A partir de agora, polícia poderá soltar suspeitos de crimes com pena inferior a quatro anos
A nova resolução que permite à polícia liberar suspeitos de ocorrências policiais de menor potencial ofensivo, com pena de até quatro anos, foi publicada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial de Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Defesa Social, bandidos que praticarem crimes violentos vão continuar sendo autuados em flagrante nas delegacias mais próximas. Já aqueles que cometerem crimes de menor porte, poderão ser liberados.
A nova resolução substitui uma outra, de 30 de agosto, que dava à Polícia Militar o direito de liberar ou não o suspeito. Agora essa decisão poderá ser tomada apenas por um delegado de plantão. Pela resolução, depois do expediente da Polícia Civil, que vai até as 18h30 durante a semana, nos fins de semana e aos feriados, o suspeito poderá ser liberado em caso de ocorrências leve, cuja pena máxima chegue a quatro anos, em crimes como roubo simples e furto, por exemplo.
Segundo o secretário de Defesa Social, Lafayette Andrada, o objetivo da medida é evitar que uma viatura da Polícia Militar seja deslocada para levar suspeitos, vítimas e testemunhas para outro município, nos horários em que as corporações trabalham com quadros reduzidos. “A Polícia Militar quando flagrar alguma ocorrência de pequeno potencial ofensivo, ela vai comunicar eletronicamente ao delegado que vai avaliar o grau de gravidade e decidir se libera o autor. Se ele avaliar que é uma ocorrência de grande potencial, ele vai determinar que a PM traga o autor até a delegacia. Em caso de pequeno potencial ofensivo, o suspeito vai apenas assinar um termo em que se compromete a comparecer ao juizado e à delegacia no próximo dia útil”, explica o secretário.
O governo do Estado autorizou em julho a realização de um concurso para contratar 144 delegados e 205 escrivãos. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 27 de setembro e vão até 26 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 114,33 para delegado e R$ 40,83 para escrivão. Para conferir o edital, clique aqui.


























Escutei uns barulhos de rojão hoje cedo,que fiquei me perguntando.
O que será que aconteceu?!
Ai quando vi essa nova lei na net,fiquei imaginando;deve ser os marginais agracendo e comemorando por essa lei ridicula!
Então agora pelo que estou vendo,porte ilegal de arma,alem de não ser inafiançável mais,agora também não da nem cadeia mais,né?!
Mas de um lado vai ser bom pois agora pelo menos eu acho que a PM vai conseguir apreender mais armas,pois agora não da mais cadeia andar armado!
Ai o camarada que for pego vai no fórum,assina lá um termo qualquer e paga alguma coisa lá do tipo um salário minimo ou uma cesta basica,etc. e é liberado!
Posso até estar muito enganado,mas é isso que eu penso!
Essa lei é só para o estado de MINAS GERAIS?
Obrigado!
Pelo menos poderiam divulgar o nome da excelência , autor deste projeto de lei. No mínimo é patrocinado pela bandidagem.