Em Pouso Alegre, a Polícia Militar do Meio Ambiente durante verificação de uma denúncia no bairro Saúde, onde estava sendo feito a criação e comercialização de vários pássaros da fauna silvestre, juntamente com uma testemunha e o agente de fiscalização do IBAMA, constataram que o denunciado era um criador amadorista credenciado, porém foi verificado que alguns pássaros não constavam na relação de passariformes do criador e alguns estavam com as anilhas adulteradas.

De acordo com a lei 9.605/98 art. 29, o autor foi preso em flagrante. Ao todo foram apreendidos 14 exemplares da fauna silvestre, sendo eles 12 canários-da-terra, 01 curió e 01 azulão. Foram removidas ainda 02 maritacas e encaminhadas ao IBAMA.

É importante lembrar que preender animais da fauna silvestre é um crime, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa de R$ 500,00 por animal apreendido, podendo passar a R$ 5.000,00 se a espécie constar nas listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).
Para manter pássaros em gaiolas é necessário que os mesmos tenham origem em criadouros legalizados pelo IBAMA. Os filhotes nascidos em cativeiros têm que possuir anilha de identificação individual, caso contrário você estará cometendo um crime ambiental.
A fauna silvestre tem importância fundamental na manutenção e preservação da biodiversidade, atuando sobre a vegetação e a cadeia alimentar, retirando dela energia para garantir sua sobrevivência, exerce ainda um importante papel no controle biológico, controlando a população de insetos.





















Que beleza, agora deixa esse cidadão sentir na pele o que é ficar enclauzurado dentro de uma gaiola, covardão.