desta terça (22) um projeto de lei que autoriza políticos com prestações de contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral a disputar eleições. A proposta seguiu para o Senado. Se virar lei, transformará em letra morta uma resolução editada pelo TSE.

Por meio dessa resolução, aprovada em 1o de março, o TSE criara uma espécie de “ficha limpa contábil”. Políticos com contas desaprovadas não poderiam disputar mandatos de prefeito e de vereador nas eleições municipais de 2012. Encontram-se nessa situação cerca de 21 mil políticos.

Incluído na pauta de votações da Câmara na surdina, o projeto que vira do avesso a resolução do TSE foi aprovado por larga maioria: 294 a 14. Furou a fila do plenário graças a um pedido de urgência referendado por todos os partidos, exceto o PSOL.

Chama-se Roberto Balestra (PP-GO) o autor da proposta. Segundo ele, o TSE extrapolou ao exigir a aprovação das contas como pré-condição para a expedição dos registros de candidaturas.

Balestra sustenta que a Lei Eleitoral não exige dos candidatos a aprovação, mas apenas a apresentação das contas de campanhas anteriores. Por isso, decidiu deixar o texto da lei ainda mais explícito, tornando obrigatório o registro das candidaturas “ainda que as contas sejam desaprovadas.”

Relator da proposta, o deputado Arthur Lira (PP-AL) emitiu parecer favorável. Aprovada assim, a toque de caixa, a proposta é aguardada com vivo interesse pelos senadores.

Esta entrada foi publicada em Justiça, Política. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 Responses to Câmara aprova projeto que libera candidaturas de políticos com contas de eleitorais rejeitadas

  1. Avatar de Pedro Paduan Pedro Paduan disse:

    gostaria de saber pq na matéria do acidente que matou uma jovem de 15 anos os comentários estão fechados. proteção do jovem infrator?

    • Avatar de Dani Costanti Repórter Vale Independente disse:

      Não Pedro Paduan, se você atentar para outros casos os comentários também foram bloqueados após um certo tempo, quando os comentários começam a ficar nas mesmices e pré julgamentos de ambos os lados, só por isso.

  2. Avatar de Otimista Otimista disse:

    Boa tarde Giácomo!!

    Se eu entendi..os candidatos que esta com algumas pendências ~junto à Justiça Eleitoral, pode se inscrever para vereador, prefeito????? É isso mesmo! E como fica os que estão com problemas em nosso município?

  3. Avatar de Estevão Faria Estevão Faria disse:

    É um absurdo a aprovação desse projeto. Com isso a Câmara libera cerca de 21mil políticos CORRUPTOS serem candidatos. É lamentável!!!

  4. Avatar de Ronaldinho Ronaldinho disse:

    Boa tarde a todos
    Será que temos que ir pra rua para que possamos ser houvidos e nossos politicos fassam o que e certo e correto?
    Vamos fazer um movimento para parar com essas palhaçada.

Deixe um comentário