Pilha de pneus velhos deixa moradores preocupados

Material está abandonado em terreno no Jardim Belo Horizonte. Resolução do Conama proíbe esse tipo de descarte.

Uma pilha com pelo menos 30 pneus velhos virou motivo de preocupação para os moradores do Jardim Belo Horizonte em Ouro Fino. Há dias os pneus estão em um terreno baldio acumulando água, gerando um atrativo para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que se reproduz em água parada.

De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) criada em 2009, é proibido o descarte de pneus em terrenos baldios ou áreas de preservação ambiental. Ainda segundo o órgão, os vendedores, fabricantes ou consumidores dos pneus são responsáveis em dar a destinação correta a esse material.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), responsável por esse tipo de fiscalização, os pneus podem ser destinados a ecopontos. Em Poços de Caldas, um galpão de 1,5 mil metros quadrados no bairro Maria Imaculada guarda aproximadamente duas toneladas de pneus usados e dispõe, ainda, de espaço livre para mais carga nas áreas externa e interna. Na região há também ecopontos em Varginha, Passos e Lavras.

A prefeitura de Ouro Fino informou que vai recolher os pneus no bairro Belo Horizonte.

Esta entrada foi publicada em Meio Ambiente. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário