Lavras é o 13º município a ter a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil
Mesmo com o aumento do número de pessoas atingidas pela chuva no Estado de Minas Gerais, as vítimas das chuvas no Sul de Minas diminui neste sábado (14). Na região, o número de desalojados caiu para 281 pessoas, em relação aos 383 desalojados na sexta-feira (13). A quantidade de desabrigados também reduziu de 27 para 14.
O município de Lavras é o mais atingido da região no momento. São 191 desalojados e 10 desabrigados. De acordo com a Defesa Civil, o período de reconstrução já teve início. Os moradores da cidade fazem a limpeza de suas com casa com a doação de produtos de limpeza feita pela prefeitura. Na cidade de Ibituruna, a ponte da rodovia que liga o município e Bom Sucesso foi liberada na manhã deste sábado.
Estado de emergência
Neste sábado, a Defesa Civil de Minas Gerais reconheceu a situação de emergência de Lavras. Alagoa, Itumirim, São João da Mata, Poço Fundo, Campo Belo, Nazareno, Ibituruna, Ijaci, Ribeirão Vermelho, Conceição da Barra de Minas, Santana do Jacaré e Santo Antônio do Amparo já tiveram a condição reconhecida pela Defesa Civil.
No Estado de Minas Gerais, são 52.723 desalojados até agora, contra 50.869 vítimas desta sexta-feira (13) – na terça-feira (10), o número era de 46.970. Neste sábado (14), a Defesa Civil reconheceu 166 municípios eem estado de emergência e o número de desabrigados aumentou para 4.639.
Campanhas
Várias campanhas estão sendo realizadas para a arrecadação de donativos. Desde 7 de janeiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros arrecadam donativos para as vítimas. A campanha vai receber doações de roupas, leite em pó, fraldas, materiais de limpeza e de higiene. Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros de cada cidade.

























