Será que alguém já se deu conta do retrocesso político e social, que deu início oficialmente, à partir das últimas eleições ? O povo que tanto clamava por justiça, também social, acabou por cimentar de vez qualquer chance de obter a justiça tão desejada, ao votarem em personagens como o palhaço Tiririca, o jogador Romário, artistas e atrizes, da televisão e novelas e tantos outros. Deixo claro aqui que nada contra tenho estas pessoas, exceto pelo fato de estarem totalmente fora do contexto político e desqualificados (profissionalmente e até eticamente) para representar a população em assuntos de extrema importância e necessidade. O que essa gente entende de código de processo civil e penal, para ter a pretensão de reformular a nossa legislação? Que qualificações têm, para melhorar a saúde pública do nosso país? Se queriam protestar contra o cenário político (votando em Tiririca), que não votasse em ninguém, com 100 % de abstenções. Isso eu tenho certeza que faria muito mais efeito. Já imaginaram o contra senso, de por um lado exigirmos mais educação neste país, com melhorias no sistema nacional de ensino, enquanto que, os mesmos que fazem tal exigência, põe um quase analfabeto como representante, para pleitear tais anseios? Perdeu-se toda autenticidade da intenção.
Se um quase analfabeto já é qualificado para ser deputado, acham que ele fará melhorar alguma coisa? Nem precisa. Se, para ser deputado nem precisa tanto.
Chegou-se 2012 mais uma eleição vem ai!!
E antes de irem à televisão, jornais ou rádios pedirem justiça, seja lá para o que for, lembrem-se da sua parcela de culpa no ocorrido. Enfiem um saco de papel sobre a cabeça e cubram a cara de vergonha, de terem contribuído ainda mais para o retrocesso deste país. Se antes podíamos sonhar com uma democracia, este sonho já começa a virar um grande pesadelo. Pra votar no aumento do teu salário, criam-se grandes obstáculos, enquanto que para votar o deles, trabalham vigorosamente até tarde, sem reclamar. Sem nenhuma sombra de dúvida, temos o governo que merecemos ter,quer seja Federal, Estadual ou Municipal. O Povo é o maior responsável pelas coisas estarem do jeito que estão.
Sinceramente, não sei o que precisaria acontecer para saírem desta hibernação, que já dura desde o período que expulsaram Fernando Collor da presidência. De lá pra cá, perderem a fé na força que tem. Enquanto isso…alguns políticos fazem a festa.
Algumas caras que apareceram por aqui também como sendo “novidade”, “cara nova”, “ boa pessoa”, “sangue novo”, “salvador da pátria” que fizeram? Só se envolveram em “coisas” sem esclarecimentos convencíveis, terminando em muitas PIZZAS e muita coisa deixaram a desejar em todos os cantos.
Apenas olharam para seus próprios umbigos!
E o povo???
Esse vai pagando pelos desmandos e devaneios desses IRRESPONSÁVEIS, que estão comemorando a ignorância, a inércia e apoio do povo brasileiro.
Giácomo Costanti


























É uma pena que o brasileiro se interessa mais pelo futebol, pelo carnaval, pelas festas em geral do que pela política, é uma pena. Espero que isto mude um dia!
Giácomo, parabéns pelo seu artigo, que soa como um desabafo. Faço minhas as suas palavras. Talvez teria muito a dizer, mas quero apenas ratificar, o que escreveu, a maioria da população é responsável por tudo isso, pois se vende por empregos (não quis dizer trabalho); se vende por “bolsas” isso ou “bolsa” aquilo e não se dá conta que dessa maneira todos vamos morrendo às portas do SUS; ficamos mergulhados e perdendo vidas nas enchentes; nossos filhos sem educação e tantas outras coisas mais que todos sabemos. Montaram um sistema de poder em nosso país que, infelizmente, será difícil reverter.
O problema do bolsa família é vir sem um curso profissionalizante ou algo do tipo para os chefes de família. Agora que deveria haver um limite de filhos, isso sim devia.
Essas bolsas não é o que existe de mais correto, mais acaba ajudando a manter o filho na escola, e não trabalhando. Se houvesse um prazo de validade seria ótimo, mas como disse acima, com um curso para os pais.
O problema é justamente o brasileiro, que se conforma com pouca coisa, ao contrário do potencial do país, que é enorme! Então se as pessoas cobrassem mais, receberiam mais.
Mais um país onde passeata gay (nada contra) reuni mais de 2.5milhões de pessoas contra 2.500 da marcha da corrupção… Alguém consegue me explicar isso ?
Realmente Giácomo, nós somos os maiores culpados por tudo isso…..pois enquanto aceitarmos cestas básicas, cimento, areia, tijlolos, lotes, tapinhas nas costas, cargos de confianca para não fazer nada….infelizmente, não sairemos desta verdadeira roubalheira,. omissão, desmandos, conivência com trabalhos sujos da política…a comecar por vereadores analfabetos, prefeitos politiqueiros que só pensam em si, no nepotismo em geral…enfim, não seremos um país justo e honesto!!! Vamos desde já, a comecar em nosso município, dar um basta na mesmice, nos caras de paus que só cumprimentam a gente nas eleicões…não nem dizer os nomes, pois todos nós sabemos quem eles são!!!! VAMOS TER VERGONHA NA CARA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É incrível ver um post que se encaixa tão bem no dia a dia do brasileiro mal ser comentado…
Se fosse algo ruim, teria vários, agora um assunto sério…
Bingo Marcio!
