Parabéns Cônego Vonilton!

Em Santa Rita do Sapucaí, neste domingo (17) o Cônego Vonilton Augusto Ferreira, Pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia completou 21 anos de sacerdócio.

Uma bela homenagem foi realizada ao padre ao término da missa das 19h30 no Santuário.

PARABÉNS!

Vonilton Augusto Ferreira nasceu em 21 de Junho de 1965, em São Sebastião da Bela Vista, Minas Gerais, filho de Augusto Ferreira e Ana Eugênio Ferreira.

Aos 13 anos, ingressou no Seminário de Pouso Alegre. Realizou os estudos de ensino médio no Colégio São José, cursando em seguida Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Também cursou música no Conservatório Estadual de Pouso Alegre, onde se especializou em Canto.

Ingressou no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, agregado à Universidade Gregoriana de Roma. Fez mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense. Ordenou-se Sacerdote no dia 21 de Julho de 1990, em São Sebastião da Bela Vista.

Assumiu como Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana e foi indicado pelo Cardeal Dom Eugênio Sales como administrador Paroquial da Paróquia de Santa Cruz de Copacabana, ambas no Rio de Janeiro.

Retornou depois ao Sul de Minas onde assumiu em 18 de setembro de 1994 o posto de Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre. Lá ficou até 2 de agosto de 2001, quando o Arcebispo Dom Ricardo Pedro o nomeou Pároco da Paróquia de Santa Rita do Sapucaí.

À frente da Paróquia de Santa Rita, Cônego Vonilton promoveu uma ampla reforma na Matriz, re-inaugurada em 2005. Também foi totalmente renovada a Capela da Urna de Santa Rita, onde fica a imagem fac-símile da santa italiana.

Em sua gestão, a Festa da Padroeira teve suas celebrações religiosas valorizadas e ampliadas com a criação da Quinzena de Santa Rita. Seu trabalho à frente do rebanho foi logo reconhecido, e em 6 de novembro de 2005 foi agraciado com o título de cidadão santarritense.

Padre Vonilton recebeu, em 8 de dezembro de 2006, o título de Cônego, e no mesmo dia foi nomeado por Dom Ricardo Pedro como juiz eclesial da Arquidiocese de Pouso Alegre graças ao seu amplo conhecimento do direito canônico.

Em 25 de julho de 2007, Dom Ricardo Pedro, reconhecendo o trabalho de Cônego Vonilton à frente da Paróquia de Santa Rita, determinou que ele permanecesse no cargo por mais seis anos. Seu mandato vence em 2 de agosto de 2013.

Em 2009, Cônego Vonilton liderou o processo que transformou a Matriz de Santa Rita em Santuário e foi nomeado Reitor do mesmo.

Em abril de 2010, tornou-se Vigário Geral da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Parabéns Cônego Vonilton!

  1. Avatar de Maria Maria disse:

    Grande sacerdote, em suas homilias sempre nos deixa envolvidos pela misericórdia Divina.

  2. Crescemos na fé e na busca de Deus, graças a santidade de suas palavras e no seu carisma.
    Que o Espirito de Deus o ajude sempre a nos ajudar.
    M.Iza

Deixe um comentário