Hoje é um dia de saudade. Dia de lembrar de uma MULHER que me trouxe ao mundo!!
TERESINHA IMACULADA COSTANTI DA SILVA, estaria hoje, dia 08 de dezembro, estaria completando seus 62 anos se estivesse FISICAMENTE entre nós, mas na certeza da vida eterna e da misericórdia divina deve-me alegrar. É a vida que renasce!!
Vejam o trecho abaixo, de um email que circulou recentemente na rede:
“No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao outro:
– Você acredita na vida após o nascimento?
– Certamente. Algo tem de haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
– Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?
– Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.
– Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: A vida após o nascimento está excluída – o cordão umbilical é muito curto.
– Na verdade, certamente há algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.
– Mas ninguém nunca voltou de lá, depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida. E afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.
– Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
– Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?
– Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.
– Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não existe nenhuma.
– Bem, mas às vezes quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando, ou sente, como ela afaga nosso mundo. Saiba, eu penso que só então a vida real nos espera e agora apenas estamos nos preparando para ela…
A metáfora é deveras instigante. Ao longo da história, o ser humano aprendeu a lidar com as certezas da vida mas quase nunca sabe lidar com a incerteza da morte. Ou certeza: aliás, a única que temos, a morte. Tudo o mais é variável: se vamos nos casar ou não. Ter filhos ou não. Ter sucesso financeiro ou não. Sermos felizes ou não. Morrer ou não? Não, isso não é uma alternativa, mas uma fatalidade. Só resta-nos a incerteza do quando.
E quando a morte vem quase nunca estamos preparados: a morte de minha mãe veio num momento de certeza da eficácia do tratamento. Mas a internação que antecedeu à sua morte foi completamente inesperada. Como lidar com isto?
Hoje para mim é um dia de reflexão. Um dia daqueles em que faço um balanço de nossas vidas e avaliamos tudo o que já fizemos e o que estamos por fazer. Mas não é como no primeiro dia do ano, no qual fazemos planos para o ano que se inicia ou mesmo no último dia do ano, no qual avaliamos o que de fato fizemos do planejado para o ano que finda. É um dia de balanço de nossas vidas. É sim um dia de tristeza e de lembrança. Mas pode – e deve – ser um dia de alegria.
Alegro-me ao pensar que hoje existo graças à minha saudosa mãe!! Alegro-me ao me lembrar de tantos exemplos de vida que me passou. A calma, a paciência, a obstinação, o prazer pela leitura e pela busca ao conhecimento. A alegria de nascer e viver em família. Tudo isso – e muito, muito mais – devo a ela. E alegro-me por ser quem hoje sou.
A minha querida e saudosa mãe, minha homenagem.
Aos leitores do Blog, peço desculpas pelo momento de introspecção que o dia me trouxe. Mas convido-os a igualmente refletirem sobre a vida e sobre a morte. A encararem o fato de que quando ela chega (a morte), nem sempre estamos preparados. Os cristãos conhecem bem a parábola que termina com o famoso “Vigiai e Orai pois não sabeis nem o dia e nem a hora“. E aproveitemos, todos, os momentos que temos com nossos entes queridos para celebrar a vida. Aproveitar os momentos juntos sempre imbuídos no amor e nunca na incompreensão.


























LINDÍSSIMO , VALEU ! BEIJOS .
Além de lindo, muito real.
Mãe, um ser criado por Deus, com muitos detalhes, com muito zelo. Chega a ser assustador o que uma mãe é capaz de fazer pelos seus filhos, pelo seu marido, e ainda encontra um tempinho para cuidar também daquele pequeno vizinho que às vezes não tem quem cuida. Dê dar tanto amor e mesmo passando por amarguras, não se deixa contaminar por elas.
Mãe tinha que ser eterna neste mundo, é muito difícil não ter mais a quem chamar de mãe nesta terra. Mas Deus sempre nos compensa, pois Ele leva para bem perto Dele as mães, tenho certeza. E Ele ainda nos dá a mãe celeste, que nos acolhe em seu manto, que nos abriga nos dias de tristeza e ainda intercede por nós.
Oi…Nossa..Achei linda a homenagem..
Perdi ontem uma pessoa muito queria, por mais que eu saiba que isso vai acontecer com todos, eu resisto em aceitar, e depois que lí esse email, parece que me confortou…
Deus sabe o que faz….
Obrigada Giacomo…você não pode imaginar como ajudou a aquetar um pouco meu coração…
Fica com Deus.
Muita linda essa mensagem a sua mãe. Também não tenho minha querida mãe ao meu lado. Ela já se foi há 11 anos, mas está eternamente na minha lembrança e no meu coração. Eu a amava muito. Uma grande mulher (aliás, como todas as mães). Merecedoras de nossa eterna gratidão, pelos exemplos e ensinamentos de vida que sempre deixam. Certamente foi uma filha muita querida por ela !!! Que nossas mães estejam face a face e
em paz junto de nosso Deus.
Linda mensagém!!! Com certeza ela deve estar ao lado da Mãe de Jesus… que celebramos hoje e coincidentemente no dia de sua volta ao pai…
Um beijo no seu grande coração.