Em Pouso Alegre, Discentes do CEFS 2011 realizam atividade operacional, visando aprimorar conhecimentos e proporcionar um bom atendimento a sociedade. 
A especialização e a profissionalização balizam os desafios para a Polícia Militar no século XXI. Entre eles: a segurança do cidadão, os dilemas da lei e da ordem, o crime organizado, as catástrofes naturais, as agressões ao meio ambiente e a desigualdade social.
Nesse contexto, o profissionalismo dos policiais-militares (sua competência, consciência profissional e eficácia) é, certamente, muito desejável, devendo ser estimulado, principalmente, pelos militares em função de comando, de forma que possa efetivamente atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais complexa e exigente.
No cenário nacional da segurança pública, a Polícia Militar de Minas Gerais desponta como instituição de vanguarda no aprimoramento de seus recursos e qualidade de seus serviços, tendo como norte a satisfação da sociedade e o compromisso com resultados.
Dessa forma, o treinamento e o aperfeiçoamento dos profissionais de Segurança Pública são fatores preponderantes para uma boa prestação de serviços à comunidade. 
Nesse sentido, o 20º BPM, através da 234ª Companhia de Ensino e Treinamento, responsável pela formação dos futuros Sargentos da Polícia Militar, no âmbito da 17ª RPM, promoveu a ADP/2011 (Atividade de Desenvolvimento Profissional/2011), como forma de proporcionar aos discentes do CEFS 2011 o aperfeiçoamento técnico-profissional e o aprimoramento do condicionamento físico.
Preparação para instrução.
A Atividade de Desenvolvimento Profissional/2011 foi realizada no Campo de Instrução de Pouso Alegre, pertencente ao 14º GAC (Grupo de Artilharia e Campanha) do Exército Brasileiro, localizado na cidade de Pouso Alegre, realizada com os 59 discentes do CEFS/2011, constituindo-se em uma Companhia de Manobras, sendo composto pela formação normal de curso, ou seja, por 02 (dois) Pelotões.
A Companhia de Manobras deslocou do 20º Batalhão de Polícia Militar em marcha até ao Campo de Instrução do CIPA, onde realizaram a continência ao terreno e hasteamento do Pavilhão Nacional. Antes de iniciarem as atividades, os discentes dos CEFS/2011, tomaram um delicioso café e prepararam-se para a realização dos treinamentos e aprendizagem nos diversos estandes montados no campo de instrução do 14º G.A.C. 
Cada turma do CEFS/2011 foi dividida em 02 Grupos, sendo escalados discentes do CEFS/2011 como Comandantes dos Grupos de Manobras, mediante revezamento entre seus integrantes, com o intuito de propiciar o exercício do Comando.
Estande de uso diferenciado da força e instrumentos de menor potencial ofensivo.
Estande de Gestão de Negócios em Frações Destacadas.
Pista policial de progressão tática.
Ao final da Atividade de Desenvolvimento Profissional, os discentes realizaram a arriação do Pavilhão Nacional e retornaram a sede do 20º Batalhão de Polícia Militar.


























PM ta precisando mesmo, a maioria está acima do peso, o problema é quando tiver que corre atrás de um ladrão
“Alguns” destes PM´s devems ser craques em tiro pois se precisarem correr atrás de um pilantra…
Tenho uma duvida!
Meu sonho é entrar na PM,mas sou péssimo e nunca pratiquei exercicios fisicos.
Acredito que na prova escrita eu passe,mas no teste físico serei reprovado,pois não
faço se quer duas barras,rs.
Na corrida sou até bom e conseguirei correr legal,sem problema.
Mas e ai esses barrigudinhos que tem na PM,será que mesmo acima do peso conseguem fazer o
exercicio de puxar barra? Que é aplicado no teste?!
Vlw…
Obrigado!