BOMBEIROS DE POUSO ALEGRE FALAM SOBRE PERIGOS COM O CEROL

         Soltar pipa é uma das brincadeiras preferidas de muitas crianças. Essa tradicional atividade parece divertida, mas pode se transformar em risco de vida para praticantes e observadores se realizada da forma equivocada, causando desde interrupções de energia a ferimentos em pedestres e motociclistas.

            Empinar pipas em locais inadequados costuma provocar outros tipos de problemas. No caso das linhas com cerol, os motociclistas tornam-se alvos fáceis, pois as crianças costumam brincar nas imediações de ruas, avenidas e rodovias. Os cortes pelas linhas geralmente são causados na região do pescoço, devido a falta de proteção neste local.

            O uso do cerol é proibido, Lei estadual 14349/02, os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol serão responsabilizados.

            Os pais devem orientar as crianças sobre os perigos que correm. Espaços abertos e sem rede elétrica, afastados dos lugares movimentados, são os locais ideais para que a brincadeira seja sadia.

DICAS DE SEGURANÇA:

 

  • Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos.
  • Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques.
  • Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola.
  • Não empine pipa em cima de lajes e telhados.
  • Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol (mistura de cola com caco de vidro). Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.
  • Cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás. Pode ter algum buraco ou pista.
  • Atenção especial com os motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles. Fique atento para que a linha não entre na frente deles.
  • Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus. Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito.

REDAÇÃO: SD BM RAFAELLA

Esta entrada foi publicada em Geral, Notícias Policiais, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to BOMBEIROS DE POUSO ALEGRE FALAM SOBRE PERIGOS COM O CEROL

  1. Avatar de julia julia disse:

    ola giacomo,o que devo fazer se ver moleques sotando pipas e usando cerol.

Deixe um comentário