O Giacomo foi muito feliz no artigo e somos sim os grandes responsaveis por essa vergonha nacional.
Mas temos nao so que votar bem, independente do cargo, mas tambem temos que saber cobrar e participar ativamente do dia-a-dia em nossas comunidades.
Nao se pode mundar o mundo, mas sim o seu Bairro.
Por que sempre reclamamos tanto e nao fazemos absolutamente nada?
Somos um povo sem cultura e sem educacao, que joga lixo na rua e culpa a prefeitura por nao limpar, que sonega imposto e culpa politicos de nos roubarem, que arrumam jeitinho pra tudo e culpam o congresso nacional.
Acordemos Brasilleiros! Temso que comecar a trabalhar em nossas comunidades, fazer o bem ao proximo, fazer trabalhos voluntariados, ir a prefeitura cobrar atitudes e mudancas, VOTAR concientes e como o Marcio disse, participar do dia-a-dia como se fosse uma final de copa do mundo.
So assim conseguiremos mudar nosso pais.
Nao esperemos nada dos politicos. Eles sao assim em todo o mundo. O que muda e a atitude participativa e exigente do POVO!
E que venha 2012!
Esperamos que consigamos mostrar nossa maioridade nas urnas.
Abracos!
Eu fico indignado com certas pessoas que foram eleitas em santa rita no ano de 2008.
Parece que o povo tá de sacanagem mesmo, colocando na administração da cidade essas pessoas. Olha o resultado atual, estamos sendo ferrados todos os dias pelo caos que a cidade está. Então eu espero que a ignorância fique de lado dessa vez e que os eleitores não façam besteira porque a culpa também é nossa, em várias matérias nesse blog o pessoal reclama do prefeito, mas o cara recebeu a maioria dos votos..então a MAIORIA da população de santa rita errou. Isso tem que parar, pra não elegermos quem não merece nenhum pouco.
Muito bem colocado da parte do Marcio sobre essa questão da marcha da corrupção.
Eu fico pensando, até hoje as pessoas de Santa Rita não resolveram fazer algum barulho nas ruas, alguma manifestação pra melhorar a estrutura das ruas, pra cobrar melhorias no hospital da cidade ou algo do tipo, entre tantos outros problemas graves que a cidade tem.
Lá no estado ES, em vitória.. pessoas bloquearam ruas contra o aumento de 15 centavos na passagem de ônibus. Em santa rita nós somos massacrados pelos problemas e não fazemos nada.
Mas no carnaval a avenida não tem nem como andar de tanta gente!
Que contraste.
Giácomo, quero parabenizá-lo pelo desabafo! A Carta Magma (Constituição Federal do Brasil), em seu preâmbulo já diz que todos têm direito à vida, respeito, etc… E tudo isso é escrito na CFB quer dizer uma única coisa: ELEIÇÕES, O SUFRÁGIO. Pois são colocadas no poder, seja ele Federal, Estadual ou Municipal, pessoas que NÓS mesmos elegemos, mas infelizmente, como os leitores acima citaram, vender seu voto, não faz com que o eleitor tenha uma cidade melhor, pelo contrário, significa o tamanho da ignorância na própria Educação, pois deixou de ter nas disciplinas públicas, noções de cidadania, de Estado e de Política, para colocar uma matéria que se chama ÉTICA, que fala apenas de religião e NADA do nome em questão! O que significa isso, quando os responsáveis pela revisão das disciplinas mudaram o foco de VALORES? Simplesmente que não se tem valor a nada.
Dia desses, no facebook, vi uma postagem de um link, onde havia um ônibus no meio da enchente e os dizeres: NÃO JOGUE NO LIXO O SEU VOTO.
Pois é, voto é coisa séria, e como foi comentado acima, pena que quem faz comentários são poucos, mas se fosse notícia ruim seriam inúmeros fazendo menção ao fato. Mas acho que tudo isso acontece justamente porque não se tem o devido direcionamento educacional que um cidadão, desde pequeno, deveria aprender nas escolas, sejam elas públicas ou particulares.
Dei aulas particulares o ano todo para alunos de uma escola particular desta cidade, e o que infelizmente notei, foram pais digamos, despreparados para uma educação tão informal como a do Brasil, mesmo porque esses pais tiveram muita noção de cidadania e educação.
Não sabem o português, têm aulas de Filosofia e Sociologia que, sinceramente, não entendi e por quê dessas matérias, se o conteúdo é completamente o oposto do que diz na grade escolar.
Enfim, não é preciso muito estudo para mudar uma cidade, um estado ou um país. É preciso trocar os valos materiais por morais, e esses, tenho certeza de jamais estarão à venda.
Saudações