Em Pouso Alegre, foi realizado na sede do 20º Batalhão de Polícia Militar a cerimônia de revitalização do espaço destinado à agremiação musical da Unidade. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 20ºBPM, Tenente Coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes e contou com a presença do Prefeito Municipal de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini, do Presidente da Câmara Municipal, Moacir Franco e de Secretários municipais.

As atividades musicais na Polícia Militar se organizaram no ano de 1892 com a Lei nº 2894, quando foi criada a Banda de Música mais antiga da Polícia Militar, sediada hoje na cidade de Diamantina/MG, tendo como finalidade principal, manter elevado o moral da tropa.
Neste contexto, entendeu-se desde muito cedo, que a missão da Banda de Música não ficaria restrita aos quartéis, e que o seu destino estaria, sobretudo nas ruas, agregando a população em torno de si e ao mesmo tempo exercendo a segurança preventiva.
No ano de 1948, com o surgimento da Escola de Música na Polícia Militar, formou-se a Orquestra Sinfônica, a única do gênero, mantida por Organizações militares da América latina. Hoje a Polícia Militar de Minas Gerais tem em seu corpo musical, uma Orquestra Sinfônica, uma Orquestra Show e dezenove Bandas de Música, dentre elas a do 20º BPM, sediado em Pouso Alegre/MG e que começou a ser constituída no ano de 1985.
Com o advento da constituição de 1988 e o surgimento de uma polícia mais voltada para a comunidade, as Polícias Militares passaram a utilizar suas agremiações musicais para atuar em ações de polícia comunitária.

Fazer segurança através da música torna-se, portanto, um grande desafio, pois essa atividade também facilita a aproximação e aumenta o conhecimento da comunidade sobre a corporação, enquanto promove e exerce a segurança subjetiva devido à presença de militares fardados. Seu emprego é amplamente utilizado como instrumento de apoio no relacionamento com o público.
A Polícia Militar sempre esteve integrada com segmentos comunitários. Esta integração fortalece a aproximação e aumenta o conhecimento da comunidade a respeito da Instituição e sobre o melhor aproveitamento de seus serviços.
Por ser uma linguagem artística universal, que transforma os ambientes e interfere nas emoções humanas, a música tornou-se essencial à convivência das comunidades, o que torna as bandas de música na Polícia Militar, verdadeiras ferramentas de integração e aproximação com as pessoas.
Neste contexto, a inauguração das novas instalações da sala de música da banda do 20º BPM, denota um grande esforço do Comando da Corporação, que sensibilizado com a importância da música na produção dos serviços de Promoção da Paz Social, destinou os recursos necessários para a realização desta obra.

O espaço inaugurado passou a denominar-se Sala de Música Maestro Capitão João Soares de Souza em homenagem ao grande Policial Militar e Músico que serviu em Pouso Alegre entre os anos de 1954 e 1958.
O Maestro Capitão João Soares de Souza, nasceu em 01 de dezembro de 1912 em Belo Horizonte, ingressou na Polícia Militar em 1929, como aprendiz de música no 1º Batalhão de Polícia Militar, Unidade sediada na capital mineira, participou ativamente dos combates das revoluções de 1930 e 1932, formou-se professor de música em 1938 pela Universidade Federal de Minas Gerais. Na Polícia Militar de Minas Gerais foi declarado Aspirante a Oficial em 1941, pelo Departamento de Instrução, hoje atual Academia de Polícia Militar, promovido ao posto de 2º Tenente em 1945 e 1º Tenente em 1959, promovido ao posto de Capitão em 1955, realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1958, promovido a Major em 1959, e Tenente Coronel em 1981, foi condecorado com as Medalhas de Campanha em 1956, pela participação na Revolução de 1930 e 1932, com a Medalha de Mérito Militar Grau Ouro em 1966 e com a Medalha “Dever Cumprido” em 1990. Foi fundador e primeiro diretor do Conservatório de Música de Pouso Alegre, por ato do Exmo SenhOr
Governador Juscelino Kubistschek assinado em 1954, exercendo o cargo por mais de 03 anos, Regente da Banda de música e da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, possui diversas composições dentre elas: Hinos do Colégio Tiradentes da PMMG e do Conservatório de Música de Pouso Alegre e a canção do 16º Batalhão de Polícia Militar. Foi Diretor da Ordem dos Músicos do Brasil, unidade de Minas Gerais, de 1983 a 1984.
No espaço da sala de Música Maestro capitão João Soares de Souza foi descerrada uma placa alusiva a inauguração das novas instalações, pelo Senhor Tenente Coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes, acompanhados dos filhos do homenageado.

A Banda de música do 20º Batalhão abrilhantou o evento com a execução de várias músicas, sendo regido pelo 1º Tenente Maestro André Benedito Mantovani, o qual fez um breve histórico das músicas tocadas.

Todos que forem visitar a unidade não poderá deixar de visitar este espaço histórico, sendo uma justa homenagem a pessoas que se destacaram e que souberam fazer a diferença.


























