Cidadão cobra ação e fiscalização da Vigilância Sanitária

O cidadão e eleitor de Santa Rita do Sapucaí João Paulo de Oliveira, fez um requerimento a Drª Tetzi Brandão, Secretária Municipal de Saúde, para que se fiscalize o comércio de alimentos em locais de grande circulação de pedestres e veículos, como as churrasqueiras em calçadas por exemplo.

Mais uma fez essa ação por orientação do DD Promotor de Justiça Dr Francisco Eugênio Coutinho, uma vez que a exposição ou o manuseio incorreto de alimentos pode colocar em risco a saúde e integridade de nossa população.

Caso não sejam tomadas as medidas legais, pode se entrar com Ação Pública, pois os funcionários públicos NÃO ESTÃO CUMPRINDO suas funções, podendo caracterizar PREVARICAÇÃO.

A prevaricação consiste em retardar ou deixar de praticar devidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Esta entrada foi publicada em Cidade, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 Responses to Cidadão cobra ação e fiscalização da Vigilância Sanitária

  1. Avatar de Lúcio Costa Lúcio Costa disse:

    Concordo plenamente com nosso amigo João Paulo, pois tem muita negligência de nossa Vigilância Sanitária. Tem alguns fiscais que fingem que trabalham, deixam muita coisa passar em branco por amizade, acomodação…etc, não querem arrumar problemas para eles!! Com relação aos churrasquinhos aí é um absurdo, pois além de má higiene, tem também o problema dos comerciantes tomarem o passeio que um é acesso de pedestres,( por acaso eles compraram o passeio ? ) onde os pedestres são obrigados a passar pela rua, sem contar que o pessoal ficam no meio da rua comendo churrasco e não estão nem aí. Tem 02 exemplos para elucidar o drama, um é na Avenida Frederico de Paula Cunha, vulgo açougue Vitória e, outro começou a pouco tempo na Rua Maestro Augusto Teles, açougue do Miltinho, onde o filho do dono faz o churrasco no passeio, e fica no meio da rua onde pode ser atropelado juntos com outras pessoas, pergunto: a Vigilância não vê isso?????????.já passou da hora de tomar providências Vigilância Sanitária…Vamos trabalhar Dr. Rodrigo, que te conheço..é gente boa, mas nesta questão você está devendo para a comunidade!!!

  2. Avatar de Nancy Nancy disse:

    Espero que a vigilancia sanitaria fiscalize tambem bares, padarias, acougues etc…
    tem uma padaria na dr jose de abreu azevedo que vende mais artefatos para cavalos do que pao.
    Sem contar que lavam cavalos a todo tempo bem próximo ao estabelecimento.
    Já que nessa cidade tudo pode daqui uns dias vamos criar porcos em chiqueiros junto a população…

  3. Avatar de Romeu Romeu disse:

    Tá uma “Bagunça” esse negócio…

  4. Avatar de Lúcio Costa Lúcio Costa disse:

    …complementando a colega acima, sem contar quando o proprietário coloca o cavalo para pastar na pracinha ao lado é brincadeira???? E está pracinha é mais conhecida como pracinha do Jefinho, e nem este cidadão liga também…para que arrumar confusão né!!!!só mesmo em Santa Rita! Passou da hora de a Vigilância Sanitária tomar providências, sem contar perto do novo hospital, onde as vaquinhas do Sr. José Roberto ficam a céu aberto pastando em berço esplendido, será que cidadão não se toca…. que lá está para inaugurar em breve o novo hospital? Estão andando por lá, cidadãos Americanos e vendo esta cena…acorda prefeito!!!!!!!
    Olha, o próximo prefeito, seja quem for, vai ter que botar ordem na cidade, porque o atual e os vereadores fingem que não sabem de nada, para não falar em OMISSÃO!! Nos atuais vereadores temos que dar um nunca mais!!!!!!!!

