Onze municípios já decretaram situação de emergência na região
Pelo menos 216 pessoas estão desalojadas e 21 desabrigadas por causa das chuvas no Sul de Minas. Onze municípios já decretaram situação de emergência na região. As cidades de Alagoa, Itumirim, São João da Mata, Poço Fundo, Campo Belo, Nazareno, Ibituruna e Ribeirão Vermelho já tiveram a situação reconhecida pela Defesa Civil Estadual. Lavras, Conceição da Barra de Minas e Ijaci ainda aguardam o reconhecimento do órgão.
Em todo o estado, praticamente dobrou o número de desalojados desde a tarde de terça-feira (10) até a manhã desta quarta-feira (11). Agora já são 25.514 moradores nessa situação, contra 12.875 vítimas na terça-feira. O número de desabrigados também dobrou: passou de 1.240 para quase 3 mil vítimas. Já são 127 municípios em situação de emergência em Minas Gerais.
Veja como está a situação em algumas das cidades mais atingidas pela chuva:
Santana do Jacaré
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil de Santana do Jacaré informou que o município vai decretar situação de emergência nesta quinta-feira. O órgão ainda está reunindo a documentação necessária para enviar ao governo do estado. As chuvas fizeram com que uma estrada que liga a cidade à comunidade do Cedro fosse interditada. Cerca de 50 pessoas que moram nas fazendas daquela região estão isoladas e não há como escoar a produção de leite, café, gado de corte e agricultura familiar.
Pelo menos duas pontes foram danificadas na zona rural. Na cidade, uma ponte que dá acesso ao bairro sevilha também ficou danificada. Por volta de 13h, a água estava a 20 centímetros da ponte de entrada do município, que já foi interditada nos últimos dias por duas vezes. A passagem voltou a ser liberada.
Ibituruna
De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio das Mortes continua 11 metros acima do normal em Ibituruna. Cerca de 100 pessoas estão desalojadas no município. A ponte na rodovia MG-332, que liga Ibituruna a Bom Sucesso, continua interditada, além de outras duas na zona rural. Nesta quarta-feira não chove na cidade.
Ijaci
Em Ijaci, são 25 desalojados e desabrigados e seis pontes foram danificadas. Os estragos se concentram principalmente na zona rural. Alguns pontos das estradas estão com problemas, mas nenhuma comunidade está isolada.
Campo Belo
Em Campo Belo, segundo a Defesa Civil, o nível do Ribeirão São João baixou cerca de 50 centímetros. A cidade também é uma das que decretaram situação de emergência. Não há desabrigados, mas 20 pessoas estão desalojadas. Quatro pontes na zona rural e uma outra no Centro da cidade foram danificadas com a chuva. Neste momento, não chove na cidade.
Situação de emergência
De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, a situação de emergência é decretada quando há desastres de grande porte com impacto para a coletividade e necessidades relacionadas com recursos humanos, materiais, institucionais e financeiros. Quem decreta essa situação são os prefeitos, que podem, com o objetivo de normalizar rapidamente os processos de governo e a ordem jurídica, recorrer aos cofres do Estado ou da União. A liberação dos recursos por parte do governo federal só se dá depois de reconhecimento da gravidade.
A situação de emergência é decretado normalmente em casos de temporais. Mas outros desastres, como incêndios em áreas extensas e o rompimento de barragens, por exemplo, também podem levar a essa medida. Quando a situação é reconhecida e homologada pela Defesa Civil, os habitantes do município também podem recorrer a recursos do FGTS para reparação de danos pessoais.
Desajolados e Desabrigados
Desabrigado: pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo Sistema (como escolas e ginásios). Desalojado: pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema (pode ficar na casa de amigos ou parentes).

























