Em Itajubá no dia 06, aconteceu no Anfiteatro Albert Sabin, na Faculdade de Medicina de Itajubá, a solenidade em comemoração aos 236 anos da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
O evento contou com a presenças de várias autoridades e personalidades de Itajubá e região, das quais podemos citar representantes do Poder Legislativo do Município de Itajubá, do Poder Executivo de Itajubá e região, membros do Poder Judiciário, representantes do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, da Diretoria dos Correios, da Universidade Federal de Itajubá, além de membros da iniciativa privada e convidados.
Autoridades
A Solenidade teve início com a apresentação do selo personalizado do 56° BPM, emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A arte especial é de autoria de Diego Pablo Tiago Gomes, da empresa Traço Leal de Itajubá. Foram realizadas as obliteração e carimbações, atos simbólicos de lançamento do selo.
Lançamento do Selo
Ocorreu, também, durante a solenidade o lançamento do projeto “Drible de Craque”, que consiste numa parceria entre a Polícia Militar com o Cariominas Futebol Clube e beneficia crianças entre 08 e 17 anos, possibilitando a prática esportiva e a orientação com o PROERD. As atividades tem se desenvolvido nas instalações do 56° BPM. Na ocasião, foi realizada uma homenagem à esposa do Senhor José Ari Felipe, que é um grande colaborador da Polícia Militar em Itajubá, em particular da criação do Canil da Unidade.
Como forma de valorizar as autoridades e personalidades que contribuíram para a Promoção da Paz Social, demonstrando compromisso com os assuntos de Segurança Pública, a Unidade homenageou alguns cidadão com os diplomas de “Colaborador Benemérito” e também com o diploma de “Amigo da 56° BPM”, sendo contemplados com o referido certificado várias pessoas compromissadas com a Ordem Pública, que se destacaram pelo empenho nas causas sociais. Dentre elas, autoridades de grande representatividade em Itajubá e região.
Autoridades homenageadas
O Comandante do 56° BPM, Ten Cel Diovany, foi agraciado durante a solenidade com a “Medalha Mérito dos Pacificadores” comenda que enaltece Policiais Militares que praticam ações humanitárias a serviço da ordem pública. O Sub Ten PMSP Luiz Carlos dos Santos, Comandante do 2° GP/23° BPMI Lorena/SP, também foi homenageado do com a medalha “Marechal Teixeira Lott”, por ter dignificado a missão de paz cumprida pelos valorosos Soldados do Batalhão de Suez de Minas Gerais.
Ten Cel Diovany recebendo a medalha
Sub Ten PMSP Luiz Carlos recebendo a Medalha
Durante a solenidade foram lembrados também, os militares que durante 30 anos prestaram serviços a Corporação Policial Militar, e estejam completando neste ano igual período na inatividade, sendo eles: 2° Sgt QPR José Porfírio da Silva, Cb QPR José Milton, Cb QPR Itamar Borges.
Policiais Militares com 30 anos de inatividade
O 56° BPM agraciou os militares que se destacaram com diplomas de Destaque Profissional, nas modalidades:
Administrativa: 3° Sgt PM Luiz Carlos Soares, Cb PM Anderson Pereira de Paula.
Operacional: Cb PM José Roberto Lafaiete da Silva, Cb PM Anderson Clayton Garcia.
Motorista Padrão: Sd PM Diego Martins Gonçalves, Sd PM Ronan da Silva Guimarães.
Policiais Militares destaques profissionais
Na seqüência, foi condecorado com a Medalha de Mérito Militar, grau Bronze e Prata o 2° Ten PM Mauricélio Luiz Silva, 3° Sgt PM Vanir Caldeira Franco, 3° Sgt PM Marcos Antônio dos Santos, 3° Sgt PM Amauri Augusto Souza dos Santos, Cb PM Adilson Severiano de Souza e Cb PM Humberto Pova Júnior.
A solenidade contou com a cobertura da imprensa falada e escrita e foi abrilhantada pela participação do Coral da UNIFEI, que entoou o Hino Nacional e a Canção da PMMG, sendo encerrada com um vídeo representativo da história, atividades e desenvolvimento do 56° BPM, desde a criação da Unidade, com a presença dos primeiros Policiais Militares, elaborado pelos Oficiais 2° Ten PM Vinícius e 2° Ten PM Fábio.
Assessoria de Comunicação Organizacional do 56° BPM

























