Crônica de um filho e morador de Santa Rita do Sapucaí

Tenho muito orgulho de ter nascido aqui, minha doce terra natal.

No decorrer de meus 45 anos de vida, tive a oportunidade de conviver com muitas pessoas  de nossa terra, bem como de diversas outras cidades do Brasil e do Mundo, considerando que estamos em uma cidade universitária e com grande vocação tecnológica.

Pela empresa onde trabalho, tive a oportunidade de conhecer cidades de estados e regiões diferentes, pois minha atuação em área comercial permite muitas viagens e sendo assim, conheci cidades, povos, costumes, tradições, culturas e outras diversas coisas que diferem as pessoas umas das outras apenas pela forma de ser.

Morei por quase três anos em uma capital, com uma mistura muito grande de raças, o que me fez ver o quanto é bom conviver com essa diversidade, tendo sempre o ser humano como matéria prima principal dessa grande dádiva de Deus que é a VIDA.

Enfim, o porquê dessa crônica.

Estou muito decepcionado com que tem ocorrido em Santa Rita do Sapucaí, nos últimos anos, um grande descaso e total desinteresse em resolver coisas que ao meu ponto de vista são simples e de fácil solução. Basta a vontade política e uma profunda ajuda da própria população.

É importante salientar que esse sentimento não é só com o poder público, mas com uma parte de nossa população também que não obedece a leis e estão totalmente avessos ao que sugere um bom código de conduta. Portanto não é com todo mundo.

Vamos fazer um breve resumo de algumas coisas que acontecem no dia a dia de nossa cidade e na maioria das vezes não damos a menor importância ou fazemos de conta que não vemos.

Considere que se cada um fizer uma pequena parte de tudo, a diferença no final será muito grande.

Reflitam comigo.

Transito: Observem como anda o transito em nossa cidade. Agora, saibam que não é diferente de outras cidades, apenas na sua dimensão. As ruas não estão totalmente preparadas para receber  transito intenso, estão esburacadas, mal sinalizadas e possuem um erro muito grande na questão de mão e contra mão. O poder publico tem tentado assegurar que as ruas tenham melhorias. Por outro lado alguns motoristas não estão totalmente preparados. Querem levar alguma vantagem em um estacionamento, uma manobra indevida, uma ultrapassem sem sentido, um sinal vermelho furado. Sem contar alguns motoqueiros desprovidos de educação tanto na vida, quanto no transito, pois fazem o que querem em suas máquinas e alguns deles ainda são menores de idade e não possuem habilitação para pilotar uma moto. Pergunto: como um Pai ou uma Mãe permite que seu filho menor de idade possa ter uma moto e pilotar sem carteira? Porque as autoridades não fazem blitz com mais freqüências e em lugares diferentes?

Lixo: Para mim esse é um problema mundial, mas que em algumas partes do Brasil e do Mundo já existem ações para minimizar os efeitos devastadores do lixo na natureza. Considerando que os trabalhadores da coleta são muitos esforçados no que fazem, no entanto o poder público já poderia se movimentar para buscar incentivos junto aos órgãos competentes e outras prefeituras da região, para implantação da coleta e destino dos recicláveis. Já a população por sua parte, poderia contribuir não jogando lixo em terrenos baldios, caçambas de entulhos, rios, córregos. Evitar colocar o lixo na rua muito antes da coleta e em dias onde não há coleta. Veja bem, cuide do ambiente a sua volta e verá uma enorme diferença. Observe em alguns pontos da cidade fica sempre uma sobra da coleta de lixo do dia anterior. Aquela imagem é horrível. Se cada um cuidasse da frente de sua casa, uma rua inteira ficaria maravilhosa. Poderia se criar um Selo para as residências que cuidam da sua frente e assim, oferecer beneficio em descontos de IPTU. Oferta de cestas básicas ou alguma premiação para quem manter sua rua limpa.

Água: Outro problema universal. Só o tempo vai mostrar os efeitos da falta desse produto tão precioso. Até que temos uma empresa de água que oferece boa qualidade e bom serviço, no entanto há um custo para isso. Evite desperdício e preserve as nascentes em propriedades de sua família. Água terá muito valor no futuro.

Natureza: como é bom poder desfrutar de uma natureza bela e grandiosa. Preserve e faça com que os outros também tenham essa visão. Cuide e curta tudo que a natureza pode oferecer. Encontre com amigos em lugares agradáveis, passei de bicicleta, caminhe. PRESERVE.

