Monsenhor José Carneiro, nosso eterno Padre José

Nascido em Itajubá (MG), em 20/10/1921, filho de Victor de Souza Pinto e Maria Carneiro Pinto, Monsenhor José Carneiro Pinto, ou simplesmente Padre José, foi o pároco que mais tempo ficou à frente da Paroquia de Santa Rita de Cássia

Foi coroinha do Cônego Adolfo, seu tio, e nessa época já começava a despertar sua vocação sacerdotal, pois gostava de brincar de celebrar missa.

Estudou no Seminário Menor em Pouso Alegre, e mais tarde no Seminário Menor de Mariana, onde iniciou, em 1941, seus estudos de Filosofia e Teologia.

Foi ordenado presbítero em 08/12/1946 na Catedral de Pouso Alegre, na festa da Imaculada Conceição, pelas mãos de D. Otávio Chagas de Miranda.  Seu lema foi “A Jesus, pela Virgem Maria, o meu sacerdócio”. A primeira missa foi celebrada em Santa Rita do Sapucaí no dia seguinte.

Foi professor no Seminário de Pouso Alegre, Vigário Cooperador da Catedral e Vigário Ecônomo de Congonhal, onde fundou a Catequese e a Congregação Mariana.

Foi depois Vigário Cooperador de Paraisópolis, Vigário Ecônomo de Gonçaves e de Consolação. Em seguida foi Vigário Ecônomo de Conceição dos Ouros, e no dia 19/08/1952 foi nomeado Vigário Auxiliar de Santa Rita, onde era Pároco o Côn. Herculano, já doente nessa época, cargo que honrou com dignidade e trabalho por quase cinco décadas.

Ainda hoje, aos seus 90 anos, o Padre José segue incansável em seu pastoreio celebrando missas, coordenando o Apostolado da Oração, visitando doentes, atendendo confissões, estando sempre presente nos principais acontecimentos da Paróquia. 

É muito querido por toda a comunidade santarritense.

OFERECIMENTO:

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 Responses to Monsenhor José Carneiro, nosso eterno Padre José

  1. Avatar de Jorginho Jorginho disse:

    Este homem realmente merece todo nosso carinho.

    Ele nos ensina o caminho da fé e da persistência.
    Ajuda-nos a voltar nosso olhar para nossa mãezinha tão amada, Maria Santíssima, por quem tem uma devoção imensurável, e nos ensina a direcionar e entregar a Ela nossas vidas.

    Monsenhor José, exemplo doação, dedicação e amor a Cristo, para todos. Que Deus nos conceda a graça de tê-lo por muito tempo nos guiando nessa dura caminhada.

    Obrigado por fazer parte da história de Santa Rita do Sapucaí.

  2. Na verdade, não se sabe se Santa Rita é o Padre José ou se o Padre José é Santa Rita do Sapucaí. Um completa o outro e se tornaram uma coisa só!!!!!

  3. Avatar de SANDRA SANDRA disse:

    Já disse aqui neste blog anteriormente que sou grande admiradora do querido MONSENHOR JOSÉ .
    Incomparável sua vocação e dedicação!
    Ainda no dia da Missa de Ação de Graças, o vi descendo em direção ao local, caminhando devagar com sua batina e sua pastinha..
    Sempre esteve presente em todos os eventos marcantes de nossa cidade e faz parte de modo relevante da história de nossa cidade. Com seu jeito intimista de falar, em suas homilias, faz-se entender por todos, do mais simples ao mais abastado, sempre de forma simples, sem luxo e sem ostentação, que acredito deva ser uma das premissas a ser observada pela Igreja neste nosso mundo tão materialista de hoje..
    AFINAL CRISTO VIVEU UMA VIDA TÃO SIMPLES!.
    Acho que ninguém conhece MELHOR a essência de cada santarritense como ele.
    Quando o encontro, faço questão de parar, beijar-lhe a mão, pedindo sua benção e dirigindo-lhe um sincero cumprimento.
    Quando minha família residia em São Paulo, trouxe um dos meus filhos para ser batizado por ele, pois fazia questão de que houvesse sua benção para nossa família.
    Desejo que Deus lhe dê muitos e muitos anos de vida, para que tenhamos sempre nele o sempre fiel Ministro e Representante de Deus, aquele que sempre procurou estar o mais próximo possível de seus fiéis, dedicando sua vida plenamente ao sacerdócio.
    Com o pedido mais uma vez de sua benção,.
    da sempre fiel admiradora de seu Ministério, de sua fé e de seus ensinamentos SANDRA NADJA (filha de Elza Vilela e Aloysio Cerqueira (já falecido) e neta do Cornélio Vilela e Chiquita, que também foram sempre admiradores da sua dedicão ao povo santarritense e de seu elevado espírito de religiosidade.
    ..

Deixe um comentário