Ex-aluno da FDSM é o novo corregedor-geral da Justiça Federal

Ex-aluno da FDSM, o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomou posse no último dia 9 de agosto como corregedor-geral da Justiça Federal, cargo que integra o Conselho da Justiça Federal (CJF). Ao mesmo tempo, passa a ser o diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e presidente da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais (TNU).

Ao tomar posse, o ministro declarou que o juiz tem um novo papel, de forma que não pode mais ficar trancado em uma sala redigindo sentença. Segundo ele, o juiz precisa pensar, conectar-se com a sociedade e ouvi-la. Noronha disse também que é preciso abandonar a ideia de que ser corregedor é algo espinhoso. “Corregedor pode ser um elemento extremamente motivador. O que eu quero é motivar e prestigiar o juiz federal brasileiro. Eu vejo como um novo desafio de dar a segurança, a estrutura e a assistência que os colegas da Justiça Federal necessitam”, assegurou.

Em razão do cargo de corregedor-geral, João Otávio de Noronha também irá presidir o Fórum Permanente de Corregedores da Justiça Federal, composto pelos corregedores dos cinco Tribunais Regionais Federais, e coordenar a Comissão Permanente dos Coordenadores dos Juizados Especiais Federais, que é formada pelos coordenadores dos Juizados Especiais Federais e pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). (com informações do Superior Tribunal de Justiça).

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Justiça, Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to Ex-aluno da FDSM é o novo corregedor-geral da Justiça Federal

  1. Avatar de Marcos Marcos disse:

    A vitoriosa carreira do Ministro João Otávio é muito merecida. No início de sua carreira trabalhou na Agência do Banco do Brasil de Santa Rita, onde além de ser um profissional competente, ele também se destacava pela sua simplicidade e dedicação.
    Me parece que foi durante este período que se graduou em direito.

Deixe um comentário