Patrimônio Publico: Eis ai uma situação que não dá para entender. Em alguns lugares existem obras inacabadas que não se sabe ao certo o porquê essas obras não foram sequer terminadas. Outra situação incompreensível é com relação à depredação e vandalismo. As pessoas que o fazem se esquecem que parte desse patrimônio as pertence, pois um pouco do dinheiro delas mesmas foi utilizado ali e um dia, por algum motivo, elas poderão precisar daquilo que elas mesmas destruíram.

Excluídos: Como lidar com as pessoas menos favorecidas, que dependem de um prato de comida todo dia para sobreviver, de um agasalho para não morrer de frio. O Governo tenta fazer a sua parte, oferecendo programas sociais. Algumas pessoas e entidades da cidade também são bastante generosas, porém a grande maioria faz vista grossa e nem se move em uma simples campanha de agasalho, doando aquilo que para ela já não tem mais valor.

Animais nas ruas: Preciso fazer algum comentário sobre isso? Criadores de cavalos e vacas soltam seus animais para pastar nas ruas, como se Santa Rita fosse um grande fazenda e o pior, acham que lhes pertence. Proprietários de cachorros o deixam andar pelas ruas, revirando lixos e fazendo suas necessidades em calçadas e ruas. Não temos abrigo para todos e quando o poder publico se movimenta para melhorar essa situação, se sente acuado e as vezes ameaçado pelos donos, que acham que isso é natural.

Terrenos baldios: Difícil de entender o porquê os proprietários não fazem sua devida manutenção e porque o poder publico não exige através de lei que isso seja feito. Existem diversas pessoas na cidade que ganham a vida fazendo limpeza em terrenos e o fazem muito bem. Além do que nessa época do ano (junho e julho) é muito comum ver pessoas ateando fogo nesses terrenos o que além de perigoso é muito incomodo às casas vizinhas.

Entulhos de Obras: Brincadeira o que se vê em Santa Rita. Algumas obras iniciam e terminam com tudo na rua e na calçada. Existem cidades que isso é PROIBIDO e punido com multa. Basta dar uma volta de carro na cidade pra ver o quanto isso é comum e ninguém diz nada ou não faz nada. Acredito que haja um código de postura onde isso está descrito.

Política: Neste contexto muitas criticas surgirão, contudo levo apenas para reflexão da população de quem irá escolher para comandar nossa cidade (Prefeitura e Câmara de Vereadores) com interesse coletivo e buscando sempre recursos para nossa cidade, doando seu trabalho para o bem estar de todos.

Bem. Isso é apenas uma ponta de iceberg, em um mundo tão complexo e tão cheio de seres humanos.

Não sou, nem somos perfeitos, contudo eu posso, bem como cada um pode fazer sua parte e contribuir para uma qualidade de vida muito melhor hoje e no futuro.

Sou Brasileiro, Mineiro e Santarritense e tenho muito orgulho disso. Gostaria de ver um Pais, um Estado e principalmente uma cidade melhor para todos.

O que eu puder fazer para isso, Contem comigo.

Meu nome é Adriano e sou morador de Santa Rita do Sapucai com muito orgulho, porém com um pouco de decepção.

Santa Rita do Sapucai, MG 28 de Junho de 2011.

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

14 Responses to Crônica de um filho e morador de Santa Rita do Sapucaí

  1. Avatar de Carlos Henrique Carlos Henrique disse:

    Infelizmente aqui em Santa Rita impera a lei de Gerson: levar vantagem. Seja na ocupação de áreas públicas (calçadas, praças e ruas para os mais variados fins: depósito de material de construção, extensão de oficinas, estacionamento privativo, etc) seja na forma de agir (furar sinal vermelho, estacionar em lugar proibido, não cuidar do que é sua responsabilidade – terrenos baldios, por exemplo), o negócio é levar vantagem em cima de alguém.

  2. Avatar de to-pa-ça-da to-pa-ça-da disse:

    Adriano, lendo sua crônica/relato/constatação, fiquei com pena. Você, enquanto filho, rs, está ruim de mãe. Abraço.

  3. Avatar de Eloísio Rosa Ramos Eloísio Rosa Ramos disse:

    Conterrâneo Adriano, para completar só faltou falar sobre corrupção e indagar onde está sendo jogado o esgoto da cidade.

