O período de estiagem, aliado a negligência e imprudência de pessoas que exercem atividades agropastoris ou que procuram lazer nos diversos parques e reservas ecológicas têm sido comumente, fatores que propiciam a eclosão da grande maioria dos incêndios florestais.
Nestas ocasiões, as matas, arbustos e pastos secam e a umidade do ar baixa, criando condições favoráveis para a eclosão e desenvolvimento de incêndios florestais e em lotes vagos.
Como medida preventiva, o Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre realiza vistorias em pastos e lotes vagos na área urbana.
Cabe aos militares orientar os proprietários quanto à limpeza do terreno e os danos provocados pelas queimadas, além do risco de atingir casas, plantações e áreas de preservação.
O objetivo da prevenção é impedir que o fogo comece, mas, se iniciado, o importante é que ele não se alastre. Os Bombeiros e as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem sempre ser avisados o mais depressa possível.
Relembramos a todos que realizar queimadas sem a autorização prévia do IEF configura crime, estando o infrator sujeito as sanções previstas na legislação vigente.
“A CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA LUTA CONTRA AS QUEIMADAS.”

























