Prefeitura Municipal libera animal apreendido pela Sociedade Protetora dos Animais

 A Sociedade Protetora Dos Animais realizou na última sexta-feira(26 de abril),mais um resgate animal.Juntamente a Guarda Municipal e a Secretaria de Obras do município, resgataram e apreenderam mais um cavalo vítima de maus tratos.O animal estava com cortes profundos,longos e largos na face,ocasionados por uma amarração irregular feita com corda.A denúncia foi feita na última quinta-feira por uma garota de 16 anos que passava pela Vila das Fontes e relatou ter visto quatro animais(cavalos) em via pública, entre eles, o cavalo ferido.Após enormes dificuldades devido à fuga dos animais(montanha acima, montanha abaixo),o animal foi resgatado na sexta feira, por volta das 18h.O animal teve a amarração retirada e recebeu os primeiros socorros do Veterinário Rodrigo Mesquita.

Para a ação foi necessário o trabalho conjunto das seguintes pessoas:Rafael Ferrari (SPA),O Veterinário Rodrigo e seu auxiliar Marcos(Vigilância Sanitária),Marcos Ortega e Breno Ribeiro(Guarda Municipal),Ernani, Irlei,Luis Serafim e Fabiano Luiz (Secretaria de Obras).

O Animal foi apreendido por maus tratos, sendo lavrado o B.O ; e em virtude do descaso da prefeitura municipal, não há contrato com nenhuma pessoa terceirizada para recolher animais desse porte, portanto, o animal foi gentilmente levado pelos funcionários da Secretaria de Obras, caminhando, até o almoxarifado municipal.

No Sábado(28 de abril), O Membro da SPA , Rafael , telefonou ao scretario de Obras, que disse que o animal estava bem, estava no pasto do Canil Municipal e que não iria ser retirado de lá.

Na quinta feira(3 de maio), Rafael ligou para a Secretaria de Obras, onde foi informado que o animal havia sido devolvido para seu proprietário(o que não poderia ocorrer), pelo próprio vigilante municipal que cuida do pasto.

Em ligação ao Secretário de Obras (o mesmo que dizia estar ciente que o animal não deveria sair de lá), disse que realmente o animal foi devolvido ao dono, e que a prefeitura não poderia “arcar” com a despesa dele(do animal).

Fica a seguinte informação ao Secretário de obras: O Decreto lei 24645/34, diz claramente em seu artigo primeiro: “Todos os animais existentes no País são tutelados pelo Estado”.Em seu art. 16 estabelece: “As autoridades federais,estaduais e municipais prestarão aos membros das sociedades protetoras dos animais a cooperação necessária para fazer cumprir a presente lei”.

Se ainda não ficou claro a obrigação do município de recolher e manter este animal, ainda temos nossa lei municipal de novembro de 2004: “art. 6º . Os animais encontrados nos logradouros públicos, vias públicas, praças, estradas ou caminhos públicos serão capturados por profissional treinado, de modo que não lhes cause dor ou maus tratos, e recolhidos ao depósito da municipalidade…”

Após receber as informações do secretário de obras, Rafael Ferrari se dirigiu à Prefeitura Municipal para requerer abertura de processo de Sindicância para apurar o caso, uma atitude que deveria ter sido tomada pelo próprio secretário de obras.

Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 Responses to Prefeitura Municipal libera animal apreendido pela Sociedade Protetora dos Animais

  1. Avatar de Cris Cris disse:

    COMO ASSIIMMMM??
    Deu o que fazer pros guardas apreenderem o cavalo e vem um “SER” e diz q a prefeitura nao tem condiçoes….
    Se eu soubesse que iam devolver o animal ao DONO,nao levava o caso a Guarda Municipal,eu mesma Pegaria o animal e o levaria para o sítio da minha familia…..

    M.C.G

  2. Avatar de Hutger Hutger disse:

    O que esperar desses caras? NADA. É impressionante a incapacidade destes que ficam até com a “buzanfa” quadrada de ficar sentado em suas secretarias e não fazem nada certo. RAFAEL senta a pua neles, vamos ver qual a desculpa agora.

  3. Avatar de Moricaua Moricaua disse:

    Eu me envergonho com a ingnorância de certos “agentes públicos”!! E qdo digo ignorância não estou xingando não. Digo ignorante no sentido de desconhecer, no sentido da falta de informação e despreparo para estar no cargo. Falta instrução para ocupantes de cargons públicos.

Deixe um comentário