    • Avatar de Benedita Maria Ribeiro Benedita Maria Ribeiro disse:

      Caro Adriano, meus parabéns pela matéria, eu tambem sou nascida em Santa Rita com muito orgulho, vou sempre ai, atualmente moro em Campinas , porem estou muito triste com que anda acontecendo com nossa cidade. Tudo que foi relatado é uma realidade , tem tambem a violencia, que pelo tamanho da cidade está muito grande, comparada com as grandes cidades. Acho que temos que unir forças para que atual situação possa mudar. Abraços.

  4. Avatar de Só por Deus! Só por Deus! disse:

    Realmente é notório a falta de educação das pessoas. Venho de SP e estou morando aqui há dois anos. Gosto muito da cidade, porém o comportamento das pessoas, principalmente no trânsito é angustiante. Outro dia um motorista parou para uma criança atravessar a avenida, já que os pedestres dependem da boa vontade deles pois não existe farol na cidade, e uma moto que estava atrás deste carro teve a coragem de sair e ultrapassar o carro com a criança atravessando a avenida. Fiquei chocada, estarrecida e ao mesmo tempo muito triste. Como um ser humano, se é que podemos classificá-lo de humano, pode tomar uma atitude assim, ainda mais contra uma criança. É lamentável.

  5. Avatar de Eliete Eliete disse:

    Adriano se vc morou na mesma capital que eu, eu sei do que vc esta falando.
    Vc esta falando de :
    Cidade Limpa
    Educação no transito
    Fiscalização em todos os sentidos
    População concientizada
    e tantas outras coisas boas.
    SRS é tão pequena que se o poder publico junto com a população trabalhassem com vontade, com honestidade ,com seriedade; concerteza ela seria uma grande cidade igual ou parecida com a grande VITÓRIA, nossa terrinha ainda tem jeito,só falta pessoas comprometidas para que tudo isso aconteça.
    Adorei sua crônica, é essas coisas que a população santarritense precisa saber.
    se tiver alguma idéia de como mudar isso, conte comigo.

    Um grande abraço .

  6. Avatar de Mauro Vital Mauro Vital disse:

    Adriano

    Grande colaboração sua em apontar os erros que todos sabemos, mas o que você fez ou está fazendo para colaborar com o bem estar da população Santaritense ou até mundial, como você diz?
    Vamos arregaçar as mangas e efetivamente trabalhar!!!
    Abraços

    Mauro Vital

    • Avatar de Inconformado Inconformado disse:

      Gostei de sua indagação: arregaçar as mangas, pois enquanto se aponta um dedo, tem três contra a gente, e o que a gente vê no espelho é reflexo.

    • Avatar de Adriano Ferraz Jurioli Adriano Ferraz Jurioli disse:

      Mauro Vital.
      Tenho procurado sempre atitudes e ações positivas em minha rotina de vida.
      Obedeço à sinalização, dou preferencia para pedestre, recolho o lixo em torno de minha rua, separando o que é reciclável, fiz uma grande arrecadação de roupas entre meus familiares e tudo foi doado em campanha, mando capinar o terreno de meu visinho, utilizo o patrimonio publico com zelo e quando vejo alguem maltratando, brigo por ele, trabalho como voluntário em diversas situações onde sou chamado, minha familia e eu não jogamos sequer um palito de fosforo em qualquer lugar que não seja no lixo. Tenho plena convicção de pouco fiz e muito ainda posso fazer. E voce, o que fez ou está fazendo para o bem estar comum?
      Abraços e obrigado pelo comentário.
      Adriano

  7. Avatar de Takehara Takehara disse:

    Caro Adriano,
    Proponho então que deixe a retórica e junte-se a nós pela aprovação do nosso Plano Diretor Participativo que, imagino, você como bom cidadão deve conhecer bem e sabe de suas virtudes no combate a boa parte do que relatou.

    • Avatar de Giácomo Costanti Giácomo Costanti disse:

      Bem lembrado Takehara, Adriano precisamos de vc conosco, ok??
      Abraços

      • Avatar de Adriano Adriano disse:

        Caríssimos.
        Será um grande prazer participar.
        Peço gentileza que me mantenham informado de como devo proceder.
        A quem devo procurar.
        Saudações,
        Adriano

      • Avatar de Inconformado Inconformado disse:

        Se for por uma Santa Rita melhor, e que tenham pessoas que não pensem somente no seu próprio umbigo, conte comigo também. Não sou político, mas o que for de ser bom para todos os santa-ritenses sem exclusão, contem comigo.

  8. Avatar de Giácomo Costanti Giácomo Costanti disse:

    Adriano, estou passando seu email para o Takehara e ele te contatará…
    Abraços

Deixe um comentário