17ª RPM recebe os novos Sargentos do CEFS 2012

Em Pouso Alegre a 17ª Região da Policia Militar realizou nesta data a abertura do Curso Especial de Formação de Sargentos – CEFS PM/2012, com recepção dos 47 novos discentes, que tiveram aula inaugural proferida pelo Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Divino Pereira de Brito.

 

O CEFS PM será realizado na 234ª Companhia de Ensino e Treinamento, na sede do 20º Batalhão de Polícia Militar, e terá a duração de 686 horas de carga-horária entre aulas, atividades extracurriculares e estágios operacionais.

A Solenidade de recepção dos alunos contou com a presença do Coronel PM Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17ª RPM, do Tenente Coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes, Comandante do 20º BPM e de várias autoridades civis e militares, que assistiram a entrada solene dos discentes comandados pelo 1º Tenente Gustavo Queiroz Barbosa Cavalcante.


ALUNOS DO CEFS EM SUA 1ª SOLENIDADE

Durante a aula inaugural proferida pelo Chefe do Estado Maior da PMMG, Coronel Brito, estiveram presentes o Cel PM Robson Alves Campos Ferreira, SubChefe do EMPM, o Cel PM Mutti, Comandante da 17ª RPM, o Ten Cel PM Sérgio Henrique Soares, Comandante do 20º BPM, o Ten Cel PM Luíz André Braida Ribeiro, Comandante do 56º BPM, Ten Cel PM Paulo Valério Júnior, Comandante da 14ª Cia PM Ind, Major PM Robson Batista Franco, Comandante da 27ª Cia PM Ind e Major PM Cássio Eduardo Soares Fernandes, Comandante da 17ª Cia PM Ind MAT, além de Oficiais e Praças das Unidades da 17ª RPM.

 

No contexto de educação profissional, a formação e o aprimoramento dos sargentos revestem-se da mais alta importância e relevância, motivo pelo qual a corporação tem investido no CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS – CEFS, que já algum tempo vem sendo realizado de forma regionalizada, valorizando os Cabos que preenchem os requisitos para integrarem o corpo discente.

Elo entre oficiais e a tropa, o Sargento da Polícia Militar é o profissional que interage diretamente com a comunidade. Geralmente é o comandante das equipes de radiopatrulhamento preventivo e o comandante dos diversos Destacamentos existentes em grande parte do território mineiro. É por meio da sua capacidade de gerenciar, de articular, de liderar e de mobilizar a comunidade que o cidadão passa a usufruir os serviços produzidos pela corporação.

A Lei Complementar número 74, de 08 de janeiro de 2004 alterou o Estatuto do Pessoal da Polícia Militar de Minas Gerais, propiciando aos cabos com mais de dez anos de exercício da atividade policial, a oportunidade de ascensão na carreira policial militar por meio do Curso Especial de Formação de Sargentos.

Após cinco meses de curso em tempo integral, condicionado ao seu aproveitamento nas diversas disciplinas com conteúdos nas áreas de Eficácia Pessoal, Cultura Jurídica, Técnica Policial Militar e Gestão de Comando, o Cabo é promovido a 3° Sargento.

Esta promoção tem significativa importância, não só pela valorização dos talentos humanos da PMMG, mas também na medida em que a imagem da Instituição, como referência na prestação de serviços, alcança as mais remotas localidades do Estado de Minas Gerais, promovendo a paz social, prevenindo e reprimindo delitos.

 
Desfile dos discentes do CEFS

A 17ª RPM deseja aos novos alunos felicidades e muito sucesso durante o curso. Que essa seja mais que uma caminhada para vitória, uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos e aplicá-los na futura graduação de Sargento, e assim contribuir para o aumento da paz social no sul de Minas.

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 236 ANOS, AO SEU LADO FORTALECENDO A CIDADANIA

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 17ª RPM

Esta entrada foi publicada em Notícias Policiais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário