FALA CIDADÃO – Esse aterro é legal? A Prefeitura autorizou?

“Boa tarde Giácomo,

Tenho observado todos os dias quando retorno de Pouso Alegre, que estão aterrando aos poucos uma várzea ao lado do Condomínio da Família Costa, às margens da BR 459, próximo onde estão fazendo a estação de tratamento da COPASA.

Estranho que esse aterro vem sendo feito meio que as escondidas…Será que há autorização?

Aquele local pelo que sei é área alagável, poderia ser aterrado assim? Em caso de enchente isso não irá prejudicar ainda mais os moradores do Maristela e Fernandes?”

Observe na foto acima que haviam árvores próximas ao aterro…

Nesta foto dois dias após a anterior as árvores foram arrancadas, SERÁ QUE TEVE AUTORIZAÇÃO para isso?

Vejam mais fotos:

Obrigado, esperamos uma resposta dos órgãos competentes, entre eles o CODEMA!!

Esta entrada foi publicada em Fala Cidadão. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 Responses to FALA CIDADÃO – Esse aterro é legal? A Prefeitura autorizou?

  1. Avatar de Otimista Otimista disse:

    Do do jeito que as coisas estão acontecendo em Santa Rita…aterra aqui, aterra dali, aterra acolá, daqui a alguns tempos…não precisa nem de enchente para alagar a cidade, simplesmente uma chuva forte será o suficiente!!!! Será que ninguém está vendo isto? depois de a prefeitura ter aterrado aqueles quase 50 mil metros no bairro Jd. das Palmeiras, e o aterro também no Beira Rio…não temos mais autoridades para combater essa total falta de bom senso e respeito !!! Para que serve a secretaria do meio ambiente da prefeitura??? acho que é só para dizer que tem secretaria, pois na prática não funciona, bem como, os fiscais de postura também não funciona!!!!

  2. Avatar de JUSTIÇA PARA TODOS JUSTIÇA PARA TODOS disse:

    Boa Tarde Giácomo, esta matéria é importantíssima e de GRANDE UTILIDADE PÚBLICA, porque o fato descrito coloca diretamente em risco a segurança,tranquilidade e patrimonio dos moradores
    dos bairros MARISTELA,FERNANDES E TAMBÉM RUA CAPITÃO VICENTE RIBEIRO DO VALLE
    MAIS CONHECIDA POR RUA DO QUEIMA ,adjacentes e vicinais.
    Oque estão fazendo é inacreditável,até uma criança sabe que se aterrar-mos a margem esquerda de um rio em ocasião de cheia a agua ira ocupar o espaço do lado oposto ou seja lado direito de quem desce o rio onde existem centenas de casas nos bairros citados acima.
    A lei 6766/79 item-3 referente ao uso e parcelamento do solo é bem clara no que diz NÃO É PERMITIDO O PARCELAMENTO DO SOLO EM AREA DE INUNDAÇÃO OU ALAGADIÇA.
    FICAM AS PERGUNTAS;
    1-SERÁ QUE ELES TEM ALGUMA LICENÇA PARA ISSO?
    2-QUEM TERIA A AUDACIA DE AUTORIZAR UM DANO DESTE TAMANHO?
    3-SERÀ QUE A POPULAÇÃO DESTES BAIRROS TEM CONHECIMENTO DO ATERRO?
    4-E AS ARVORES QUE FORAM ARRANCADAS OU ENCOBERTAS,AS FOTOS NÃO DÃO MARGEM PARA NEGATIVAS, TERA PUNIÇÃO?
    5-OUVI DIZER QUE ESSE ATERRO JÁ FOI EMBARGADO QUANDO AINDA ESTAVA NA BASE DO MURO!!!!!!!!!!!!!! E AGORA ESTÃO REINSCINDINDO NO ERRO,ACHO QUE ALÉM DO EMBARGO DEVERIAM SER MULTADOS E OBRIGADOS A RETIRAR A TERRA COLOCADA ILEGALMENTE .
    SENDO AINDA A AREA DEPREDADA RECUPERADA INCLUSIVE COM PLANTIO DE ARVORES.
    6-PRECISA SER AVERIGUADO DE QUEM É O CAMINHÃO VERMELHO QUE ESTA FAZENDO ESTE ATERRO COM A TERRA RETIRADA DO BARRANCO AS MARGENS DA BR 459 EM AREA QUE SUPONHO SEJA DA FERROVIA?

  3. Avatar de Ribeiro Ribeiro disse:

    Boa tarde, isso é INCRIVEL MESMO,irá prejudicar muito grande parte da população de SANTA RITA DO SAPUCAI.
    Opinião minha essa ESSA MATÉRIA MERECE DESTAQUE,deveria estar no TOPO DE PAGINA e até fazer ENQUETE com a população para saber O PERCENTUAL de CONTRA e a FAVOR.
    Imaginem a hora que o aterro cobrir toda a varzea até encostar na copasa,para onde vai toda essa agua??????????????

  4. Avatar de Mauro Vital Mauro Vital disse:

    Esta área está na mesma região onde a COPASA aterrou baste e ninguém comentou.
    Cadê as fotos do aterro da COPASA?
    Ou por ser obra de uma empresa do governo ela pode?

    Mauro Vital

    • Avatar de Takehara Takehara disse:

      A obra da COPASA pode sim, não por ser de empresa do governo, mas por ser objeto de um projeto ambientalmente licenciado e, desta forma, coberto por estudos de impacto ambiental e ações mitigatórias.
      Gostaria de aproveitar para expor meu parecer de que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) é a mais importante obra do município das últimas 2 décadas merecendo total apoio da população pois é o próprio cidadão que colherá os frutos do tratamento integral de seu efluente sanitário.
      Estávamos a caminho de um rio moribundo ou morto com peixes contaminados e perigosos à saúde e, a partir da operação de nossa ETE, a perspectiva será de um rio revitalizado e repleto de peixes sadios em águas despoluidas. Alimento saudável, ambiente recuperado e novas possibilidades para o turismo são algumas das inúmeras perspectivas que esta obra nos oferece.

Deixe um comentário