| Campinho de isopor ajuda a ensinar teoria antes de bater na bola |
|
Antes de pisar no gramado, a lição é colocar numa maquete as táticas a serem usadas pelos jogadores para vencer a partida. Palitinhos, isopor e bonecos de plástico. São as armas dessa equipe para entrar em campo. Como o campo não está o tempo todo disponível, é no campinho de isopor que eles aprendem a teoria antes de colocar os pés na bola.
Com os jogadores de mentirinha, o rendimento em campo aumentou de verdade. No campeonato entre os poliesportivos da cidade, essa equipe está invicta. O torneio em que essa equipe está invicta são os jogos intercentros esportivos, campeonato interno promovido pela prefeitura de São José, com participação de dois mil alunos da cidade.
Roberto Rodrigues é filho de nossos amigos e conterrâneos Milton e Paula, neto do saudoso Roberto Costa e Silva( filho de DªOlga Capistrano) e da Eurídice Maria e bisneto do saudoso Dr Edmundo. |
Que tal aprender a jogar futebol fora do campo? É o que crianças que participam de um projeto do centro poliesportivo do bairro Altos de Santana, na zona norte de São José dos Campos, estão fazendo.
No jogo de botão improvisado ficou mais fácil mostrar que por trás da paixão existem regras. “A gente estava com dificuldades de mostrar o esquema tático para eles. Não é só bater na bola, tem posição, tem esquema tático”, explica o professor 
























