O VIII Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é uma das ações do Governo de Minas para consolidar a cafeicultura familiar, dar visibilidade aos cafés de qualidade do Estado, capacitar provadores de café e fortalecer a assistência técnica aos produtores. Neste ano foram inscritas 1.637 amostras das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul. A seleção é feita em duas categorias: “café natural” e “café cereja descascado ou desmucilado”.
Na tarde de sexta-feira (16/12), durante a cerimônia, o governador Antônio Anastasia assinou o projeto de lei para a instituição do Fundo Estadual do Café (Fecafé) e aposta cada vez mais no ouro verde de Minas, o café. “O café está de modo indelével preso a nossa história”, afirmou o governador. E completando disse, “Todos os olhos do mundo se voltam para o segmento rural. Seremos o celeiro do mundo”. Segundo um dos vencedores do primeiro lugar na categoria café cereja descascado, sr. José Wagner Ribeiro Junqueira da Fazenda Serra das Três Barras em Carmo de Minas, o segredo da qualidade do café é “Em primeiro lugar, o local de produção, a variedade apropriada, a altitude, precipitação adequada e os traços culturais. Principalmente, não deixar o café estragar, conservar o que ele tem.” Sr. José possui 35 hectares e só utiliza os agrotóxicos indicados por agronômos. Entre os prêmios certificado, troféu, Tvs, moto e derriçadeira. Para o scretario munnicipal de Agricultura e Pecuaria de Varginha , “A oportunidade de participar do evento mostra aos produtores que o principal responsvel pelas conquistas que o cafe mineiro tem recebido e o produtor”.
A participação dos agricultores de Varginha foi o resultado da parceria: EMATER, MINASUL, CREDIVAR e Sindicato dos Produtores Rurais.
Vencedores:
Categoria Natural
Sul de Minas
1º lugar – Antônio Mello Canato (Carmo de Minas)
Cerrado Mineiro
1º lugar – Acácio José Dianin (Monte Carmelo)
Matas de Minas
1º lugar – Thamires Rodrigues Ferreira (Manhumirim)
Categoria Cereja Descascado
Sul de Minas
1º lugar – José Wagner Ribeiro Junqueira (Carmo de Minas)
Cerrado Mineiro
1º lugar – Amélia Ferracioli Delarisse (Patrocínio)
Matas de Minas
1º lugar – José Rocha (Manhuaçu)
Chapada de Minas
1º lugar – Cláudio Esteves Gutierrez (Água Boa)
































