Museu de Itajubá poderá ser reaberto

 No dia 18 de maio foi comemorado o Dia Internacional dos Museus, data instituída pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), órgão vinculado a Unesco.

O tema proposto para a comemoração deste ano foi ‘Museu e memória: os objetos contam a vossa história’. Para relatar a história local, o JORNAL DA CIDADE visitou o prédio da Estação Ferroviária, inaugurado há dois meses, que abrigará o Museu Wenceslau Braz.

Apesar de ter sido vinculado pela Secretaria Municipal de Comunicação, a inauguração do Museu, no aniversário de Itajubá, 19 de março, foi constatado que no local ainda não há acervo histórico, portanto foi inaugurado, apenas, o prédio. Já que pelo Icom, museu “é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público

e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade”.

O prédio hoje, apenas abriga a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e suas respectivas diretorias.
Inauguração

De acordo com Cássia Almeida, turismóloga e diretora de Turismo, a previsão é que até o fim de junho, o Museu Wenceslau Braz esteja pronto para visitação. “O acervo ainda não está exposto, pois as peças ficaram guardadas em local inadequado por 10 anos. Estamos selecionados as que estão em bom estado para exposição”, explicou.

Ela também relatou que está sendo feito um projeto com a finalidade de pleitear recursos para recuperação das peças que não estão em condições de serem expostas.

Cássia informou que o prédio também abrigará um Centro de Informações Turísticas e um espaço para realização de exposições itinerantes dos artistas e artesãos itajubenses e da região.

Após a inauguração do Museu, o local será aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, para visitação.

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário