“Os que educaram a muitos para a justiça brilharão para sempre como estrelas.” (Dn 12,3)
Ascendeu ontem ao firmamento uma das estrelas de primeira grandeza da educação e da cultura em Santa Rita do Sapucaí: professora Irene Faria e Souza Junqueira. Filha de José de Faria e Souza (Zeca João) e de Ordália Carmen de Faria, nascera a 17 de outubro de 1921, na casa – ainda existente – que seu pai havia construído na esquina da Avenida Dr. Delfim Moreira com a Rua Antônio Teles.
Dona Irene lecionou por décadas na Escola Normal (atualmente denominada Escola Estadual Sinhá Moreira) e chegou a dirigir aquela instituição de ensino. No início dos anos 1950, ela e seu marido, Antônio Américo Junqueira (falecido em 1990), estavam entre os primeiros professores da Escola Técnica de Comércio Dr. Delfim Moreira, que mais tarde daria origem ao Colégio Tecnológico.
Professora de ciências, cultora das artes e ávida leitora, tinha enorme paixão pelo Bloco dos Democráticos, colaborando sempre na preparação dos desfiles da agremiação alvinegra. Nos verdes anos da juventude, flertou com a “ideologia vermelha” que conhecera por meio da leitura e de amigos como José Pamphirio Rosa. Entrevistada por mim em 2009, Dona Irene declarou: “Nunca fui uma pessoa comunista. Achava que um partido tinha muitos defeitos, outro também – então, o que tinha menos era o Partido Comunista”.
Ao romper os laços com a vida terrena, Dona Irene deixa uma legião de parentes, amigos e admiradores, reencontrando-se, porém, com o esposo Antônio, a irmã Ordalina e a filha Valéria na constelação de professores de sua família.



























Concordo inteiramente com as palavras do amigo JONAS.
Da. IRENE foi um dos pilares da educação e da cultura em nossa cidade.
Ouvia de minha mãe incontáveis elogios a esta brilhante mestra.
Quando estudei no querido Colégio Sinhá Moreira, não tive a satisfação de tê-la como professora, mas sabíamos de seu elevado conceito, da sua competência, do seu profissionalismo e de sua bagagem cultural riquíssima, que fazia questão de partilhar com seus (suas) alunos(as).
Em resumo, partiu uma grande dama de nossa cidade, que nos cumprimentava nas ruas com extrema elegância e que deixará uma lacuna insubstituível.
A seus filhos e demais parentes, minhas condolências. DEUS os ampare e reconforte e que o esírito de Da. IRENE seja uma estrela radiante a brilhar eternamente no infinito, envolto em muita paz…
Foi com muita tristeza que tomamos conhecimento da partida de Da. IRENE FARIA..
Elogiável e brilhante seu papel na educação e na cultura de nossa cidade, o que a torna digna de ser lembrada para todo o sempre.
Uma lamentável perda para Santa Rta do Sapucaí.
Nossos sentimentos a todos os filhos e demais familiares.
Que Deus os ampare neste momento difícil e conceda ao espírito de Da. IRENE muita luz, paz e serenidade…
Querida d.Irene……….deixa saudades…….
Igle…..grande amiga….
Cleuza não conheço………..com certsa é muito legal…….por ser amiga delas
Temos que dar um basta nessa situacao.
Alguem sabe quem saria candidato a prefeito esse ano?
Nao aguento mais esse descaso. Precisamos de cabecas novas, pensantes e atuantes dirigindo a cidade!
E isso e cupla nossa, eleitores que escolhemos quem nos representa na Camara de Vereadores e na Prefeitura.
Abramos o olho!!!!!!!
Abracos!
Consternada, a família José Pamphirio Rosa, expressa seus mais fortes sentimentos.