  5. De inicio tínhamos levantado a questão da ocupação de calçadas para instalação principalmente de churrasqueiras.

    Sabemos que o código de posturas está ultrapassado e, em consulta ao Dr. Francisco (Min. Publico) surgiu a idéia de exigir o cumprimento do que consta nos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos que abusam dessa e outras praticas.

    Como conseqüência, levantamos também a questão sanitária que envolve o preparo de alimentos em áreas publicas.

    Nosso objetivo é trazer a publico essas questões e provocar essa discussão visando colaborar com as secretarias que, segundo informações, não possuem instrumentos adequados para coibir esses abusos… e não são somente esses os problemas, no CODEMA temos trabalhado por resolver outros tantos.

    Lúcio Costa, nossa intenção não é sacrificar os servidores públicos, a questão principal não é “fiscais que fingem que trabalham…”, o problema é muito mais complexo. Na minha profissão, nas análises de risco e de acidentes de trabalho nunca procuramos “culpados”, as causas é que devem ser o foco do nosso trabalho e, nesse caso os nossos alvos não são os fiscais ou servidores, o sistema é que precisa ser reformulado, precisamos urgente de planejamento urbano.

    Saudações Santa-ritenses.
    João Paulo de Oliveira Neto

  6. Avatar de Marcia Marcia disse:

    Tomara que de certo a fiscalização ,assim vou poder ir para a escola cheirando perfume e não churrasco. todo dia aqui na esquina do dar do Haroldo tem churrasco na calçada fico até irritada com o cheiro …A tomara que a doutora tenha voltado a trabalha pois a licença dela parece eterna e é o povo que paga o salario dela..

  7. Avatar de Rosaninha Rosaninha disse:

    Essa calçada proximo ao bar do Haroldo ,ainda tem o problema do transito , pedestre ali sofre pra passar pq a calçada ta cheia de carrinhos do supermercado , churrasqueira e etc….
    Ai vem os onibus (circular) os carros e motos , e nós pedestre temos que parar e ficar esperando . Ta complicado .

  8. Avatar de JOAO JOAO disse:

    SEM COMENTÁRIOS PRA ESSES PROBLEMAS, INDEPENDENTE DE CULPADOS E SOLUÇÕES A QUESTÃO É QUANDO SERA RESOLVIDO GENNNNTTTEEE????? CHURRASQUEIRA NAS CALÇADAS, É RIDÍCULO, O BAFO DE FUMAÇA NA CARA DA GENTE CHEGA A SER ENGRAÇADO,. ASSADEIRAS DE FRANGO NAS CALÇADAS, É RIDÍCULO, ACHO QUE O ESTABELECIMENTO PAGA ALUGUEL DO PONTO E NÃO DA RUA, ENTÃO COLOQUEM OS EQUIPAMENTOS NO LOCAL DEMARCADO……TENTA PASSAR NA CALÇADA ONDE FICAM AS CHURRASQUEIRAS E ASSADEIRAS DE FRANGO, FORA DE CONDIÇÕES, NEM SERIA PRECISO FALAR SOBRE ISSO AQUI, É CLARO E EVIDENTE QUE TA FORA DE QUESTÃO UMA CIDADE “POLO”, “VALE DA ELETRÔNICA” COM DUAS ASSADEIRAS E UMA CHURRASQUEIRA JUNTOS, ALÉM DO FLUXO DAS PESSOAS TOMANDO CERVEJA, SEM COMENTÁRIOS, MUITO HUMILHANTE………..DEPOIS AS PESSOAS VÃO COMEÇAR A ABRIR A PORTA DE SUAS CASAS E COLOCAR O CHURRASQUINHO NAS SUAS CALÇADAS E NÃO VENHAM RECLAMAR AUTORIDADES E VIGILANCIA.

  9. Avatar de Dani Dani disse:

    Não acredito que acabar com o churrasquinho da calçada seja a solução. Se é higienico ou não, o consumidor pode perceber e compra quem quer.
    O que deve ser feito é a regulamentação, assim como fizeram com os que ficam na Praça aos sabados.
    Porem se for haver fiscalização, a mesma deve ser estendida a um grande supermercado da cidade, que todos sabem que vende produtos fora da validade.

