Em Santa Rita do Sapucaí, nesta quarta-feira, dia 25 de abril, ocorreu o I Encontro de CODEMAs (Conselhos Municipais de Conservação e Defesa do Meio Ambiente).
O evento realizou-se no auditório da nova Incubadora Municipal de Empresas e contou com a presença de cidadãos interessados em questões ambientais, autoridades municipais e membros do CODEMA de diversos municípios da região.
Em seu pronunciamento de abertura, o Prefeito Paulo Cândido da Silvadestacou a importância de iniciativas municipais voltadas às questões ambientais já que os problemas e soluções de meio ambiente nascem nos municípios com suas peculiaridades. Ainda na abertura dos trabalhos, o Sr. Licínio Xavier, coordenador do Departamento de Meio Ambiente da AMM (Associação Mineira de Municípios) destacou a singular situação que delineará o cenário político municipal do próximo ano quando, por força do esgotamento de segundos mandatos, o estado contará com mais de quatrocentos novos prefeitos, que pode implicar em novas condutas ambientais.
Iniciando os trabalhos, sob a orientação de Celso Constantino Marques, consultor do NAM, Núcleo de Apoio ao Município da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMED), os participantes, após palestra de suporte, tiveram a oportunidade de elaborar proposta de Lei Municipal de Política Ambiental de acordo com os melhores fundamentos técnicos ambientais e jurídicos.
No turno da tarde, os trabalhos desenvolveram-se na forma de oficinas (workshop) de elaboração, com grupos formados por participantes de cada município.
Mereceu destaque a atmosfera cooperativa criada pelos participantes, permitindo o intercâmbio de informações e compromissos de futuras trocas de experiências. Ficou claro que, a partir deste evento, os CODEMAS saíram fortalecidos e o maior beneficiado será o meio ambiente, não de cada cidade isoladamente, mas da região como um todo, com desdobramentos para todos que nele habitamos.
O CODEMA de Santa Rita do Sapucaí, dirigido pelo Sr. Robledo de Martha e com o apoio de membros da AARSA, COPASA, Defesa Civil e Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, também inciaram a elaboração de nossa proposta de Política Ambiental e já marcou para esta quinta, reunião para a sequência dos trabalhos.
Coloboração: Luís Takehara





















