O Blog Vale Independente esteve no Bairro São João, em Santa Rita do Sapucaí, a convite dos moradores, para que a situação do bairro seja resolvida pela administração pública.
Segundo os moradores a prefeitura iniciou uma obra de canalização de um córrego.
Porém a obra foi parada, as manilhas estão sendo quebradas ou jogadas dentro do córrego pelas crianças.
Os moradores pedem que a manilha seja retirada e o serviço retomado, pois quando chegar o período de chuva, o bairro poderá ser inundando novamente como foi este ano.
Outra reinvindicação dos moradores é de que a prefeitura retire uma parte do barranco a margem esquerda do córrego, para que o córrego “corra” livre e direto para a ponte.
Este barranco faz com que a água fique repressada, inundando assim o bairro.Vejam na ilustração abaixo:
Segundo os moradores essa foi uma promessa da Secretaria Municipal de Obras e da Defesa Civil, porém ainda não foi cumprida, por isso os moradores solicitam que se forem relamente fazer isso que faça antes do período chuvoso, para que possa livrar o bairro de inundação novamente.
Por que a obra foi abandonada?
Os moradores aguardam a resposta e o retorno da obra.





























Além de saber por que a obra foi abandonada, também quero saber por que as crianças (que devem ser filhos alguns moradores) continuam quebrando as manilhas e jogando dentro do rio? Aprendem bem novos a depredar o que é público!
Zeca Baleiro se a prefeitura não demorasse tanto pra terminar o que começa talvez o que é público não fosse depredado,e em relação a quebra das manilhas possa que seja tambem pessoas que vão ali para pescar, pessoas que saem de outros bairros que vão ali pra fumar um ….. esse bairro esta em total abandono e as pessoas acham no direito de criticar as pessoas que moram ali, eu não moro ali mas conheço muita gente mora e faz muito tempo que esses moradores pede para que os politicos de SRS olhem por eles mas infelizmente o foco dos politicos em SRS é cassar prefeito e voce Zeca baleiro deve ser um deles kkkkkkk.
Será que o especialista que sugeriu a retirada do barranco do lado esquerdo do ribeirão já fez um estudo ambiental sobre a consequência dessa atitude?
Será que com o consequente aumento da velocidade e mudança do curso da água,não poderia danificar a ponte?
A quebra das manilhas é caso de vandalismo e deve ser resolvido pela polícia e não é culpa da prefeitura.
Meu caro Hídrico, a situação da enchente no bairro já não é de hoje.
Então eu te pergunto por que é que não fizeram um estudo antes de fazer essa bendita ponte em relação a enchente?talvez se a prefeitura junto com os engenheiro(especialista) pensassem um pouquinho, eles iriam pegar o problema lá de trás e não tapar o sol com a peneira.
eu moro próximo ao bairro e é exatamente ali onde mostra a foto que a água para e inunda o bairro são joão, isso é fato e a equipe do Giácomo sabe disso,por que na ultima enchente eles ajudaram o pessoal a sair de lá. e é culpa da prefeitura sim,porque que ela não termina o que começa?
Sem comentário,na próxima enchente observe se o nivel da água antes do referido barranco é o mesmo do observado após o barranco.
Se o nível for o mesmo,o barranco não está causando represamento da água e portanto não é o causador da enchente.
Se houver um desnivel entre a parte acima do barranco e a parte abaixo do barranco,formando uma cachoeira,aí sim o barranco é um dos causadores da enchente.
Esperemos até a próxima cheia e então voltemos a conversar.
Então ,se voce é especialista nesse assunto vc deveria dar sugestão ao prefeito e aos engenheiros de como resolver esse problema e não esperar a proxima enchente,por que é muito triste perder as coisa que são adquirida com muito sacrificio,então não vamos esperar que as chuvas castigue mais o pessoal do são joão, porque eles ja sofrem muito com a falta de interesse da prefeitura.
vamos lá dá uma sugestão……..
Sugestão: tirar os moradores da área de várzea que é ocupada naturalmente pelo córrego nos períodos de cheia.
Agora, morar em várzea de rio e ainda reclamar que enche de água é o fim da picada!
Há….é só vc olhar a foto acima que vc vê o total abandono que é……