No mês de maio ocorre em Minas Gerais a campanha de vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa, na qual é obrigatória a aplicação desta vacina em 100% dos rebanhos bovinos e bubalinos (búfalos).
O Instituto Mineiro é o órgão fiscalizador e não atua somente emitindo auto de infração e multas nos produtores que não cumprem a lei. Como ação educativa, o IMA desenvolve o Projeto Sanitaristas Mirins principalmente em escolas rurais visando levar informações sobre sanidade animal, sanidade vegetal, inspeção de produtos de origem animal e meio ambiente ao longo de um ano.
Foi realizada na manhã de ontem, dia 15, aula prática no Distrito dos Costas, município de Paraisópolis, na qual os alunos que fazem parte deste Projeto Sanitaristas Mirins puderam acompanhar a vacinação contra febre aftosa no rebanho bovino.
A fiscal agropecuária/médica veterinária do IMA responsável pelo ESEC Paraisópolis explicou como realizar a vacinação contra febre aftosa de forma correta.
Entre os diversos itens abordados, falou sobre a importância da refrigeração da vacina, a higienização adequada das seringas e agulhas, a dose e local corretos de aplicação das mesmas.
Por se tratar principalmente de filhos de produtores rurais, a aula despertou grande interesse nas crianças.


