  10. Avatar de Mauro Vital Mauro Vital disse:

    Devemos colaborar nas soluções dos problemas
    Já que o Sr. João é capacitado para o assunto, deveria então fazer projetos de conscientização, levar para dentro dos estabelecimentos as churrasqueiras, mudar o tipo de combustível no sentido de tornar mais eficiente e sem fumaça, instalar chaminés …. e por ai vai.
    Assim estará liberada a passagens dos cidadãos garantindo o direito de ir e vir.
    Devemos lembrar que os comerciantes que vendem os churrasquinhos não o fazem por esporte, dependem desta atividade para complementar sua renda.
    Isso sim é a prática da Cidadania!

    Abraços

    Mauro Vital.

  11. Avatar de Cássio Magalhães Cássio Magalhães disse:

    É admiravel a preocupação do cidadão quanto ao funcionamento das ” churrasqueiras”, mas nossa cidade possui problemas maiores que deveremos questionar, como por exemplo os buracos, inclusive na praça central e demais vias, os passeios intransitáveis além da sujeira d cidade. A sujeira de nossa cidade claro que tem participação de nossos órgãos e de conscientização d apopulação. Vale de repente dar uma passada em São José do Alegre. Outro problema que temos em nosso municipio, com as “faixas amarelas”, estas poderiam ser relatadas por este blog quais locais realmente qual comercio “tem direito a esse beneficio”.

    • Avatar de Takehara Takehara disse:

      Cássio, buracos são endemicamente denunciados e discutidos em todas as esferas da sociedade e dos poderes legislativo e executivo locais.
      As faixas amarelas já foram objeto de denúncia e ampla discussão aqui no Vale Independente e conseguimos algumas vitórias como o fim dos cones da Rodel e da empresa de motoboys.
      Os supermercados foram muito atacados mas permanecem resitentes mas agora enquadram-se em outro requerimento que recorre ao descumprimento dos termos do alvará por utilizar espaço público com churrasqueiras e outros equipamentos.
      Posso estar errado mas o descumprimento de termos do alvará de funcionamento podem causar sua suspensão e não creio que os supermercados estão dispostos a perderem a autorização de funcionamento.

  12. Avatar de Aranha Aranha disse:

    Na “avenida da coca” é proibido estacionar em boa parte no sentido centro-bairro…
    A qualquer momento é possível encontrar veículos estacionados ao lado das placas de proibição.
    Alguns “estacionam” a dois metros da calçada para comprar frango assado, e se acham no direito de parar ali…
    Onde está a educação? Onde está a fiscalização?
    Tem alguma lei em Santa Rita que proíbe multas no trânsito? Ou não existe por aqui talão de multa para que exista fiscalização?
    Estacionar em local proibido aqui parece brincadeira…

  13. Avatar de ARLINDO ARLINDO disse:

    ta na hora de vcs tomaram conta de suas vidas…e deixarem o povo trabalhar vcs devem ser aposentados q nao tem o q fazer eficam azucrinando a vida de quem trabalha…..entao olhem tudo rampas na calçada,mesas de bar,trailler nas praças E DEIXEM O POVO TRABALHAR…………….

  14. Avatar de arlindo arlindo disse:

    eu sou crente e acho q a barraca da festa tbm nao podia assar espeto na praça ocupa um espaÇAOOOOOOOOOOOOOOOOO NAPRAÇA qual a diferença das pequenas q ficam na rua e da grandona ocupando um espaçaooooooooooo

  15. Avatar de Guilherme Guilherme disse:

    Sou de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
    Apesar de adorar churrasco, que é um dos pratos típicos deste Estado, fico meio incomodado quando pessoas ocupam calçadas para fazer churrascos, geralmente de caráter particular (não para vender). Além de atiçar e causar inveja na gente com o cheiro, ficam obstruindo as calçadas, como se não tivesse problema caminhar no meio da rua, com um trânsito caótico e perigoso como o nosso.

Deixe um comentário