Idosos e deficientes físicos terão facilidade para estacionar em vagas preferenciais

Os adesivos especiais estão sendo substituídos por carteiras e com um detalhe: elas valem em todo o país.

O Conselho Nacional de Trânsito decidiu disciplinar o uso das vagas especiais em todo país. A partir de agora só podem estacionar nesses locais pessoas cadastradas e identificadas.

Até então o idoso ou portador de deficiência precisavam de um adesivo no carro para poder parar na vaga especial. A nova documentação acaba com essa exigência. Não importa de quem seja o veículo ou quem esteja dirigindo. Basta deixar a credencial a vista no painel e estacionar.

A mudança vai ser feita aos poucos.OBRIGADO NO VEÍCULO Os adesivos continuam valendo. O cadastramento é feito no órgão de trânsito de cada cidade. É preciso apresentar cópias e originais de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso dos portadores de deficiência física, é exigido ainda um laudo médico emitido pelo Sistema Único de Saúde.

“Em qualquer lugar do país, não importa. Onde quer que ele esteja, estará indicado como pessoa idosa ou preferencial para aquela vaga exclusiva para o segmento”, explica José Antônio Pajeú, assessor jurídico da companhia de trânsito de Recife.

A mudança foi recebida com entusiasmo. Idosos e portadores de deficiência esperam agora ter seus direitos respeitados. “Identifica as pessoas que têm necessidade para encontrar um lugar para estacionar. Muito importante, muito bom”, fala João Alfredo Gomes, aposentado

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Cidade, Trânsito. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 Responses to Idosos e deficientes físicos terão facilidade para estacionar em vagas preferenciais

  1. Avatar de Bruno Medeiros Bruno Medeiros disse:

    Parabéns pela inciativa. Agora vamos verificar se precisamos ir a Pouso Alegre ou podemos realizar esse procedimento em nossa cidade. Estarei informando essa semana quais dificuldades e as qualidades que vou encontrar! No site do detran-mg não apresenta nenhuma informação. Todos os links de busca informam o estado de São Paulo como o procedimento deve ser feito.
    Grato a todos que lutam pelas causas que grande parte das pessoas julgam menos importantes!

  2. Avatar de Bruno Medeiros Bruno Medeiros disse:

    Boa noite a todos!
    Hoje dia 04/07/2011 tentei iniciar o processo de retirada do cartão de estacionamento para deficientes físicos no estado de minas gerais. Informado pelo CIRETRAN de Santa Rita do Sapucaí que não realizam este procedimento aqui na cidade, me encaminharam para o mesmo orgão público em Pouso Alegre. Entretanto, o Sr. Ronaldo foi extremanente educado, porém informou que a emissão do documento também não está sendo realizado em Pouso Alegre.
    Fica a pergunta: Onde faremos esta “idolatrada” carteira de estacionamento?
    O mesmo funcionário de Pouso Alegre me passou o telefone do CIRETRAN de Belo Horizonte e após várias tentativas, fui informado por um funcionário menos educado que “não precisa de documento” basta o adesivo!
    Segunda pergunta: Por que o estado de São Paulo emite o documento e publica todos os passos de uma legislação federal?
    Enfim, gastando quase meia hora de interurbanos, podemos dar a seguinte solução. Procuremos algum conhecido no estado vizinho e façamos o procedimento por lá já que até pelos correios os documentos podem ser envidados, bastando para isso comprovar residência no estado e passando uma procuração para seu conhecido.
    Última pergunta: Por que Minas Gerais não está preparada para tal feito já que isso OBRIGATÓRIO a mais de 360 dias conforme a lei federal?
    Isso também é válido para os idosos que ainda podem utilizar o adesivo no vidro na cor adequada!!!
    Senhores envolvidos e competentes, por favor, nos ajudem!!!
    Grato.

    • Avatar de José Donizetti Barbosa José Donizetti Barbosa disse:

      Meu amigo, mora em Belo Horizonte e aquí o documento é emitido na hora pela firma BHTRANS responsável pela fiscalização do trânsito, além do Batalhão de Policiamento de Trânsito de Belo Horizonte, inclusive hoje dia 23/11/2017 retirei minha credencial. Abraços Sargento Barbosa

  3. Avatar de WALDO JOSÉ GOMES GUIMARÃES WALDO JOSÉ GOMES GUIMARÃES disse:

    Como devo fazer para obter a nova carteirinha que da direito ao deficiente físico estacionar o carro em lugar apropriado?

    • Avatar de Giácomo Costanti Jonas Augusto - Editor Substituto disse:

      Em Santa Rita do Sapucaí, basta ir até a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sec de Obras).

  4. Avatar de Carlinhos Antonio de Oliveira Carlinhos Antonio de Oliveira disse:

    Tire minha dúvida : No caso das vagas para deficientes físicos estiverem todas ocupadas e não tiver vagas, o deficiente pode ficar estacionado quanto tempo? Existe alguma lei que o ampara? Ou ele é multado como outra pessoa qualquer?

  5. Avatar de José Donizetti Barbosa José Donizetti Barbosa disse:

    Meus amigos, moro em Belo Horizonte e aqui o documento é emitido na hora pela firma BHTRANS responsável pela fiscalização do trânsito, além do Batalhão de Policiamento de Trânsito de Belo Horizonte, inclusive hoje dia 23/11/2017 retirei minha credencial. Abraços Sargento Barbosa

Deixe um comentário